Veio o diagnóstico: apneia do sono. E agora, o que fazer?

Recebi o diagnóstico de apneia do sono, e agora?

Tempo de leitura 2 minutos

Após consultas médicas, exame de polissonografia feito, veio o diagnóstico: apneia do sono. E agora, o que fazer? Já respondemos de imediato: não precisa se desesperar! É possível tratar, levar uma vida normal e saudável. Acompanhe este post e veja o que é preciso saber ao descobrir que possui apneia do sono.

Veja também: Apneia do sono: 3 itens para um tratamento mais confortável

Como a apneia do sono acontece

 A apneia do sono ocorre quando os tecidos da faringe e a língua relaxam muito, caindo sobre a traqueia e limitando ou obstruindo a passagem do ar. Esse quadro pode se repetir dezenas ou até mesmo centenas de vezes durante uma noite de sono, com duração de 10 segundos ou mais. Como consequência da ausência de respiração, a oxigenação do sangue cai e o cérebro emite alertas que fazem a pessoa acordar por alguns segundos para voltar a respirar.

Esses despertares, embora breves e muitas vezes nem mesmo percebidos pelo apneico, fragmentam o sono e impedem que se atinja todos os níveis de um sono saudável, trazendo grandes prejuízos para o organismo e sonolência diurna extrema.

Existem três tipos de apneia do sono:

  • Apneia obstrutiva: caracterizada pela obstrução total ou parcial do ar nas vias respiratórias.
  • Apneia central: definida pela ausência de movimentos dos músculos respiratórios por uma falha de comunicação entre o cérebro e o sistema respiratório.
  • Apneia mista: uma mistura de apneia central e obstrutiva, normalmente tendo como principal a obstrutiva.

Quer se informar mais sobre o assunto? Recomendamos o post: Apneia e estágios do sono

Tratamento da apneia do sono

O tratamento considerado padrão e que demonstra maior eficiência para a apneia do sono é feito com o aparelho CPAP.

O aparelho CPAP é um gerador de fluxo de ar que envia uma pressão positiva e constante que infla a via respiratória do paciente e impede a sua obstrução. Entretanto, antes de escolher o aparelho e máscara para o tratamento da apneia do sono, é preciso considerar a pressão de ar necessária para resolver todos os eventos respiratórios. Essa é outra informação obtida com o exame de titulação de CPAP, que é realizado com um aparelho CPAP ou BIPAP automáticos, executando diversos testes com pressões variadas a fim de determinar qual é a pressão de tratamento ideal para o paciente.

Dicas da CPAPS para o tratamento da apneia:

 Procure manter contato com pessoas que fazem tratamento para apneia do sono. Converse sobre rotinas, dicas e tudo que pode ser útil.

  • Na internet há diversos fóruns e comunidades que abordam os temas CPAP e apneia do sono. Você pode procurar por grupos no Facebook ou sites como o CPAP Talk. (Maior parte do conteúdo está em inglês, mas você pode recorrer a ferramentas como o Google Tradutor)
  • Lembre-se de visitar regularmente o médico do sono e tirar todas as suas dúvidas.
  • Aqui no blog da CPAPS, você encontra diversos conteúdos sobre apneia do sono, utilização da máscara CPAP, entre outros assuntos e dicas para ter sucesso no tratamento.

Temos mais conteúdo CPAPS para você!

 Separamos outros posts que podem te interessar. Confira abaixo:

Dúvidas frequentes sobre CPAP

Máscara para apneia do sono: o que é, como usar e como escolher a sua

6 dicas para quem está se adaptando à máscara CPAP

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

CPAPS

2 comentários

  1. Sempre que vou pra cama para dormir, seja tarde ou a noite depois de alguns minutos começo a sentir que estou apagar, que estou falecendo, então abro logo os olhos e desperto, porém, se eu não despertar e continuar ignorando, vou continuar a apagar e me assuto abro os olhos assustado e o coração bate rápido, será que é hipopneia?
    • Olá Quézia, como vai? A Hipopneia é um distúrbio respiratório relacionado à obstrução das vias aéreas superiores e interrupção da respiração por mais de 10 segundos. O diagnóstico e tratamento da hipopneia devem ser feitos da mesma forma que o da apneia do sono, o primeiro passo é realizar uma polissonografia, este é um exame que monitora a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular do paciente e a oxigenação do sangue. Além disso, o “exame do sono” que analisa os estágios do sono do paciente, já que sofrem interferência em casos de apneia do sono e hipopneia. É importante a senhora entrar em contato com um profissional médico afim de verificar se é um distúrbio do sono que vem sentindo, e caso seja, qual é o melhor tratamento. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *