Você já ouviu falar em CPAP? Essa sigla americana, que significa “Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas”, se refere ao aparelho destinado para o tratamento da apneia do sono.
Venha descobrir como esse aparelho pode transformar suas noites e melhorar sua saúde! Continue lendo e explore os benefícios da terapia do sono!
Leia também: Acordar com a boca seca: Saiba o que é e como resolver!
O que é um aparelho para apneia?
O CPAP é um gerador de fluxo de ar comprimido que fornece um fluxo de ar constante, através de um tubo e máscara, para as vias respiratórias do usuário. Dito isso, esse circuito atua impedindo que as vias respiratórias do paciente se fechem ou fiquem parcialmente obstruídas durante um evento de apneia ou hipopneia.
Portanto, o aparelho para apneia permite a oxigenação ideal do organismo durante toda a noite, evitando uma série de sintomas e efeitos colaterais da apneia do sono e proporciona muito mais saúde e qualidade de vida.
Quais são os aparelhos para apneia?
São três os principais aparelhos utilizados para tratar a apneia.
CPAP: Este é o tratamento mais comum. O CPAP utiliza uma máscara que fornece pressão contínua de ar, mantendo as vias aéreas abertas.
BiPAP: Oferece dois níveis de pressão: uma para a inspiração e outra para a expiração, sendo útil para pessoas com apneia mais complexa.
Aparelho de avanço mandibular: Estes aparelhos são usados na boca e ajudam a manter a mandíbula e a língua em uma posição que evita a obstrução das vias aéreas.
Para determinar qual aparelho atenderá às suas necessidades, será necessário realizar o exame do sono.
A polissonografia é um exame que analisa os estágios do sono, e através de eletrodos conectados no paciente. A partir disso, é possível identificar quais distúrbios do sono possui e o médico prescritor pode orientar qual será a melhor conduta.
Quando usar o CPAP?
O aparelho CPAP deve ser usado durante o sono, por pacientes diagnosticados com Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), que têm como principal sintoma o ronco. Embora existam outros sinais, como por exemplo:
- Dor de cabeça e boca seca ao acordar
- Sonolência diurna mesmo tendo dormido uma noite inteira
- Fadiga excessiva
- Hipertensão
- Problemas com a memória
- Dificuldade para perder peso
- Problemas com concentração
- Ronco alto seguido ou não por engasgos
- Diminuição do apetite sexual, etc.
Quem apresenta algum desses sintomas, ou vários, deve procurar um médico especializado em medicina do sono.
Aparelho para Apneia: conheça os tipos de CPAP
Dúvidas frequentes sobre o uso do CPAP — aparelho para apneia
É obrigatória a receita médica para comprar CPAP?
Não! Mas é altamente recomendável que se procure um médico especialista em sono e realize o exame de Polissonografia antes de adquirir um aparelho para apneia.
Existem diferentes tipos de apneia do sono e em graus de intensidade variados. Por isso, o exame e a avaliação médica são fundamentais para que o paciente adquira o CPAP e máscara mais indicados para a sua terapia do sono.
Leia também: Apneia do Sono: Entenda como acontece e seus efeitos na saúde
O CPAP acaba com o ronco?
Sim! O CPAP pode ajudar a reduzir ou eliminar o ronco. Ao fornecer uma pressão contínua de ar, o aparelho mantém as vias aéreas superiores abertas, prevenindo obstruções que causam o ronco.
O ronco é o ruído causado pela vibração dos tecidos moles da garganta quando o ar é puxado com força através da via aérea obstruída ou semi obstruída.
No entanto, a eficácia do CPAP pode variar dependendo da causa subjacente do ronco. Se o ronco for devido a fatores não relacionados à apneia, como alergias ou anatomia das vias aéreas, o CPAP pode não ser tão eficaz.
Leia também: Descubra o aparelho para parar de roncar mais indicado
CPAP cura a apneia do sono?
Não, a apneia do sono só tem cura se a sua causa for tratável, como obesidade, alcoolismo ou o uso de algum medicamento que cause extremo relaxamento muscular.
Em vários casos, entretanto, a doença é genética e os demais tratamentos disponíveis atualmente são invasivos, dolorosos e pouco eficazes.
O CPAP ainda é o método menos invasivo e mais eficiente para tratar a apneia do sono.
Leia também: 5 Benefícios reais que o CPAP traz para a saúde
Onde comprar CPAP?
Na CPAPS, a maior loja de aparelho para apneia, é claro! Na loja da CPAPS você encontra todos os aparelhos e acessórios para o tratamento da Apneia do Sono e terapia respiratória! Acesse aqui o nosso site e converse com um de nossos consultores!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Injeção contra ronco é uma realidade próxima no Brasil
CPAP automático com umidificador: quais os melhores modelos?
Olá, bom dia. Eu uso cpap a anos, e quero saber e preciso de um aparelho semelhante, que quando falta a luz, eu não consigo dormir sem o aparelho de fico com falta de ar. Aguardo.
Olá, Tânia! Esperamos que você esteja bem. Uma boa solução para manter seu CPAP funcionando durante a falta de energia seria usar um nobreak ou uma bateria específica para seu equipamento. O nobreak é mais robusto, oferece proteção contra picos de tensão e pode alimentar o aparelho por mais tempo, mas ocupa mais espaço. Já a bateria é mais compacta, portátil e ideal para uso emergencial, com autonomia suficiente para uma noite de sono. A escolha depende das suas preferências por praticidade ou capacidade de energia.