O ronco é um problema que atinge cerca de 50% da população mundial, de acordo com dados do Instituto do Sono. Considerado normal e inofensivo por muitas pessoas, o distúrbio pode ser um indicativo de problemas de saúde, como a apneia do sono. Neste post, você vai descobrir o que causa o ronco e como tratá-lo. Continue lendo!
Veja também: Ronco é sinal de doença?
Quais são as causas do ronco?
Causado pelo estreitamento das vias aéreas durante as noites de sono, o ronco pode ser potencializado por conta da flacidez e/ou relaxamento dos músculos da garganta que, somados a posição em que o indivíduo dorme, deixam o som ainda mais alto e intenso.
“Existem outros fatores que podem desencadear o ronco, como o cansaço excessivo, o consumo de bebidas alcoólicas ou até mesmo alergias e resfriados. Não há cura para o ronco, no entanto, existem tratamentos que podem auxiliar e controlar o problema”, explica o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata.
O que fazer para acabar com ronco?
Parar de roncar é possível, no entanto, o primeiro passo é descobrir o qual é a causa do ronco por meio de uma polissonografia. Conhecida como o exame do sono, ela analisa os estágios do sono do paciente, detecta a atividade cerebral, desempenho cardíaco, relaxamento muscular e oxigenação do sangue.
A polissonografia é feita durante uma noite de sono, por meio de sensores colocados na superfície da pele, com auxílio de esparadrapos anti-alérgicos e um clipe no dedo. “O exame é simples, indolor e indicado para qualquer pessoa que esteja sofrendo com sintomas de distúrbios do sono”, explica Partata.
Aqui no blog da CPAPS, você descobre quando é indicado fazer o exame de polissonografia.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para parar de roncar. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
5 soluções que prometem acabar com o ronco
Travesseiro para Ronco: benefícios no tratamento
Injeção contra ronco já está sendo testada no Brasil
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Quais são os tipos de apneia do sono? - 5 de janeiro de 2021
- Como dormir melhor no verão: confira 7 dicas! - 30 de dezembro de 2020
- Dicas para acabar com a insônia - 23 de novembro de 2020