Blog CPAPS

Quando a apneia é grave?

quando-a-apneia-e-grave-blog-cpaps.com.br
  • Anelise Marques
  • 9 de janeiro de 2020

Quando a apneia é grave, o portador da síndrome pode ter sonolência excessiva, complicações cardíacas, como arritmia grave, insuficiência cardíaca ou coronariana. Além disso, pode comprometer a qualidade do sono e a capacidade de concentração no cotidiano de quem tem apneia do sono grave.

A síndrome de apneia e hipopneias obstrutiva do sono (SAHOS) é o distúrbio do sono mais frequente e se caracteriza por repetidos episódios de obstrução parcial ou total da via aérea superior durante o sono, causando fragmentação do sono.

Graus da Apneia do sono

Somente realizando o exame de polissonografia, é possível detectar se a apneia do sono é de grau grave. O resultado do grau da apneia é apontado no resumo do resultado do exame, que seguindo índice de apneia e hipopneia do sono para adultos divide-se em:

  • Normal até 5 eventos por hora.
  • Leve até 15 eventos por hora.
  • Moderado até 30 eventos por hora.
  • Grave quando for acima de 30 eventos por hora.

Como diagnosticar a apneia do sono grave

Dores de cabeça bilateralmente, frontal ou occipital ou nucal ao acordar são comuns em paciente com apneia do sono grave. A pausa respiratória durante o sono pode causar aumento de gás carbônico (CO2) no sangue (hipercapnia), sobretudo em pacientes com apneia grave. A cefaléia se torna mais intensa conforme a quantidade das horas de sono, pois quanto mais o paciente permanece dormindo, maior vai ser o acumulo de CO2.

O início do diagnóstico ocorre com base no quadro clinico e através de exames complementares. A confirmação se dá com o estudo laboratorial do sono através do exame polissonográfico. Somente através do exame é possível obter a certeza de ter a apneia do sono e o grau.

A polissonografia trata-se de um exame não invasivo e usado para o diagnóstico de diversos distúrbios do sono. O paciente deve dormir a uma noite sendo monitorado por vários parâmetros. Com o monitoramento é possível verificar quando o paciente está acordado ou dormindo, a atividade elétrica do coração, se ocorre parada da respiração (apneia) ou diminuição (hipopneia) durante o sono, dentre outras variáveis.

A polissonografia para titulação é muito semelhante a basal, entretanto, o paciente vai utilizar um equipamento que gera pressão positiva nas vias aéreas (CPAP ou BIPAP). A titulação é com fim terapêutico, e sua realização é indicada para que a pressão ideal seja determinada para cada paciente.

Sintomas comuns da apneia do sono grave

O sono é essencial para o equilíbrio físico e mental do ser humano, ele possui função restaurativa, termorreguladora, consolida a memória e o aprendizado e promove repouso ao organismo.

A apneia do sono atinge certa de 24% de população do sexo masculino e 9% do sexo feminino. O sinal clinico mais característico é o ‘’ronco’’ sendo relatado pelo próprio paciente e o parceiro.

Os sintomas mais frequentes da apneia do sono são: cansaço ao acordar, sensação de sono insuficiente, sonolência diurna excessiva e piora da qualidade de vida.

Alguns fatores predispõem ao surgimento da SAOS entre eles está a obesidade, sendo um fator modificável, aumento do tecido mole da faringe, obstrução nasal, alterações endócrinas, acromegalia, anormalidades craniofaciais e histórico familiar.

Tratamento da apneia do sono grave

Algumas disfunções podem surgir em decorrência da apneia do sono como a hipertensão arterial sistêmica, arritmias cardíacas, hipertensão pulmonar, refluxo gastresofágico e déficit cognitivo. Por este motivo é de grande importância que o tratamento seja iniciado para prevenir consequências maiores.

O tratamento vai depender do quadro clinico individual do paciente e do índice da doença, verificados através da polissonografia. De uma forma geral o tratamento clinico inclui mudanças dos hábitos de vida, como evitar dormir de barriga para cima, realizar atividade física, perder peso, evitar uso de tabaco e bebidas alcoólicas, etc.

Dentre os tratamentos existentes para esse distúrbio do sono, temos os equipamentos de pressão positiva, que mantem as vias aéreas desobstruídas para a passagem normal de fluxo de ar durante o sono.

O CPAP (pressão positiva continua nas vias aéreas) pode ser encontrado em diversos modelos. A escolha do equipamento vai de acordo com a necessidade de cada paciente. Por isso, é importante que seja feita junto ao acompanhamento do terapeuta responsável.

Onde comprar CPAP

Você encontra o CPAP e outros acessórios para começar o seu tratamento na nossa loja online www.cpaps.com.br, com entrega para todo o Brasil e suporte ao tratamento através de uma equipe de especialistas que podem te acompanhar para melhor adesão e sucesso no tratamento. Contate-nos através do 0800 601 9922, ou pelo Whatsapp.

 

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook