cpap x bipap (2)

CPAP e BiPAP: entenda a diferença

Tempo de leitura 4 minutos

Você sabe qual é a diferença entre aparelhos CPAP e BiPAP para o tratamento da apneia do sono e de outras doenças respiratórias? Entre tantas marcas e modelos, a CPAPS listou tudo que você precisa saber sobre os dispositivos e os benefícios de cada um deles. Para te ajudar a decidir qual é o ideal para a sua terapia respiratória, continue lendo e entenda mais!

Veja também: Dúvidas frequentes sobre CPAP 

CPAP: o que é e quando usar?

O CPAP é o dispositivo mais recomendado para o tratamento de distúrbios respiratórios. A sigla, em inglês, significa Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas. “Esse aparelho fornece um fluxo positivo e contínuo de ar durante toda a noite, evitando que as vias respiratórias fiquem obstruídas. É o método mais eficaz para o tratamento da apneia do sono e do ronco”, explica Eduardo Partata, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.

A grande maioria dos aparelhos CPAP geram fluxo de 4 a 20 cmH2O, o que os diferenciam são a pressão do ar, conforto ao respirar e também a capacidade de gerar dados para acompanhamento médico. Para facilitar o entendimento, organizamos os CPAPs em três categorias:

Na primeira categoria estão os CPAPs mais simples e acessíveis do mercado. Eles contam com os recursos básicos para usar um CPAP, tais como: tempo de rampa, marcador de horas de uso e seus acessórios, como tubo e bolsa.

A segunda categoria possui equipamentos mais sofisticados com alívio respiratório, que proporcionam mais conforto ao usuário. Estes CPAPs são capazes de identificar o momento exato da exalação e, reduzirão o fluxo para que solte o ar com mais facilidade. Este recurso é ajustado em três níveis, em que você pode configurar para mais ou menos alívio durante a exalação.

Já na terceira categoria estão os CPAPs automáticos (também chamados de APAP ou Auto-CPAP). Esses modelos ajustam o fluxo de ar a cada inspiração e expiração, baseados nas necessidades de cada momento da respiração do paciente. Esse tipo de máquina sempre trabalhará na pressão mínima ideal para evitar problemas respiratórios como ronco e apneia do sono obstrutiva. Nestes equipamentos também estão disponíveis modelos que possuem cartão de dados. Clique aqui e entenda melhor como funciona o CPAP automático!

Indicação do CPAP

Apesar do CPAP ser indicado para o tratamento para apneia, existem algumas especificações de uso quanto ao diagnóstico de cada paciente. Para pessoas saudáveis, sem histórico de doenças pulmonares, e com a apneia obstrutiva do sono moderada, o aparelho CPAP provavelmente será o mais indicado para iniciar o tratamento.

E o BiPAP, como funciona?

Os aparelhos BiPAP têm esse nome justamente por serem dispositivos biníveis, isso significa que possuem um grande diferencial: permitem a configuração de dois níveis diferentes de pressão – uma sobre a inspiração (IPAP) e outra sobre a expiração (EPAP) – esta última sempre mais baixa para facilitar a expiração. Dessa forma, o esforço para exalar é menor nos dispositivos biníveis.

“Os aparelhos BiPAP são utilizados em muitos tratamentos, inclusive pelos pacientes que precisam de apoio respiratório 24 horas por dia. O dispositivo também pode ser usado periodicamente para aqueles que precisam apenas utilizar durante a noite, por exemplo. Depende do quadro clínico”, reforça o fisioterapeuta.

Para os BiPAPs, também estão disponíveis modelos de pressão fixa e modelos que ajustam automaticamente a pressão. Nos BiPAPs de pressão fixa configura-se exatamente uma pressão para inspirar e uma pressão para exalar. Nos BiPAPs de pressão automática configura-se (pelo menos) uma pressão máxima de inspiração, uma pressão mínima de exalação e uma variação entre estas pressões.

Quando usar BiPAP?

A indicação e escolha do BiPAP é feita no próprio consultório médico com base nos resultados do exame do sono – a polissonografia. Existem três motivos comuns, que o uso deste aparelho se faz necessário no tratamento:

  1. Dificuldade para se adaptar ao CPAP

Como o fluxo de ar que o CPAP fornece aos usuários é mais intenso, quando comparado ao BiPAP, alguns relatam sentir dificuldade para adaptação, pois não conseguem respirar tranquilamente. Nesses casos, o mais recomendado é optar pelo BiPAP, já que possui a capacidade de alternar pressões na inspiração e expiração, o que permite maior conforto e estabilidade na terapia.

  1. Casos de apneia central do sono 

Diferente da apneia obstrutiva do sono, caracterizada pelo bloqueio parcial ou total, das vias respiratórias superiores, a apneia central do sono é considerada uma deficiência do nervo central que, “esquece” de mandar o comando para a pessoa respirar. Neste caso em especifico, é necessário o uso de um BiPAP. 

  1. Necessidade de maior pressão 

Os pacientes que têm apneia do sono devido a alguma anormalidade no estreitamento das vias aéreas superiores, precisam utilizar uma pressão mais elevada. Quando a pressão é acima de 16cmH2O, o uso do CPAP fica inviável, necessitando, assim, o uso do BiPAP. 

  1. Para doenças pulmonares

Como as doenças pulmonares causam insuficiência respiratória e diminuem os níveis de oxigênio no organismo, o uso do BiPAP é ideal para controlar a falta de ar ou dificuldade para respirar. Isso porque, graças ao modo ventilatório, o equipamento, ajuda o paciente a retomar o padrão respiratório, sem fazer muito esforço. Além disso, o recurso de dupla pressão oferece uma troca gasosa mais eficiente, trazendo mais oxigênio e eliminando mais CO2.

Qual a diferença entre CPAP e BiPAP?

A principal diferença entre o CPAP e BiPAP é a possibilidade de ajustar uma pressão para inspirar (IPAP) e outra mais suave para exalar (EPAP), disponibilizadas pelos dispositivos biníveis. No entanto, essa diferença só é perceptível quando a pressão de tratamento recomendada pelo médico do sono for acima ou a partir de 17cmH2O.

“Se a apneia for leve, o CPAP pode ser usado tranquilamente. Já para quem tem a necessidade de fluxos de ar mais elevados, o BiPAP é o mais recomendado. O ideal é realizar um exame de polissonografia e contar com a ajuda de um profissional para decidir o dispositivo indicado”, completa Partata.

Conheça a CPAPS! 

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Posso utilizar o CPAP ou BiPAP na bateria?

Como usar o CPAP em uma viagem de avião?

CPAP, BiPAP e VPAP: qual é o mais indicado para mim?

