“Como parar o ronco?”. Essa é uma pergunta muito comum entre as pessoas que dormem no mesmo ambiente de quem ronca. Mas, afinal, ronco é grave? É possível parar de roncar? Para ajudar a quem sofre com a “sinfonia” noturna de quem ronca, a CPAPS separou dicas de como dormir melhor. Leia mais!
-
Quais são as causas do ronco?
O ronco é causado pelo estreitamento ou obstrução das vias aéreas durante o sono. É importante observar as causas do ronco, antes de sair em busca de soluções para acabar com o ronco. Os fatores mais comuns são:
-
Posição que a pessoa dorme
-
Relaxamento ou flacidez nas vias aéreas superiores
-
Alergias e problemas respiratórios
-
Obesidade
-
Adenoide e/ou desvio de septo
-
Anormalidade na formação da mandíbula
“O ronco também é um dos principais sintomas da apneia do sono, que é um distúrbio caracterizado por paradas respiratórias enquanto a pessoa dorme”, explica Eduardo Barbosa, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.
-
Como parar o ronco?
Para parar o ronco dependerá das causas do ronco: se ele estiver sendo causado por problemas como rinite alérgica, por exemplo, o uso de medicamentos recomendados por um médico pode resolver o problema. Mas se for o caso de hipertrofia das amígdalas, desvio de septo e adenoide, o problema pode ser corrigido com uma cirurgia. Agora, se a causa do ronco for a apneia do sono, o uso de um aparelho CPAP é o tratamento mais eficaz.
“Se o ronco é alto e persistente, e nada parar o ronco, é aconselhável procurar o médico, e descobrir o que está o causando por meio de uma polissonografia, um exame que monitora as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas”, completa o especialista.
Clique aqui e entenda mais sobre a polissonografia, o “exame do sono”.
Conheça a CPAPS!
Quer mais dicas para dormir melhor? Continue acompanhando o blog da CPAPS! Conheça também nossa loja online e encontre as melhores opções para tratamento do ronco. Em caso de dúvidas, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Separamos alguns temas que podem te interessar:
Ronco: o distúrbio atinge mais homens do que mulheres?
Qual é o profissional indicado para tratar o ronco?
Fonte: Eduardo Barbosa – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
3 comentários