cpap-como-o-que-e-como-funciona

CPAP: o que é e como funciona?

Tempo de leitura 2 minutos

Conhecido como aparelho para apneia do sono, o CPAP é um gerador de fluxo de ar e corresponde à abreviação de “Continuous Positive Airway Pressure” que, em português, significa “Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas”.

Esse dispositivo deve ser usado durante as noites de descanso, em pessoas diagnosticadas com a apneia obstrutiva do sono que, além do ronco, apresentam sintomas como dores de cabeça ao acordar, sonolência diurna, mau humor, fadiga, problemas de concentração, entre outros. Neste post, você vai entender melhor sobre as funcionalidades do CPAP.

Veja também: Dicas para quem vai comprar CPAP online

Como o CPAP funciona? 

Por meio de um tubo e máscara, o CPAP envia fluxo de ar constante para as vias respiratórias do paciente, de modo a impedir que esta se feche ou fique parcialmente obstruída durante um quadro de apneia do sono. Assim, o CPAP garante a oxigenação ideal durante toda a noite e, consequentemente, evita uma série de sintomas e efeitos colaterais, além de proporcionar muito mais saúde e qualidade de vida para o usuário. 

Tipos de CPAP 

Você sabia que existem 3 diferentes tipos de CPAP? O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, explica o diferencial de cada um deles. Confira: 

  • CPAP de pressão automática: por meio de uma tecnologia que monitora o sono do usuário, o CPAP automático reduz a pressão quando as vias respiratórias superiores estão estáveis e aumenta o fluxo de ar quando ocorrem quadros específicos, como limitação de fluxo, apneia e/ou ronco. 
  • CPAP Básico: possuem a função de gerar o fluxo de ar a uma pressão estabelecida, mantendo a programação por toda a noite. São indicados para tratamentos como a apneia obstrutiva do sono (AOS) que precisa de pressões mais baixas (até 12cmH2O) e também para problemas respiratórios, como ronco, asma, bronquite ou a enfisema pulmonar.
  • CPAP com alívio expiratório: reduz o fluxo positivo de pressão para facilitar a exalação do paciente e tornar a respiração mais natural. É ideal para todos os pacientes, mas consideramos fundamental para aqueles com indicação de pressão a partir de 12cmH2O. 

Como saber qual a pressão ideal do CPAP?

Para descobrir a pressão ideal que será utilizada no aparelho CPAP, durante o tratamento da apneia do sono, é necessário a realização da polissonografia com titulação de CPAP. Além de auxiliar na escolha do CPAP, esse exame proporciona conhecer o grau que se encontra a apneia. A partir dessa informação, é possível saber a configuração ideal para seu aparelho e qual a máscara mais indicada.

Conheça a CPAPS! 

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

5 benefícios reais que o CPAP traz para saúde

Como usar CPAP com gripe ou coriza?

Top 5: os mais vendidos aqui na CPAPS

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

CPAPS

12 comentários

  1. Boa tarde. Gostaria de saber se o aparelho CPAP, para pessoa que utiliza por ser portadora de apnéia do sono, pode ser considerado como uma órtese? E se apenas a máscara facial utilizada com o aparelho também pode ser classificada como uma órtese? Teria algum documento que afirme ou auxilia a comprovarmos isso? Ficarei muito grata se vocês puderem me auxiliar com esssas respostas. Atenciosamente Luciana A. Borges
    • Olá Luciana, como vai? O CPAP é um aparelho para o tratamento da apneia obstrutiva do sono. Não trabalhamos com aparelhos para ortese. As máscaras, sejam nasais, intra-nasais ou faciais, são interfaces para o envio positivo e continuo do ar emitido pelo CPAP, para as vias respiratórias aéreas superiores do paciente. Seria interessante que buscasse uma clínica ou mesmo um profissional médico especializado no assunto.
    • Olá Myrthes, como vai? Os sistemas captam um ar do próprio ambiente, gera um fluxo com pressão, este passa pelo nariz até a garganta, mantendo a via aérea superior desobstruída.
    • Ola Andréa, tudo bem? Agradecemos por entrar em contato. Existem diversos modelos de aparelho para o tratamento da apneia do sono. Aqui na CPAPS, você conta com a ajuda de uma equipe especializada e capacitada para te orientar a fazer a melhor escolha. Basta só a senhora possuir a receita médica e o resultado da polissonagrafia (exame do sono em mãos), e assim você terá todas as informações necessárias para saber qual equipamento melhor atenderá a necessidade do seu tratamento. Entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas. Por telefone, um especialista fará as recomendações dos equipamentos de acordo com a indicação médica. Permanecemos à disposição! 😘😃
    • Olá Adelita, como vai? A lei federal não exige uma prescrição válida antes da compra do aparelho, máscara ou umidificador. Contudo, recomendamos fortemente que busque o auxílio de uma clínica do sono para que o profissional possa analisar a real necessidade e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
  2. Boa noite. Gostaria de saber se o CPAP serve também para dar uma melhor qualidade de sono para quem tem hipertrofia de adenoide e desvio de septo
    • Olá Pedro, como vai? O CPAP é o tratamento mais comum para a apneia do sono (AOS). Seu funcionamento consiste no uso da pressão positiva e contínua nas vias respiratórias. Dessa forma, ele se assemelha a um compressor de ar, que fornece fluxo de ar ao paciente por meio de um sistema de máscara. A melhora da qualidade do sono, do desempenho no trabalho, do humor e maior disposição estão entre os benefícios do uso do CPAP. É importante que ao comprar o aparelho, o paciente seja bem orientado.
  3. Tenho um CPAP Resmed Air Sense 10 Auto Set. Como o aparelho sabe quantas Apneias por hora eu tive durante o sono ? De que forma é realizada esta medida ? Grato
    • Olá Raul, como vai? São contabilizados todos os eventos respiratórios de Apneia e Hipopneia e divididos pela quantidade de horas dormidas. Assim, obtêm-se o IAH (Índice de Apneia e Hipopneia) 😄

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *