CPAP fixo ou automático: entenda as diferenças!

CPAP fixo ou automático? Com a receita médica em mãos, essa é uma dúvida muito frequente para quem vai começar o tratamento da apneia do sono. Escolher o melhor aparelho para ronco pode ser um desafio diante da grande variedade de modelos disponíveis. Quer saber como escolher o CPAP ideal para você? Acompanhe este post!

Veja também: Dúvidas frequentes sobre CPAP 

Primeiro passo: entenda o que é CPAP 

O CPAP é o dispositivo mais recomendado para o tratamento de distúrbios respiratórios, como a apneia do sono. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que esse aparelho para ronco é responsável por evitar que as vias respiratórias fiquem obstruídas.

“O CPAP fornece um fluxo positivo e contínuo de ar durante toda a noite de descanso. Dessa forma, garante a oxigenação ideal e, consequentemente, evita uma série de sintomas e efeitos colaterais, além de proporcionar muito mais saúde e qualidade de vida para o usuário. É o método mais eficaz para o tratamento da apneia do sono e do ronco. Considerado padrão-ouro”, completa. 

CPAP fixo: lógica de tratamento 

O CPAP de pressão fixa foi um dos primeiros dispositivos utilizados no tratamento da apneia do sono, esse aparelho para ronco funciona a partir de uma configuração pré-estabelecida, que será mantida por toda a noite de sono.

Para que o tratamento da apneia do sono tenha resultados eficientes com o CPAP fixo, o usuário deve sempre manter o contato com o médico especialista para conferir se a configuração estabelecida no aparelho para ronco é a ideal.

CPAP automático: configuração da pressão

Ao contrário do CPAP fixo, o CPAP automático acompanha a variação da pressão oferecida a partir de um intervalo pré-configurado. Por exemplo, é possível configurar pressão mínima de 5 e máxima de 12. Isso significa que o CPAP automático funcionará dentro desse intervalo, variando a quantidade de fluxo de ar, de acordo com os quadros da apneia, para que identifique a quantidade de ar suficiente que o usuário precisa naquele momento.

Essa variação da pressão acontece de acordo com a necessidade de cada pessoa. O nível de cansaço, a posição em que está deitado na cama, a ingestão de bebida alcóolica são fatores que influenciam nas condições do sono, e principalmente na quantidade de pressão que será enviada durante a terapia.

CPAP fixo ou automático: qual é o ideal para mim? 

A escolha entre o CPAP automático e o CPAP fixo deve ser feita com a orientação de um médico especialista. Ao ser diagnosticado com apneia do sono, o médico prescreve o uso do aparelho para ronco, e indica as configurações que o dispositivo precisa ter para que o tratamento seja eficaz.

Caso a prescrição médica indique uma pressão entre 4cm/H2O e 8cm/H2O, recomendamos o CPAP básico ou com alívio expiratório (considerados CPAPs fixos).  Mas se a pressão indicada estiver entre 9cm/H2O e 12cm/H2O, opte pelo CPAP alívio expiratório ou CPAP automático, pois como a pressão é mais elevada, será necessário o recurso de conforto para conseguir se acostumar ao tratamento para apneia.

Já para os casos em que a pressão de tratamento recomendada pelo médico for entre 13cm/H2O e 18cm/H2O, somente o CPAP automático atenderá ao conforto necessário. Em pressões acima de 18cm/H2O, aconselha-se o uso de um BiPAP, já que permite a configuração de dois níveis diferentes de pressão – uma sobre a inspiração (IPAP) e outra sobre a expiração (EPAP). Assim, o esforço para exalar é menor nos dispositivos biníveis, mesmo em pressões mais altas.

A CPAPS te ajuda!

Se você tem dúvida sobre a escolha ideal, seja de marca ou entre um desses aparelhos para ronco. A CPAPS disponibiliza uma equipe de consultores capacitados para te orientar a fazer a melhor seleção. Consulte mais no site www.cpaps.com.br. Boas compras!

Confira mais conteúdos do Blog da CPAPS! 

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para o tratamento da apneia do sono. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Recebi o diagnóstico de apneia do sono, e agora?

Qual a diferença entre hipopneia e apneia do sono?

CPAP e BiPAP: entenda a diferença

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

 

Compartilhe esse conteúdo

14 comentários

    • Olá Pericles, como vai?

      O CPAP Fixo trabalha apenas nesse modo, onde requer configurações. Já o CPAP automático trabalha nos dois modos, se desejar é possível fixa-lo em uma pressão específica.

      Qualquer dúvida, conte com a ajuda de um de nossos especialistas que atendem no 0800 601 99222.

    • Comprei um cpap Philips automático estragou em 2 semanas, voltou da assistência depois de 6 meses, agora percebi que pressão é baixa e sempre fixa em 6, travaram opção flex, e retiraram opções de consulta das “minhas informações” não posso nem ver como está sendo aplicado a pressão durante o sono. Como faço para ter acesso as informações e saber o que alteraram? Complicado mexerem em configurações sem laudo e nem eu saber.

      • Olá, Thiago! Esperamos que você esteja bem. Por gentileza, entre em contato com nossa central de atendimentos, através do telefone 0800 601 9922 e selecione a opção 2.

  1. No laudo médico do exame que fiz não fala em % de H2o e sim em IOD, agora não sei qual eu compro se o fixo ou o automatico.

    • Olá Solange, bom dia !Tudo bem? Agradecemos pelo contato. Aqui na CPAPS você pode adquirir o seu equipamento através do nosso site ou com um de nossos especialistas no telefone 0800 601 9922. Por telefone, um especialistas fará as recomendações dos equipamentos de acordo com a indicação médica. Te esperamos é até breve!😄

  2. Ola! A configuração do CPAP fixo pode ser alterada ao longo do tempo? É possível fazer o ajuste? O médico prescreveu 11% de oxigênio, mas se no futuro houver outra prescrição? Obrigada

    • Olá Ingrid, como vai? É possível realizar a alteração da configuração da pressão sim. O CPAP fixo é configurado na pressão prescrita pelo médico para que a terapia seja eficaz. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas pelo 0800 601 9922 opção 2! 😄😊

  3. Por algum tempo durante o uso de meu Resmed 10 estava tendo de 1 a 2 apneias por hora e atualmente 14 a 15 .
    O que pode estar acontecendo?
    Obstrução do fluxo aéreo?
    Tosse?

    • Olá Antonio, como vai? A quantidade de pressão para evitar ronco e apneia pode mudar diariamente. Se o CPAP estiver mal regulado ou desatualizado pode acabar sendo ineficaz. Seria de suma importância analisarmos as configurações do seu aparelho CPAP e o relatório clínico para verificamos o comportamento de sua terapia. Entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922! 😘

  4. Eu comprei o fixo e preciso do automático, mas só fui ver após os 7 dias, eu não conseguiria fazer a troca? Não fiz o uso ainda….

    • Olá Paulo, como vai?

      Nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar, em caso de dúvidas, é só entrar em contato conosco pelo 0800 601 9922. Estamos à disposição!

  5. Tenho apneia obstrutiva leve a moderada e central- Estive aí há um ano e pouco e não me dei bem com alivio do cpap. A pressão normal ia do 4 ao 9, 10. O alivio insuficiente me obrigava a usar muita força na expiração e não dormia.
    Existe cpap com 4 a 13± e alivio sempre 4?
    Não preciso de pressão acima de 13. Teria bipap nesse intervalo?
    Teria eu que usar bipap?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *