polissonografia-basal

Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde?

Tempo de leitura 3 minutos

Uma dúvida comum entre as pessoas que desconfiam sofrer de algum distúrbio do sono é como identificar e diagnosticar o problema. Os estudos e testes relacionados à qualidade do sono datam do século XX, onde foi desenvolvido o teste de polissonografia basal, por Rechtschaffen e Kales.

Hoje em dia, o exame polissonografia basal é considerado pela American Academy of Sleep Medicine (AASM) o método mais indicado para diagnóstico de quaisquer distúrbios do sono. Contudo, existem mais de um tipo de exame, a polissonografia basal e a comum.

Neste artigo te contamos melhor sobre como funciona a polissonografia basal noturna e quais são os resultados que ela busca apontar, assim como pode ser indispensável para uma boa saúde do sono.

Entenda como é realizada a polissonografia

Conhecida como o exame do sono, a polissonografia é realizada por meio de sensores colocados sobre a pele durante o sono. Esses sensores registram as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas durante o estudo. Com isso, são avaliados os esforços respiratórios realizados pelo paciente, conferindo a gravidade do problema.

Todas as informações coletadas são enviadas a aparelhos computadorizados, que permitem a organização dos dados e a análise durante o sono, em tempo real. Por meio disso, é possível avaliar a qualidade do sono do paciente e possíveis distúrbios respiratórios durante uma noite de sono. De acordo com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, o exame é simples e indolor.

“A polissonografia é indicada para pessoas de todas as idades que apresentam os sintomas da apneia do sono, como ronco, sonolência diurna, cansaço excessivo e mau-humor. O exame analisa a qualidade do sono e ajuda a diagnosticar as doenças relacionadas”, completa o fisioterapeuta da CPAPS.

Contudo, por mais que seja indolor, o procedimento pode ser um tanto incômodo para muitos dos pacientes, já que ele precisará dormir em um ambiente desconhecido, além da presença de todos os fios e sensores. No entanto, na maioria das vezes, a polissonografia ocorre bem e o paciente consegue obter o diagnóstico do qual precisa e, posteriormente, proceder com o tratamento mais adequado para o problema identificado.

Veja quais são os tipos de polissonografia basal e onde fazer

O exame de polissonografia é dividido em 4 tipos, enumerados de um a quatro. Dentre o que diferencia cada tipo de exame está na sua realização, se ele é feito em casa ou em consultório e quantos canais de sinal o exame capta.

  • A polissonografia basal tipo 1 é obrigatoriamente realizada em um laboratório especializado com o acompanhamento do técnico e, durante sua realização, o especialista capta todos os 7 canais de sinal.
  • No caso da polissonografia basal tipo dois, é um pouco diferente, já que é realizada sem a presença de um técnico e pode ser feita à domicílio. No entanto, assim como feito na tipo 1, é analisado todos os 7 canais de sinal.
  • Já na polissonografia tipo 3, também conhecida como polissonografia cardiorrespiratória, são analisados apenas nos canais de 4 a 7, sem a presença do técnico. Assim como a tipo 2, pode ser feita em casa.
  • Durante a realização da polissonografia tipo 4 também não há a presença de um técnico e pode ser feita em casa. Contudo, no caso desse procedimento, são analisados os sinais 1 e 2 apenas, sendo um deles a oximetria.

Na polissonografia domiciliar, o paciente recebe a visita de um técnico credenciado para preparar os aparatos para o exame. Assim como no laboratório, o paciente coloca os sensores e recebe orientações. Nesse caso, o preço da polissonografia pode mudar um pouco, já que, normalmente, é cobrada uma taxa de deslocamento do técnico para a residência.

Polissonografia basal noturna: resultado

Após a realização do exame durante a noite, as informações que forem coletadas serão computadorizadas. A partir daí, um especialista irá analisar e interpretar os resultados obtidos a fim de identificar quaisquer distúrbios durante o sono, como a apneia do sono, por exemplo, que deve ser tratada por meio de terapia com CPAPs.

Cuidados prévios à polissonografia

Como qualquer outro exame, alguns cuidados devem ser tomados antes e durante a realização do exame do sono. Deve-se evitar café, refrigerantes ou qualquer alimento e bebida que contenham cafeína nas 24h anteriores à polissonografia, além de não ingerir bebidas alcoólicas durante as 48h antes do exame. Também é contraindicado o uso de maquiagem e de esmaltes escuros.

O paciente deve levar seus objetos pessoais, como pijama ou camisola e escova de dentes. É necessário manter o uso dos medicamentos que consome e levá-los no dia da polissonografia. Para crianças, os pais podem (e devem!) acompanhá-las, podendo permanecer no laboratório durante a noite.

Além disso, o paciente ou responsável legal deve destacar ao médico ou técnico se faz a utilização de alguma medicação, como para o controle de hipertensão, diabetes e afins, ou o fez nas últimas 72h. Após a realização do exame, o paciente pode retomar suas atividades habituais normalmente, sem necessidade de repouso.

Em caso de doença ou outras queixas que fogem do habitual, como gripe e tosse, é indicado que o exame seja remarcado, para que os resultados sejam os mais precisos possíveis. Você também pode realizar o teste do sono disponibilizado pela CPAPS, por meio deste link. Se tiver dúvidas sobre, converse com nossos consultores no WhatsApp: (27) 99575-6948.

15 comentários

    • Olá Valéria, como vai? É preciso verificar com a Secretaria de Saúde de sua região se disponibilizam do exame de polissonografia pelo SUS e quais são os procedimentos para conseguir realizá-lo.
    • Olá Ana, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Nós não possuímos esta informação no momento. Seria interessante que a senhora entre em contato com o Plano de Saúde para obter maiores informações referente a autorização. Permanecemos à disposição!
  1. Boa tarde. Comprei o CPAPS RESMED AirSense 10 de vocês. Comprei muitos anos depois de fazer a polissonografia. Ainda tenho os resultados dos exames, cheguei a fazer 3 exames. No último passei a noite toda acordado. Se eu enviar o exame, mesmo que antigo para sua avaliação, vocês poderiam indicar qual seria a regulagem adequada do CPAPS para o meu caso ?
    • Olá Wolney, boa tarde! O Airsense 10 disponibiliza um acesso remoto onde mesmo a distancia conseguimos verificar como está as configurações e as noites de sono para identificar como podemos lhe ajudar de uma melhor forma. Para isso, entre em contato conosco no 0800 601 9922 e converse com uma de nossas especialistas. Será um prazer lhe atender😉
    • Olá Paloma, como vai? Nós não somos uma clínica especializado em terapia do sono. No nosso site, no link abaixo, é possível encontrar as nossas clíncias parceiras para facilitar a busca de clientes por exames e tratamentos para a apneia do sono. Basta preencher atentamente os campos ao lado com os dados solicitados e a clínica mais próxima da sua região será notificada: https://materiais.cpaps.com.br/clinicas-do-sono. Permanecemos à disposição!
    • Olá Luzia, como vai? O nosso WhatsApp é o (27) 99575-6948. Nós aqui da CPAPS somos uma loja online especializada em produtos para Apneia do Sono e Terapia Respiratória. Nós não somos uma clínica especializada em sono. Mas nós possuímos alguns parceiros, e é possível preencher com os seus dados nesta página. A clínica parceira receberá as informações cadastradas por você, e fará o contato para dar mais informações e tirar possíveis dúvidas. Permanecemos à disposição! 😄 Link: https://materiais.cpaps.com.br/clinicas-do-sono
    • Olá Gilberto, como vai? Nós possuímos uma loja física em Salvador/BA. Segue o contato e endereço: Av. Anita Garibaldi, 1555 - Ed. Centro Médico Garibaldi, Sala 1006 - 10º Andar - Engenho Velho da Federação. Horário de funcionamento: Seg. a Sex., de 08h às 17h - Sábado das 08h às 12h. Telefone: (71) 3022-9414 | (71) 99979-7369. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *