Blog CPAPS

Fim da sinfonia: Saiba como lidar com o ronco do parceiro!

fim-da-sinfonia-blog-da-cpaps
  • Deise Müller
  • 10 de janeiro de 2020

O ronco ocupa a terceira posição na lista de causas mais comuns de divórcio nos Estados Unidos, perdendo apenas para razões como “traição” e “crise financeira”, segundo a pesquisa feita pela Universidade da Califórnia-Berkeley.

Quando o assunto é comportamentos intoleráveis no relacionamento, o ronco incessante pode comprometer a qualidade do sono de um dos parceiros que, por sua vez, causa a falta de descanso, e consequentemente a irritabilidade e alterações repentinas de humor. Na tentativa de dormir e salvar o relacionamento, os cônjuges chegam a dormirem em quartos separados e por fim, o desgaste do matrimônio.

Se a sinfonia noturna do seu parceiro está atrapalhando o seu sono, expulsá-lo do quarto pode não ser a solução ideal. Veja como solucionar esse problema e ter de volta o descanso e a harmonia do seu relacionamento!

Ronco: Causa e Tratamento

O ronco é um ruído causado pela vibração dos tecidos moles e demais estruturas das vias áreas superiores quando o ar é puxado com força enquanto dormimos.

Embora existam diversos fatores que provoquem o ronco, a sua principal causa é a Apneia do Sono do tipo “obstrutiva”.

apneia-obstrutiva-do-sono

A Apneia do Sono, do tipo obstrutiva (AOS), é um distúrbio que acomete principalmente homens de meia idade, sobretudo obesos, mas que pode atingir também mulheres, jovens e crianças.

O principal sintoma do distúrbio é o ronco, e ele é causado pelo estreitamento das vias respiratórias quando ocorre o relaxamento excessivo da musculatura da mandíbula e língua, fazendo com que toda essa estrutura desabe sobre a traqueia, diminuindo ou até obstruindo a passagem do ar.

Quando o fornecimento de oxigênio é reduzido por causa da Apneia do Sono, o organismo provoca um micro-despertar para que a pessoa volte a respirar. Essa primeira inspiração após o quadro de apneia é feita com tanta força que provoca a vibração das paredes da via respiratória e demais estruturas moles, causando o ruído alto conhecido como ronco.

Fazer o parceiro ou parceira parar de roncar é, normalmente, a principal motivação para que a pessoa que dorme ao lado do apneico o incentive a procurar ajuda médica. Entretanto, o ronco é o menor dos males.

Consequências da Apneia do Sono no organismo a curto e longo prazo:

  • Hipertensão arterial, podendo levar a arritmia cardíaca, infarto do miocárdio e até AVC.
  • Perda do apetite sexual.
  • Hipóxia (baixa saturação de oxigênio no sangue) favorecendo o surgimento de câncer e dificultando o tratamento da doença.
  • Problemas de memória.
  • Falta de disposição e sonolência diurna excessiva (Quarta principal causa de acidentes nas estradas).
  • Enfraquecimento do sistema imunológico (favorecendo infecções).
  • Cefaleia matutina.
  • Depressão.

O primeiro passo para ajudar seu parceiro a parar de roncar é procurar ajuda médica especializada, em clínicas do sono ou médicos especialistas do sono sugeridos pelo seu plano ou no posto de saúde.

medico-para-apneia-do-sono

Com o resultado do exame chamado Polissonografia, o médico do sono é capaz de diagnosticar corretamente o distúrbio do sono e em que tipo e grau ele se apresenta.

O método menos invasivo e mais eficaz para tratar a Apneia do Sono e o ronco é a terapia com a pressão positiva de ar comprimido oferecida pelo aparelho CPAP.

Esse aparelho mantém as vias respiratórias sempre abertas devido ao fluxo constante de ar que envia através de um tubo e máscara, fazendo com que o usuário não apenas consiga parar de roncar, mas também volte a ter a oxigenação apropriada durante toda a noite, prevenindo os micro despertares e garantindo um sono completo e revigorante.

Para que a terapia com o CPAP seja um sucesso e o ronco seja eliminado da vida do casal, é preciso que o médico prescreva o aparelho que melhor atenderá as necessidades do usuário e também o auxilie na escolha da máscara ideal.

Existem dezenas de modelos de máscaras para o tratamento da Apneia do Sono, e é preciso considerar fatores importantes como a qualidade da respiração nasal exclusiva, claustrofobia, alergia a silicone ou gel, refluxo, existência de aparelho marca-passo e outros fatores.

Pessoas com dificuldade para respirar pelo nariz devido a desvio de septo, congestão nasal frequente ou alergias não devem usar máscaras nasais. Já aqueles com marca-passo devem optar por máscaras sem ímã de fixação. Pacientes com refluxo não devem usar máscaras faciais e os alérgicos precisam escolher a máscara ideal para o seu tipo de pele.

A CPAPS tem um time de consultores especialistas pronto para ajudar na escolha da máscara ideal, mas é sempre importante conversar e tirar todas as dúvidas com o médico que acompanhará a terapia.

RONCO SEM APNEIA?

É possível que a Polissonografia do seu parceiro não indique Apneia do Sono. Nesse caso, é preciso investigar a causa do ronco, que pode variar desde hipertrofia do palato e amídalas até infecções como sinusite.

A avaliação médica é muito importante para determinar a causa e o melhor tratamento, por isso, não opte por medidas paliativas e “receitas mágicas” da internet, pois o tratamento inadequado pode representar riscos para a saúde.

Os casos mais simples podem ser tratados com a Faixa Anti Ronco ou o Travesseiro Contra Ronco. Converse com o seu médico sobre esses itens que podem ajudá-lo a parar de roncar.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a conhecer mais sobre a Apneia do Sono e como parar de roncar. Na loja da CPAPS você encontra todos os aparelhos e acessórios para o tratamento do ronco! Acesse o site e converse com um de nossos consultores!

 

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook