cpap-icon-auto-fisher-paykel-10_1

CPAP: como escolher o ideal para o tratamento?

Tempo de leitura 3 minutos

Com o resultado do exame de polissonografia e a receita em mãos, vamos à compra de um CPAP, mas percebemos a grande variedade de modelos e marcas que existem e, com isso, surgem várias dúvidas e a principal pergunta é: como escolher o meu CPAP? Alguns médicos já mencionam o modelo na receita, mas é importante avaliar muitas condições para que você escolha o melhor para a sua terapia do sono. Confira as nossas dicas!

Prescrição médica

Primeiramente, veja se sua receita médica já contém alguma informação que o médico tenha solicitado ou alguma tecnologia que o seu dispositivo precisa ter para que seu tratamento para apneia seja eficaz. Alguns médicos já indicam o modelo, os recursos tecnológicos ou os parâmetros que o dispositivo precisa ter. É comum que eles escrevam:

CPAP Nasal;

Adaptação de CPAP Nasal;

CPAP Oronasal/Facial;

Adaptação de CPAP.

Não se desespere, também temos orientação para você que recebeu uma prescrição com apenas essas informações. Continue lendo!

Pressão de Tratamento

Uma das principais informações é a pressão de tratamento, um número acompanhado de uma medida em cm/H2O, como por exemplo, 12cm/H2O. Ela servirá para configurar o seu aparelho, pois é a quantidade de ar que ele precisa enviar para que você não tenha mais apneia e também elimine o ronco.

Se a pressão que o médico prescreveu for entre 4cm/H2O e 8cm/H2O, um CPAP básico ou com alívio expiratório servirá perfeitamente. Mas se a pressão for entre 9cm/H2O e 12cm/H2O, escolha um CPAP alívio expiratório ou o CPAP automático, pois a pressão é mais elevada e com isso você precisará do recurso de conforto para conseguir se acostumar ao tratamento para apneia.

Quando a pressão de tratamento for entre 13cm/H2O e 18cm/H2O, somente o CPAP automático atenderá ao conforto necessário a essa quantidade de pressão. Para pressões acima de 18cm/H2O já é indicado o uso de um BiPAP e é válido conversar com o seu médico caso ele tenha indicado o CPAP nessas ocasiões.

Alívio expiratório (APE)

O alívio expiratório é um conforto que faz com que o aparelho acompanhe a sua respiração, ele torna a terapia mais agradável, porque o usuário sente menos a força do fluxo de ar e, com isso, adormece com mais naturalidade.

cpap-com-alivio

O alívio expiratório é configurado em níveis, por isso, se o seu médico incluiu esse dado na sua receita, provavelmente você encontrará a informação de como deve ajustar o aparelho em relação aos níveis 1, 2 ou 3. Então, fique atento a essa informação quando for escolher o seu CPAP e certifique-se de que ele realmente conta com essa função.

CPAP pressão fixa

Se o seu médico apenas indicou CPAP de pressão fixa, significa que ele indicou um aparelho em que a pressão permaneça sempre em um único ajuste. Nessa situação, você poderá escolher entre o CPAP Básico ou o com alívio expiratório, eles são de pressão fixa e vão atender a prescrição médica.

Receita sem parâmetros

Há casos em que o médico apenas indica o uso de CPAP e não insere informações adicionais da terapia. Nessas situações, somente o uso de um CPAP automático poderá solucionar, pois os modelos de pressão fixa precisam dos parâmetros que somente o médico poderá prescrever.

Os aparelhos automáticos não precisam de um pré-ajuste, porque eles conseguem detectar a apneia do sono a partir do padrão respiratório, e enviam a quantidade de fluxo ideal para evitar o ronco e eliminar o distúrbio.

Em nossa loja online, CPAPS.com.br, você encontra tudo que precisa para seu tratamento para apneia do sono! Em caso de dúvida, conte com o suporte de um de nossos especialistas, via Chat Online ou por telefone, nos números 4007-2922 e 0800 601 9922.

 

20 comentários

    • Olá Magaly, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Para os BiPAPs, também estão disponíveis modelos de pressão fixa e modelos que ajustam automaticamente a pressão. Nos BiPAPs de pressão fixa configura-se exatamente uma pressão para inspirar e uma pressão para exalar. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição no 0800 601 9922 opção 1! 🥰
  1. Tenho Miopatia e fiz Polissonografia. A indicação é 7,0. Gostaria de saber se o aparelho Cipap pressão fixa é recomendável ou o mais indicado seria o automático. Obrigada.
    • Olá Soraia, tudo bem? Agradecemos por entrar em contato. Seria intereasante analisarmos o resultado do seu exame e auxiliar com o equipamento indicado para o seu tratamento. Os CPAPS automáticos examinarão o paciente durante a noite e ajustarão o fluxo de ar conforme a necessidade do paciente. Também é possível limitar a pressão miníma e máxima ou ajustar a pressão fixa, pois ele possui os dois modos, fixo e automático. á os CPAPS Fixos dependem de ser configurados conforme o resultado de um exame chamado de titulação. Para mais informações, estamos à disposição no 0800 601 9922 opção 1! 😀
    • Olá Gabriel, como vai? Agradecemos por entrar em contato. As máscaras nasais entregam o ar pelo nariz e boca. Esse tipo é muito utilizado para pessoas com congestão nasal frequente, seja devido a problemas como rinite, sinusite ou outros problemas respiratórios como o desvio de septo e pólipos nasais. Caso o ar encontre dificuldade em percorrer o nariz, ele entrará pela boca, uma vez que a estrutura deste modelo abrange o nariz e a boca. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 1!✨🙏
  2. Oi, eu prendo a respiração durante o sono e acordo sem ar por esse motivo, várias vezes de madrugada, acho que esses aparelhos podem me ajudar, qual seria a área médica que cuida do sono?
    • Oi Maik, tudo bem? É interessante investigar o que pode estar causando esse ronco excessivo para poder tratar da melhor forma, um Otorrino ou uma clínica do sono podem lhe auxiliar. Você também pode buscar informações com fisioterapeutas, pneumologista e também com neurologista. Para mais informações entre em contato com o nosso time de especialistas através do 0800 601 9922 opção 1! 😁
  3. Tenho asma, e o uso do cpap , nos testes que fiz provoca um ressecamento na garganta devido ao ar gelado que entra ...causando um desconforto no outro dia, existe algum cpap indicado pra esse caso?
    • Olá Helena, bom dia! Como vai? No ciclo respiratório (inspiração e expiração), o ar é aquecido e umidificado antes de chegar ao pulmão. Com o fluxo de ar contínuo nas vias respiratórias, o organismo não tem tempo de fazer esse procedimento. A maioria dos pacientes que fazem uso do CPAP reclamam de efeitos colaterais como: congestão nasal, ressecamento do nariz e da garganta, e isso tudo é relacionado ao fluxo de ar constante que passa nas vias respiratórias e pode ser resolvido com o uso de um umidificador. Para que possamos te auxiliar e instruir quanto a utilização do umidificador, entre em contato com o nosso time de especialistas através do 0800 601 9922 opção 2! Dessa forma conseguimos identificar o modelo de CPAP que utiliza e também ativarmos algumas configurações de conforto! 😊
  4. Qual a pressão ideal para uma boa noite de sono pois o meu está regulado para 14cm/H2O , mas acordo no meio da noite com o incômodo da pressão e nesse momento não consigo ajustar a máscara oronasal. Grato !
    • Olá Sergio, como vai? Nesse caso é necessário verificar se o senhor possui pressão indicada ou se o seu médico apenas prescreveu o uso do CPAP. Caso não possua, o uso do CPAP no modo automático poderá solucionar o problema, pois nesse modo o aparelho não precisa de um pré-ajuste, porque ele consegue detectar a apneia do sono a partir do padrão respiratório, e envia a quantidade de fluxo ideal para evitar o ronco e eliminar o distúrbio. Também temos a opção de ativar o recurso de conforto do Alívio Expiratório, que faz com que o aparelho acompanhe a sua respiração, tornando a terapia mais agradável, porque o usuário sente menos a força do fluxo de ar e, com isso, adormece com mais naturalidade. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-lo!
  5. Bom dia. Inicialmente loquei o CPAP resmed e posteriormente comprei um. Eu mesmo regulei o fluxo de ar e umidade. Obrigatoriamente tenho que ter algum acompanhamento do médico? O aparelho já tem o cartão o que devo fazer???
    • Olá Juscelino, como vai? Ao iniciarmos o tratamento com CPAP, é normal surgirem diversas dúvidas e, claro, precisamos de um tempo para a adaptação. Contudo, as dúvidas nem sempre se restringem ao início, como também podem aparecer após anos de uso do aparelho para a apneia do sono. Por isso, é necessário fazer um acompanhamento com especialista, dessa forma, seu tratamento tende a ser muito mais eficaz por mais tempo. E isso é muito importante, também, quando começamos o tratamento com CPAP, porque no início do tratamento aparecem muitas dificuldades no uso como sensação de sufocamento, boca seca, incômodo com a máscara, sendo necessários também ajustes pressóricos e titulação da pressão de tratamento entre outras demandas. Referente ao cartão SD, o mesmo já vai instalado dentro do aparelho CPAP, registrando assim todos os dados da terapia. Estamos à disposição!
    • Olá Bruno, como vai? Agradecemos o seu contato! Nossa equipe de especialistas fará contato muito em breve. Caso prefira, também pode entrar em contato conosco através da central 0800 601 9922, será um prazer te atender. Estamos à disposição!
    • Olá Eliana, como vai? Os aparelhos mais modernos não fazem barulho, além de silenciosos, proporcionam uma respiração natural. Na loja online da CPAPS, você encontrará uma linha completa com os melhores produtos para o tratamento da apneia do sono! Além disso, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar, em caso de dúvidas, é só entrar em contato conosco pelo 0800 601 9922. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *