injecao-ronco-brasil

Injeção contra ronco é uma realidade próxima no Brasil

Tempo de leitura 2 minutos

O médico britânico Hadi Al-Jassim, especialista da unidade de otorrinolaringologia do hospital Southport and Ormskirk, na Inglaterra, divulgou uma pesquisa que deve revolucionar o tratamento do ronco nos próximos anos: uma injeção de uma substância – tetradecil sulfato de sódio – que promete solucionar o ronco, um problema que incomoda milhares de pessoas em todo o mundo.

A técnica já está sendo testada no Brasil por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Aplicada no céu da boca, a chamada injeção roncoplástica promete enrijecer a musculatura da região, evitando a vibração do palato mole durante a passagem de ar e, assim, solucionar o problema do ronco.

No entanto, o fisioterapeuta Clêdisson Souza explica que ainda não há como comprovar a eficácia da injeção para o ronco. “Esse tratamento contra o ronco está sendo estudado pela comunidade médica e ainda não há resultados que comprovem a eficiência da técnica. Portanto, ela ainda não é uma alternativa contra o ronco”, explica.

Leia também:

+ Tratamento para ronco: como lidar sem o aparelho CPAP

+ 5 doenças pulmonares que causam o ronco e por quê

+ Tratamento do ronco: receitas caseiras que podem ajudar

Tratamentos para o ronco

O ronco é causado pelo estreitamento das vias aéreas durante o sono, por conta do relaxamento e flacidez dos músculos da garganta ou pela posição em que o indivíduo dorme. Não há cura, mas existem hábitos, exercícios e aparelhos que podem auxiliar em quadros mais leves e, assim, exterminar o ronco.

Quando ele é causado pela apneia do sono, o tratamento mais eficaz é o uso de CPAP, um aparelho que impede que as vias aéreas sejam obstruídas ao enviar fluxo de ar positivo e constante, tornando a respiração mais regular. Para saber mais sobre a terapia com aparelho CPAP, clique aqui!

Saiba tudo sobre saúde do sono na CPAPS

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Sempre abordamos assuntos como a saúde do sono, saúde respiratória, bem-estar, hábitos saudáveis e apneia do sono. Sempre com muitas dicas para te ajudar a ter uma vida mais saudável. Dá só uma olhada em alguns outros conteúdos que podem te interessar:

+ Quais são as fases do sono?

+ Qual é o travesseiro ideal para uma boa noite de sono?

+ Sonolência depois do almoço? Como evitar?

Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

5 comentários

    • Bom dia Soraia! Tudo bem? Poxa, realmente é muito difícil quando o apneico não reconhece a doença ou quer o tratamento. Nesses casos, uma dica legal é gravar o áudio do ronco e depois apresentar algumas matérias e estudos sobre o impacto da apneia do sono na saúde ao longo dos anos. Os ricos são altíssimos e é mais fácil conscientizar alguém que precisa de ajuda, quando mostramos que estamos preocupados com a saúde da pessoa. Em seguida, faça a pessoa ouvir o som do próprio ronco enquanto associa o que todo esse estresse noturno está causando ao coração dela. Marcar uma consulta com um médico especialista do sono pode ser uma ótima opção! Desejamos tudo de melhor para a senhora e sua família!
  1. Boa noite tenho um grande problema com ronco,meu ronco e muito alto e incomoda demais minha esposa e filhos e ate a mim mesmo ate quando estou começando a cochilar ja estou roncando,gostaria muito de participar dos testes com a toxina butolinica
    • Olá, como vai? Agradecemos por entrar em contato! Os modelos de CPAP possuem muitas configurações e, em algumas versões, as tecnologias de conforto são avançadas, permitindo o ajuste de acordo com a necessidade de cada usuário. Se o CPAP estiver mal regulado ou desatualizado pode acabar sendo ineficaz. Seria de suma importância analisarmos as configurações do seu aparelho CPAP e o relatório clínico para verificamos o comportamento de sua terapia. Entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922! 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *