Sonolência diurna, cansaço excessivo e ronco: esses são alguns indicativos da apneia do sono, um distúrbio que faz com que o indivíduo desperte várias vezes durante uma noite de descanso. Mas, como descobrir se você realmente está sofrendo com a apneia do sono? No post de hoje, a CPAPS explica mais sobre os sintomas e diagnóstico dessa doença. Continue lendo e entenda!
Apneia do sono: quais são os sintomas?
Geralmente, a apneia do sono é caracterizada não só por um sintoma, mas sim pela combinação de vários. Os mais comuns são:
-
Ronco alto e forte
-
Dor de cabeça ao acordar
-
Insônia
-
Sonolência diurna
-
Cansaço excessivo
-
Boca seca
-
Mau humor
-
Impotência sexual
“Caso a pessoa apresente um ou mais desses sintomas, ela deve buscar um médico do sono e realizar uma polissonografia, que é um exame que monitora o sono. Além de prejudicar a qualidade de vida do indivíduo, a apneia do sono não tratada pode provocar outros problemas de saúde mais graves, como doenças cardíacas”, explica Eduardo Partata, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.
Diagnóstico da apneia do sono
Conhecida como o “exame do sono”, a polissonografia analisa os estágios do sono do paciente, já que eles sofrem interferência em casos de apneia do sono. O exame também detecta a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular e a oxigenação do sangue.
“A polissonografia é realizada por meio de sensores que são colocados sobre a pele durante uma noite de sono, com auxílio de esparadrapos anti-alérgicos e um clipe no dedo. O procedimento é simples, indolor e indicado para todos que apresentam sintomas da apneia do sono”, conta o fisioterapeuta.
Aqui no blog da CPAPS, você confere 5 dicas para se preparar para o exame de polissonografia.
Como é feito o tratamento da apneia do sono?
Após a realização do exame de polissonografia, o profissional irá indicar o tratamento adequado. Um dos mais eficazes para o tratamento da apneia do sono é o CPAP, um dispositivo que envia, de maneira contínua, um fluxo de ar para o usuário, mantendo as vias aéreas superiores abertas.
“O fluxo de ar enviado pelo CPAP impede a obstrução das vias aéreas e, consequentemente, a apneia. Dessa forma, o aparelho elimina o ronco, melhora a qualidade do sono, o humor, a produtividade e o vigor durante o dia”, completa Eduardo Partata.
Conheça a CPAPS!
Quer mais dicas para o tratamento da apneia do sono? Continue acompanhando o blog da CPAPS! Conheça também nossa loja online e encontre as melhores opções para os distúrbios do sono. Caso tenha dúvidas, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Separamos alguns conteúdos que também podem te interessar:
Como detectar a apneia do sono?
8 sinais de apneia do sono para que você fique atento!
Qual médico trata apneia do sono?
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024