Blog CPAPS

Quem ronca tem apneia do sono?

quem-ronca-tem-apneia-do-sono

O ronco durante o sono é um comportamento comum em muitas pessoas. Além de ser desagradável, causar constrangimento e até mesmo problemas conjugais, o ronco pode indicar um sinal de alerta para problemas de saúde como a apneia do sono. Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (InCor) indica que um a cada três adultos têm apneia do sono. Mas, será que todo mundo que ronca tem esse distúrbio? Continue lendo este post e entenda melhor sobre essa relação!

Veja também: 5 soluções que prometem acabar com o ronco

O que é apneia do sono? 

A apneia do sono é um distúrbio caracterizado pela obstrução parcial ou total das vias aéreas, o que dificulta a respiração e causa a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa, dando origem ao ronco. Além do ronco, a apneia do sono ainda pode trazer outros sintomas como boca e garganta secas, sonolência diurna, falta de concentração, irritabilidade e dores de cabeça.

A apneia provoca outras doenças ainda mais graves, como hipertensão e diabetes. O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, orienta que a melhor opção é consultar um médico e ter o diagnóstico preciso por meio do exame do sono, chamado polissonografia. “Algumas pessoas ainda têm resistência para iniciar um tratamento, mas é importante entender que a apneia traz diversos efeitos negativos para o bem-estar e saúde”, completa. 

Qual a relação entre ronco e apneia do sono?

O ronco durante o sono pode acontecer por inúmeras situações, seja por cansaço, resfriado ou até mesmo por ter ingerido bebida alcoólica. Além disso, o ronco não escolhe idade – pode estar presente até no sono de crianças e recém-nascidos. Apesar de nem sempre indicar algum problema, quando o ronco é alto, persistente e acontece todas as noites, pode indicar apneia do sono.

O que é polissonografia e como é feita?

A polissonografia é o exame do sono realizado para detecção de possíveis alterações no sono. Esse procedimento monitora as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas. Dessa forma, analisa a qualidade do sono e recolhe informações que ajudam a diagnosticar doenças e distúrbios relacionados, como a apneia do sono.

“Indicado para qualquer pessoa que apresente sintomas de distúrbios do sono, como ronco, sono agitado, cansaço excessivo, sonolência diurna, dor de cabeça ao acordar e mau humor, a polissonografia é simples e indolor. Após a realização do exame, o paciente pode retomar suas atividades habituais normalmente, sem necessidade de repouso”, esclarece Partata.

Existe tratamento para o ronco?

O tratamento ideal para eliminar o ronco durante o sono dependerá da causa diagnosticada pelo médico. O método utilizado para tratar a apneia do sono, por exemplo, e que tem demonstrado mais efetividade é o uso do aparelho CPAP. Este dispositivo envia uma quantidade de ar pressurizado para evitar a obstrução da garganta, o que faz com que elimine o ronco, tornando o sono mais silencioso e, consequentemente, garantindo uma boa noite de descanso.

“Devido aos microdespertares, a apneia impede que a pessoa chegue à fase reparadora do sono. O uso do CPAP mantém a via aérea aberta durante a noite, proporcionando uma respiração mais regular e inibindo o ronco”, explica o fisioterapeuta.

Exercícios para parar de roncar 

O Laboratório do Sono, do Instituto do Coração, desenvolveu uma série de exercícios rápidos, simples e que podem ser feitos em qualquer lugar, para ajudar a diminuir a frequência e a intensidade do ronco. Vale ressaltar que todos devem ser feitos sempre com a boca fechada e cada exercício deve ser repetido 20 vezes antes de pular para o próximo da sequência. Eles podem servir como complemento ao tratamento com CPAP. Separamos três deles. Confira:

  • 1º Exercício:

Posicione a ponta da língua atrás dos dentes superiores e faça o movimento de “varrer” para trás, até o fim do céu da boca (palato duro).

  • 2º Exercício:

Com a língua posicionada no alto do céu da boca, empurre para cima e, sem desgrudar a língua do céu da boca, relaxe a base dela, fazendo um movimento de “empurrar e soltar”.

  • 3º Exercício:

Faça movimentos de abrir e fechar os dentes com a língua grudada no céu da boca.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Fim da sinfonia: saiba como lidar com o ronco do parceiro!

Travesseiro para Ronco: benefícios no tratamento

Injeção contra ronco já está sendo testada no Brasil

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Quem ronca tem apneia do sono?' 2 Comentários

  1. 5 de agosto de 2020 @ 18:17

    Li a matéria me identifiquei com vários sintomas da apneia do sono, gostaria de saber como faço pra consultar um médico, e qual especialidade escolher ,me ajudem por favor, obrigada

    • 6 de agosto de 2020 @ 15:42

      Olá Eunice, como vai?

      É importante que a senhora busque uma clínica ou mesmo um profissional médico especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e o melhor tratamento.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook