Acordar com dor de cabeça é um dos principais indícios da apneia do sono, que também tem como sintomas boca seca, sono excessivo, irritabilidade, falta de concentração e o ronco, que é o sintoma mais comum. Nesse post, você entenderá mais sobre a relação das dores de cabeça matinais e a apneia do sono, além de descobrir como identificar se você possui esse distúrbio e a melhor forma de tratá-lo. Leia mais e entenda!
Por que costumo acordar com dor de cabeça?
Dor de cabeça ao acordar pode ser desencadeada pela privação do sono. De acordo com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, um sono fragmentado ou não reparador, como no caso de quem tem apneia do sono e acorda diversas vezes durante a noite, está diretamente ligado às cefaleias (dores de cabeça) primárias e secundárias.
“Geralmente, nas noites anteriores às dores de cabeça matinais há uma redução no tempo total de sono, da eficiência do sono e um maior número de despertares, causados pela apneia do sono. Em contrapartida, o sono é eficaz no alívio dos sintomas da dor. E é por isso que o tratamento da apneia do sono é tão importante”, completa Eduardo.
Apneia do sono: sintomas e tratamento
A apneia do sono é caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias, e pode ser identificada por meio de sintomas como as dores de cabeça matinais, sonolência, falta de concentração e o ronco. Geralmente, o distúrbio é caracterizado não só por um, mas por uma combinação de sintomas.
“Caso o indivíduo identifique um ou mais desses sintomas, ele deve realizar uma polissonografia, que é um exame que monitora o sono e recolhe informações muito importantes no diagnóstico da apneia do sono. O tratamento mais eficaz é com o uso de CPAP, um dispositivo que envia fluxo de ar constante às vias aéreas”, explica o fisioterapeuta.
Para saber mais sobre o tratamento da apneia do sono com CPAP, clique aqui!
Conheça a CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento da apneia do sono. Além disso, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: em caso de dúvidas, entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Separamos alguns conteúdos que podem te interessar:
Apneia do sono: como saber se tenho
5 dicas para se preparar para o exame de polissonografia
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
6 comentários