Você já ouvir falar sobre o “exame do sono”? A polissonografia recolhe informações muito importantes para o diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, como o ronco e a apneia do sono. Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento é simples e indolor. Saiba agora como é feita a polissonografia e quando ela é indicada. Leia mais!
Leia também: Polissonografia: saiba tudo sobre o exame do sono
Como é feito e para que serve o exame de polissonografia?
A polissonografia é realizada durante uma noite de sono, por meio de sensores colocados sobre a pele, com auxílio de esparadrapos anti-alérgicos, e um clipe no dedo, que detectam possíveis alterações no sono de adultos ou crianças. O exame monitora as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas.
“O procedimento é indicado para qualquer pessoa, sejam crianças ou adultos, que apresentem sintomas de distúrbios do sono, como ronco, sono agitado, cansaço excessivo, sonolência diurna, dor de cabeça ao acordar e mau humor. A polissonografia analisa a qualidade do sono e ajuda a diagnosticar as doenças relacionadas, como é o caso da apneia do sono”, explica Eduardo Partata, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.
Após a realização do exame, o paciente pode retomar suas atividades habituais normalmente, sem necessidade de repouso.
Como a polissonografia identifica distúrbios do sono?
Para identificar qualquer anormalidade na saúde do sono, várias condições fisiológicas são avaliadas na polissonografia. Por isso, eletrodos são posicionados em pontos estratégicos, para capturar o início e duração de cada estágio do sono, atividade cerebral enquanto dorme, movimento dos olhos, e entre outros fatores comportamentais no sono, que podem indicar algum distúrbio. Além disso, existem as faixas posicionadas no tórax e no abdômen, para registrar o esforço respiratório através do movimento repetitivo e intenso desses membros.
Toda e qualquer anormalidade dessas condições são registradas pelo aparelho de polissonografia e acompanhadas por um técnico capacitado, no decorrer de toda a duração do exame do sono. As especificações são detalhadas no laudo, para que o médico possa indicar o melhor tratamento ao distúrbio do sono.
Polissonografia: cuidados importantes
Apesar de ser um exame simples, alguns cuidados devem ser tomados antes da realização da polissonografia. Nas 24 horas antes do exame, evite alimentos e bebidas estimulantes, como café, refrigerantes e chás que contenham cafeína, bem como bebidas alcoólicas nas últimas 48 horas.
Em caso de gripes, tosses e outros problemas respiratórios que fujam do habitual, o mais indicado é que a polissonografia seja remarcada para garantir que os resultados do exame sejam mais precisos. Já no caso de medicamentos ingeridos diariamente, continue fazendo uso normalmente e leve-os no dia do exame.
Além disso, lembre-se de levar seus objetos pessoais, como escova de dentes, pijama e travesseiro. Aqui no blog da CPAPS, preparamos 5 dicas para você se preparar para o exame de polissonografia.
Conheça a CPAPS!
Com o diagnóstico em mãos, visite nossa loja online! Nós temos as melhores opções para o tratamento dos distúrbios do sono.
Separamos outros conteúdos que podem te interessar:
Apneia do sono: como saber se tenho
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
BOA TARDE
MEU NOME E ROSANA , EU DEPOIS DE UM ASSALDO EM MINHA RESIDENCIA QUE EU FIQUEI DE REFEM ,
COMECEI A RONCA O QUE EU POSSO FAZER PARA PARA DE RONCAR O QUE EU PODERIA FAZER
PORQUE EU ENCOMODO QUEM ESTA DO MEU LADO
Bom dia Nelma. Tudo bem?
Sentimos muito em saber que a senhora passou por uma experiência tão traumática.
Caso esteja tomando algum remédio para auxiliar no sono, é possível que o ronco seja devido ao relaxamento muscular excessivo que esse tipo de remédio causa.
Nesse caso, se a interrupção do medicamento não é possível, o ronco só pode ser controlado com o uso do CPAP.
Aconselhamos que a senhora procure um médico especialista em sono para que ele analise a causa do seu ronco e o melhor tratamento possível.
Tenha um ótimo dia!
Excelente materia muito instrutiva.parabens.
Olá Valdir, como vai?
Agradecemos pelo seu elogio e feedback!
Sempre que precisar de qualquer auxílio, conte com a nossa equipe de atendimento. Permanecemos à disposição para ajudá-lo!
Central de Atendimento: 0800 601 9922
Boa noite meu nome e Francisco, eu gostaria de saber com o exame polissonografia, o medico vai me indicar o remedio para parar de roncar, pois eu ronco muito a noite,
Oi eu suo tanto a noite, no pescoço. A noite em quanto do dormindo. que olha o travesseiro. So no pescoço o que e isto?
Boa noite…meu none é Roseli..notei q após está entrando na menopausa, meu sono modificou, será q tem alguma coisa há ver?ficou um sono leve,qlqr ruido me acorda, acordo mto duante a noite e me sinto cansada durante o dia.,enfim, meu sono,não é restaurador..qual profissional devo procurar para diagnóstico?
Olá Roseli, como vai?
É preciso procurar por uma clínica ou profissional médico especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia para identificar qual distúrbio do sono possui e quais são os melhores métodos para o tratamento.
Olá tenho problema com insônia como fazer esse exame e se eu não conseguir dormir?
Oi boa noite,me afogo durante a noite principalmente quando, minha alimentação contém leite e maionese ,agora mesmo antes de estar escrevendo acordei num desespero afogada ñ sei o que faço .
Eu durmo até no horário de umas 2h da madrugada ou te umas 3h despois não consigo mais dormir poderia me ajudar me danddo uma informação
Olá Genilvado, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Seria muito interessante que buscasse uma clínica ou profissional especializado em sono, a fim de realizar o exame do sono, a polissonagrafia é realizada por meio de sensores colocados sobre a pele durante uma noite de sono e é indicada para qualquer pessoa que apresente sintomas da apneia do sono. Apartir dos resultados observados, o médico obtém o diagnóstico e poderá indicar o melhor tratamento. 😄