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

40 comentários

  1. Meu fil ho tem síndrome de Kartagener (acorda pela manhã com acúmulo de secreção e cansado) Qual o melhor aparelho para o caso dele?
    • Olá Silvana! Obrigada pelo contato conosco. A indicação do aparelho ideal para a Síndrome de Kartagener depende da prescrição médica. Pois o médico avaliará o quadro do seu filho e fará a recomendação do aparelho que atenderá perfeitamente. Se tiver a prescrição médica, pedimos que nos envie uma foto por e-mail para o vendas@cpaps.com.br Aguardamos o seu retorno e nos colocamos à sua disposição para quaisquer dúvidas! Abraços, Equipe CPAPS.
  2. Teno apnéia central do sono. Qual o aparelho mais indicado? Uso CPAP, mas ao fazer o exame com o VPAP observei considerável melhora no meu sono.
    • Olá Jurandir, boa tarde! Obrigada pelo contato conosco. A apneia central do sono, geralmente é acompanhada de eventos da apneia obstrutiva também. Quando é diagnosticado um grau elevado de apneia central, o indicado é usar o VPAP Adapt ou BiPAP AutoSV Advanced. Consulte o seu médico que faz acompanhamento do seu tratamento antes de escolher o seu novo dispositivo, ele indicará o modelo ideal. Qualquer dúvida estamos à disposição! Equipe CPAPS
  3. Minha mãe tem doença obstrutiva crônica causada pelo fumo . Faz uso de oxigênio esporadicamente, principalmente em crise. Tem 80 anos. Qual aparelho seria melhor para o caso? É de fácil manuseio?
    • Olá Marcia! A escolha do aparelho depende da recomendação médica e do tipo de tratamento. Para expansão pulmonar, por exemplo, é indicado o uso do CPAP ou BiPAP. Mas para oxigenoterapia é indicado o uso do concentrador de oxigênio. Nos envie a indicação médica e te aconselharemos o produto ideal para uma terapia agradável a sua mãe. Aguardamos o seu retorno e ficamos à sua disposição para mais esclarecimentos! Equipe CPAPS
    • Olá Silvana! Algumas máscaras que são usadas no CPAP, também servem para o BiPAP. A escolha da máscara depende da pressão prescrita pelo médico para a terapia, pois existem máscaras com maior resistência do fluxo de ar, por isso é importante saber a pressão. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
  4. Boa noite, uma pessoa diagnosticado pela doença ( ela ) esclerose lateral amiotrófica, qual o melhor aparelho, obs : a doença ao passa tempo cada vez vai se alastrando.
    • Olá Alessandro! Para portadores da ELA, é indicado o uso de BiPAP ou até mesmo Ventilador Mecânico. A escolha ideal do aparelho vai depender do estágio da doença. É sempre recomendado verificar com o médico que acompanha o tratamento do paciente. Se precisar de qualquer esclarecimento, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá sr. Cláudio! O BiPAP é um dispositivo binível, que permite a configuração de dois níveis de pressão, uma pressão sobre inspiração (IPAP) e uma pressão sobre a expiração (EPAP). Atualmente, o tratamento binível tem sido muito indicado pelos médicos para tratar uma ampla gama de doenças, inclusive as que requerem apoio respiratório 24 horas*. O dispositivo binível também é utilizado em pacientes diagnosticados com apneia obstrutiva do sono e que necessitam de um fluxo de ar muito elevado, normalmente acima de 16cmH2O. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Equipe CPAPS
  5. Bom dia tenho dois filhos gêmeos com Distrofia Muscular de Duchenne. Um deles teve Pneumonia. Está apresentando muita falta de ar principalmente por engasgos começa por uma tosse e percebo que melhora muito após o uso do Bipap, que no hospital é utilizado com oxigênio. Qual seria o melhor aparelho no caso desse meu filho?
    • Olá Heloisa, bom dia! O suporte ventilatório oferecido pelo aparelho BiPAP com suplementação de oxigênio concentrado propicia melhora das trocas gasosas e diminuição do trabalho respiratório, beneficiando pacientes que estão com dificuldade de respirar, como é o caso do seu filho. Entretanto, esses equipamentos precisam ser configurados com os parâmetros corretos para atender as necessidades do paciente. Somente o médico e/ou fisioterapeuta que cuidam do seu filho e conhecem seu quadro clínico estão habilitados a fazer essa indicação. No momento não vamos conseguir te ajudar com maiores informações, mas se quando estiver com a prescrição médica, podemos te orientar melhor!
  6. Meu cunhado tem E.L.A. Ele está com apenas 50% da respiração. Uns fisioterapeutaa passaram o BIPAP 2 , outros já passaram o CPAP Trilogy... cada um fala uma coisa. Qual a diferença dos dois aparelhos? Qual seria mais indicado para esta doença E.L.A. porque parece que eles são indicados para Apneia do Sono!
    • Olá Neves! A indicação do equipamento para essas situações dependerá do quadro do paciente. O BiPAP Trilogy é um ventilador mecânico com capacidade pressórica entre 4 – 50 cm H20, ele permite fazer vários ajustes de conforto para que a terapia seja adequada ao quadro do paciente e sua eficiência seja sempre estável. Enquanto o BiPAP Synchrony II contém uma capacidade pressórica menor, e os recursos adequados a sua capacidade. A princípio, dependendo do estágio da doença, o BiPAP Synchrony II atende perfeitamente. Porém, com o progresso da doença, é bem provável que o paciente venha precisar de um suporte ventilatório maior que o propiciado pelo BiPAP Synchrony II. Se estiver na dúvida, recomendamos que procure a orientação do médico também para que faça a indicação de acordo com o quadro do paciente, considerando o tempo de evolução da doença. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
    • Olá Solane! O CPAP manual é o dispositivo que precisa ser configurado de acordo com os parâmetros para que o usuário use e tenha um tratamento seja eficaz. O CPAP automático pode ser configurado, mas seu sistema inteligente monitora a respiração do usuário para enviar a menor quantidade de fluxo possível para evitar o ronco e a apneia. Os aparelhos automáticos possuem recursos mais sofisticados para que sua função seja exercida com É importante lembrar que a recomendação do equipamento ideal para a terapia deverá ser feita pelo médico que faz acompanhamento do paciente. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
  7. Meu marido precisa usa um aparelho nao invasivo bilevel com pressao de 20x14cmH2O , segundo a receita da medica . Que aparelo e´, CPAP ou BIPAP ? Vcs fazem locaçao ?
    • Olá Silvia! O médico recomendou ajustes no equipamento com pressão de inspiração e expiração, e esse ajuste é possível ser feito somente no BiPAP. O serviço de locação é disponibilizado somente em loja física. Temos loja física em Vila Velha-ES, em Brasília-DF, em Juiz de Fora e Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR e Ribeirão Preto-SP. Se no estado não tiver uma loja física, será possível somente efetuar a compra pelo site www.cpaps.com.br Qualquer dúvida, conte conosco, estamos à disposição! Equipe CPAPS
  8. Minha filha tem doença neuromuscular,conhecida como doença de segawa.Esta com insuficiente respiratória.Apresenta hipotonia alveolar e hipercapnia.Precisa fazer uso de Bipap. Faz acompanhamento no hospital de clínicas em Poá RS.Estou muito apreensiva.
    • Olá Marlene! Existem aparelhos BiPAP completos para suprir insuficiência respiratória em vários graus, causada por diversas patologias diferentes. O médico responsável por ela certamente indicará o aparelho correto, e nossos fisioterapeutas serão capazes de indicar o kit ideal para a terapia respiratória de sua filha. Sua apreensão é natural e queremos que saiba que pode contar conosco nesse momento delicado de adaptação. Um forte abraço de todos nós da CPAPS!
  9. Bom dia. Lí que existem casos em que o paciente não se adapta ao uso do cpap, inclusive quanto a escolha da máscara adequada. Sem a possibilidade de locação para testes como comprar um equipamento relativamente caro sem a certeza de poder utilizar? Muito obrigado.
    • Bom dia José! Tudo bem? Primeiramente, a principal garantia de adquirir o aparelho correto é realizar o exame de polissonografia de titulação de CPAP. Esse exame vai determinar exatamente qual é o grau da sua apneia e qual a pressão de tratamento necessária para a sua terapia, assim, fica fácil determinar o aparelho. Algumas pessoas, apesar de não terem uma indicação clínica para o BiPAP, se adaptam melhor a ele, de fato. Para ter certeza de que o CPAP é o aparelho ideal para você, é possível sim locar o aparelho por um período antes da aquisição. O senhor pode alugar o seu CPAP em qualquer uma de nossas lojas físicas ou até mesmo direto pelo site. Preencha o formulário do link abaixo e saiba mais! http://materiais.cpaps.com.br/locacao
    • Olá, como vai? Agradecemos pelo seu feedback! A sua opinião é muito importante para nós. Caso necessite de qualquer auxilio, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.
    • Olá Pierre, como vai? Os aparelhos BiPAP são biníveis, ou seja, oferecem dois tipos de pressão que podem ser configurados pelo próprio paciente. Um atua na inspiração (IPAP) e outro sobre a expiração (EPAP). A pressão sobre a expiração é sempre a mais baixa para facilitar ao máximo tal movimento. Assim, o esforço para exalar é menor quando se usa os dispositivos biníveis, como o BiPAP. Hoje, os aparelhos BiPAP são utilizados em muitos tratamentos, inclusive pelos pacientes que precisam de apoio respiratório por 24 horas. Eles também podem ser usados por pessoas que não conseguem se adaptar à terapia com o CPAP e por aqueles que necessitam de um suporte ventilatório adicional. Isso sem prejudicar a terapia. Existem no mercado os aparelhos biníveis da marca ResMed, chamados de VPAP e os biníveis da marca Philips Respironics, chamados de BiPAP. Utilizar o equipamento adequado para o tratamento de acordo com o diagnóstico é fundamental para obter resultados positivos no tratamento da apneia do sono. Por isso, informe-se com seu médico sobre as melhores opções. O equipamento que está sendo utilizado no caso do diagnóstico de coronavírus, é o ventilador mecânico. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.
  10. Boa tarde! Tenho um aparelho RemStar M series/Bipap. Ele pode ser utilizado como ventilador para tratamento no caso do Coronavírus?
    • Olá Ricardo, como vai? Os aparelhos BiPAP são utilizados em muitos tratamentos, inclusive pelos pacientes que precisam de apoio respiratório por 24 horas. Eles também podem ser usados por pessoas que não conseguem se adaptar à terapia com o CPAP e por aqueles que necessitam de um suporte ventilatório adicional. Isso sem prejudicar a terapia da apneia do sono. O equipamento utilizado no caso do diagnóstico de coronavírus, é o ventilador mecânico. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.
  11. Fiz a mesma pergunta, ou seja é possível adapta-lo? Estive estudando os respiradores e achei ser possível adapta-lo. Com isso não descartamos a preparação para entubação.
    • Olá Jaime, como vai? Os aparelhos BiPAP são utilizados em muitos tratamentos, inclusive por pacientes que precisam de apoio respiratório 24 horas por dia. Depende do quadro clínico, como em doenças pulmonares que causam insuficiência respiratória diminuindo os níveis de oxigênio no organismo, o uso do BiPAP é ideal para controlar a falta de ar e/ou dificuldade para respirar. Isso porque, o equipamento possui modos ventilatórios que ajudam o paciente a retomar o padrão respiratório, sem fazer muito esforço. Além disso, o recurso de dupla pressão oferece uma troca gasosa mais eficiente, trazendo mais oxigênio e eliminando mais CO2. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.
  12. Boa tarde, o aparelho de meu pai está com defeito e quero trocá-lo. è u aparelho hoffritcher. Posso trocá-lo por um Resmed Airsense S10 automático? Obrigado
    • Olá Paulo, boa tarde! Tudo bem? Se o aparelho utilizado for para tratar a apneia obstrutiva, o Cpap Airsense 10 automático irá atender perfeitamente. Se desejar, para mais dúvidas, temos uma equipe de especialistas que atendem através do 0800 601 9922 e também no WhatsApp (27) 99704-2306. Será um prazer ajudá-los na escolha de um novo Cpap.
  13. Olá! Tenho fibrose pulmonar. Fiz polissonografia e a médica indicou cpap. Nào estou me adaptando ppis mesmo com a máscara correta, fico com muita distensão abdominal. Na próxima semana a médica vai tentar o bpap. É possível engolir menos ar com bpap? Obrigada
    • Ei Viviane, tudo bem? Agradecemos imensamente pelo contato. Nos primeiros dias, o uso do CPAP pode causar alguns efeitos colaterais e até levarem ao abandono da terapia se náo forem solucionados a tempo. Quem respira pela boca tem mais chances de engolir muito ar, o que contribui para a formação de gases e aumenta a sensação de inchaço e flatulência. A solução para estes problemas é controlar mais a respiração bucal e tentar respirar mais pelas narinas, para reduzir a quantidade de ar ingerido e, consequentemente, a sensação de inchaço. Seria de suma importância que o profissional de saúde que acompanha a sua terapia analise as configurações do seu aparelho CPAP e o relatório clínico para verificar o comportamento de sua terapia, e caso haja necessidade realizar uma alteração nas configurações do equipamento. Nós auxiliamos na configuração do equipamento conforme a apresentação do laudo médico. Permanecemos à disposição no 0800 601 9922!!
  14. EQUIPAMENTO BÍ-NÍVEL DE PRESSÃO POSITIVA Características: Portátil; Energizado por rede elétrica e bateria 12V; Apresentar os seguintes modos ventilatórios: Espontâneo (SPONT), Espontãneo Controlado (SPONT/TIMED); Controlado (TIMED); Pressão oControlada (PRESSURE CONTROL); Conjunto de alarme: Apnéia, desconexão, baixo volume, falha geral do equipamento perda de energia durante funcionamento, baixa carga de bateria ou bateria descarregada; Parâmetros monitorados: volume corrente, volume total, perda/fuga, frequência respiratória. Conter os seguintes acessórios: 01 Mascara nasal de silicone, 05 pcts de filtro para o equipamento, 01 traquéia, 01 umidificador, 01 sistema ininterrupto de energia (nobreak ou bateria).
  15. Tenho apneia do sono e na última polissnoografia foi encontrado 82 episódios de apneia central, 142 apneia obstrutiva e 130 hipopneia. Estava usando Cpap com 12. O médico receitou o uso do Cpap mas nas indicações dadas no site a apneia central deve ser tratada com bipap
    • Olá Renato, como vai? Agradecemos por entrar em contato. A nova versão do Ventilador Mecânico Trilogy 100 é o Ventilador mecânico Trilogy Evo. Hoje estamos com esse produto disponível em nosso site, acesse o link a seguir para verificar mais informações sobre o equipamento: https://www.cpaps.com.br/ventilador-trilogy-evo-philips-respironics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *