Você sabia que uma pessoa com apneia do sono tem chances maiores de ter hipertensão? Hoje, 26 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão e, por isso, neste post você vai entender melhor a relação entre as doenças. Veja!
Apneia do sono x hipertensão: qual a relação?
A apneia do sono é uma doença que afeta diretamente o sistema cardíaco. Por provocar diversas paradas respiratórias, o distúrbio atrapalha a entrada do oxigênio no corpo, impedindo a correta oxigenação das células.
Esse quadro é visto pelo corpo como uma situação de estresse, o que faz com que ative o sistema simpático, responsável por preparar o organismo para ocasiões de perigo, esforço intenso e estresse físico e psíquico.
Como os episódios de pausa na respiração são frequentes na apneia do sono e acontecem, pelo menos, mais de cinco vezes, o estímulo feito ao sistema simpático é muito intenso, o que acaba sobrecarregando-o. Isso faz com que muitas pessoas com apneia do sono desenvolvam hipertensão, doença caracterizada por aumentar a pressão exercida pelo sangue nos vasos sanguíneos.
Consequências
A relação entre a apneia do sono e a hipertensão já foi objeto de estudo de muitas instituições de saúde. Uma das pesquisas que foram feitas é assinada pela Escola Paulista de Medicina e foi feita com 1042 pessoas.
O estudo indicou que, dentre os voluntários, 38% possuíam apneia do sono e, desses, 50% eram hipertensos. Em situações como essas, a pessoa que sofre com as doenças possui chance maior de ter problemas como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal, como apontou a pesquisa.
Veja um caso real de como a hipertensão, causada pela apneia do sono, pode ser perigosa para a saúde. Clique aqui!
Como tratar a apneia do sono?
As paradas respiratórias, características da apneia do sono, ocorrem quando a musculatura da garganta relaxa demais e comprime as vias aéreas superiores. O barulho do ronco, que é o principal sintoma da doença, ocorre quando o cérebro detecta a falta de ar e dispara adrenalina no organismo, fazendo com que a pessoa acorde subitamente e respire com muita força, forçando o ar através das paredes obstruídas, que vibram e geram o som do ronco.
Mas não se preocupe! A apneia do sono é uma doença com ótima resposta ao tratamento com CPAP, o método mais utilizado para tratar o distúrbio. O aparelho para apneia envia fluxo de ar positivo e constante para as vias aéreas, mantendo-as abertas durante toda a noite.
Na CPAPS, você encontra diferentes modelos de CPAP para escolher. Confira!
- Doenças do cigarro e sua relação com a apneia do sono - 19 de maio de 2022
- Apneia do sono: a idade realmente é um fator de risco? - 16 de maio de 2022
- Hipotireoidismo e apneia do sono: entenda melhor a relação - 12 de maio de 2022
2 comentários