Conhecido como aparelho para apneia do sono, o CPAP é um gerador de fluxo de ar e corresponde à abreviação de “Continuous Positive Airway Pressure” que, em português, significa “Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas”.
Esse dispositivo deve ser usado durante as noites de descanso, em pessoas diagnosticadas com a apneia obstrutiva do sono que, além do ronco, apresentam sintomas como dores de cabeça ao acordar, sonolência diurna, mau humor, fadiga, problemas de concentração, entre outros. Neste post, você vai entender melhor sobre as funcionalidades do CPAP.
Veja também: Dicas para quem vai comprar CPAP online
Como o CPAP funciona?
Por meio de um tubo e máscara, o CPAP envia fluxo de ar constante para as vias respiratórias do paciente, de modo a impedir que esta se feche ou fique parcialmente obstruída durante um quadro de apneia do sono. Assim, o CPAP garante a oxigenação ideal durante toda a noite e, consequentemente, evita uma série de sintomas e efeitos colaterais, além de proporcionar muito mais saúde e qualidade de vida para o usuário.
Tipos de CPAP
Você sabia que existem 3 diferentes tipos de CPAP? O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, explica o diferencial de cada um deles. Confira:
- CPAP de pressão automática: por meio de uma tecnologia que monitora o sono do usuário, o CPAP automático reduz a pressão quando as vias respiratórias superiores estão estáveis e aumenta o fluxo de ar quando ocorrem quadros específicos, como limitação de fluxo, apneia e/ou ronco.
- CPAP Básico: possuem a função de gerar o fluxo de ar a uma pressão estabelecida, mantendo a programação por toda a noite. São indicados para tratamentos como a apneia obstrutiva do sono (AOS) que precisa de pressões mais baixas (até 12cmH2O) e também para problemas respiratórios, como ronco, asma, bronquite ou a enfisema pulmonar.
- CPAP com alívio expiratório: reduz o fluxo positivo de pressão para facilitar a exalação do paciente e tornar a respiração mais natural. É ideal para todos os pacientes, mas consideramos fundamental para aqueles com indicação de pressão a partir de 12cmH2O.
Como saber qual a pressão ideal do CPAP?
Para descobrir a pressão ideal que será utilizada no aparelho CPAP, durante o tratamento da apneia do sono, é necessário a realização da polissonografia com titulação de CPAP. Além de auxiliar na escolha do CPAP, esse exame proporciona conhecer o grau que se encontra a apneia. A partir dessa informação, é possível saber a configuração ideal para seu aparelho e qual a máscara mais indicada.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
5 benefícios reais que o CPAP traz para saúde
Como usar CPAP com gripe ou coriza?
Top 5: os mais vendidos aqui na CPAPS
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023
12 comentários