O ronco alto e persistente é um problema que atinge mais de 50% da população mundial, de acordo com dados do Instituto do Sono. Um sintoma inofensivo, mas que a longo prazo pode trazer graves consequências, além de riscos a saúde, se não for tratado. Neste post, descubra mais sobre as causas e como o tratamento do ronco com CPAP é feito, os benefícios, além do silêncio durante o sono, de volta. Continue lendo!
Roncômetro da CPAPS: é possível parar de roncar?
Ronco: quais são as causas?
Resumidamente, o ronco é causado pelo estreitamento das vias aéreas durante o sono. Esse estreitamento pode ser potencializado quando o roncador tem um relaxamento anormal e/ou flacidez dos músculos da garganta que, somado a posição em que dorme, o som fica mais intenso. Embora existam fatores que possam desencadear o ronco, como o cansaço, o consumo de bebidas alcoólicas ou até mesmo alergias e resfriados, a causa do ronco precisa ser investigada quando persiste em situações normais.
“Não há cura para o ronco, mas existem exercícios, tratamentos e cirurgias que podem auxiliar em quadros mais leves e, assim, exterminá-lo. No entanto, o primeiro passo é descobrir o que está causando o distúrbio”, explica o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata.
Como eliminar o ronco?
Se o ronco é alto e persistente, e nada o faz parar, o aconselhável é procurar um médico especialista, para receber avaliações e até realizar exame do sono. Para se diagnosticar distúrbios do sono, o médico pode solicitar um exame, a polissonografia. Esse “exame do sono” detecta as atividades cardíacas e respiratórias, bem como o nível de oxigênio no sangue da pessoa enquanto ela dorme.
“O tratamento indicado dependerá da causa do ronco. Se for apneia do sono, o tratamento eficaz é o uso de CPAP, um aparelho que impede que as vias aéreas sejam obstruídas ao enviar fluxo de ar positivo e constante, tornando a respiração mais regular”, completa o especialista.
Tratamento do ronco com CPAP funciona?
O uso do CPAP funciona, e é um dos tratamentos mais utilizados no tratamento do ronco e apneia do sono. Sinteticamente, o CPAP é um pequeno aparelho compressor de ar utilizado juntamente a uma máscara, durante o sono. O tratamento consiste em evitar a obstrução o colapso das vias aéreas superiores que causam o ronco, afim de amenizar o ronco, e deixar a respiração sem interrupções.
Qual o benefício de usar CPAP no tratamento do ronco?
Além do silêncio e a harmonia com o cônjuge – como já tratamento em outro post aqui no Blog da CPAPS – o uso do CPAP diminui o cansaço, a sonolência diurna, melhora a concentração e a memória, e ainda pode acabar com cefaleias matinais. Dormir com CPAP pode trazer uma boa noite de sono e, consequentemente o descanso, que proporciona a sensação de bom humor e bem-estar.
Para saber mais sobre a terapia com aparelho CPAP, clique aqui!
Conheça a CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento do ronco. Além disso, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: em caso de dúvidas, entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Separamos mais conteúdos que podem te interessar:
Como parar o ronco e dormir melhor?
Injeção contra ronco já está sendo testada no Brasil
Apneia do sono: ronco não é o único sintoma
Qual é o profissional indicado para tratar o ronco?
Fonte: Eduardo Barbosa – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
8 comentários