Blog CPAPS

Polissonografia: o exame que vai ajudar a melhorar seu sono

polissonografia-sono-cpaps

Você já ouvir falar sobre o “exame do sono”? A polissonografia recolhe informações muito importantes para o diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, como o ronco e a apneia do sono. Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento é simples e indolor. Saiba agora como é feita a polissonografia e quando ela é indicada. Leia mais!

Leia também: Polissonografia: saiba tudo sobre o exame do sono

Como é feito e para que serve o exame de polissonografia?

A polissonografia é realizada durante uma noite de sono, por meio de sensores colocados sobre a pele, com auxílio de esparadrapos anti-alérgicos, e um clipe no dedo, que detectam possíveis alterações no sono de adultos ou crianças. O exame monitora as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas.

“O procedimento é indicado para qualquer pessoa, sejam crianças ou adultos, que apresentem sintomas de distúrbios do sono, como ronco, sono agitado, cansaço excessivo, sonolência diurna, dor de cabeça ao acordar e mau humor. A polissonografia analisa a qualidade do sono e ajuda a diagnosticar as doenças relacionadas, como é o caso da apneia do sono”, explica Eduardo Partata, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.

Após a realização do exame, o paciente pode retomar suas atividades habituais normalmente, sem necessidade de repouso.

Como a polissonografia identifica distúrbios do sono?

Para identificar qualquer anormalidade na saúde do sono, várias condições fisiológicas são avaliadas na polissonografia. Por isso, eletrodos são posicionados em pontos estratégicos, para capturar o início e duração de cada estágio do sono, atividade cerebral enquanto dorme, movimento dos olhos, e entre outros fatores comportamentais no sono, que podem indicar algum distúrbio. Além disso, existem as faixas posicionadas no tórax e no abdômen, para registrar o esforço respiratório através do movimento repetitivo e intenso desses membros.

Toda e qualquer anormalidade dessas condições são registradas pelo aparelho de polissonografia e acompanhadas por um técnico capacitado, no decorrer de toda a duração do exame do sono. As especificações são detalhadas no laudo, para que o médico possa indicar o melhor tratamento ao distúrbio do sono.

Polissonografia: cuidados importantes

Apesar de ser um exame simples, alguns cuidados devem ser tomados antes da realização da polissonografia. Nas 24 horas antes do exame, evite alimentos e bebidas estimulantes, como café, refrigerantes e chás que contenham cafeína, bem como bebidas alcoólicas nas últimas 48 horas.

Em caso de gripes, tosses e outros problemas respiratórios que fujam do habitual, o mais indicado é que a polissonografia seja remarcada para garantir que os resultados do exame sejam mais precisos. Já no caso de medicamentos ingeridos diariamente, continue fazendo uso normalmente e leve-os no dia do exame.

Além disso, lembre-se de levar seus objetos pessoais, como escova de dentes, pijama e travesseiro. Aqui no blog da CPAPS, preparamos 5 dicas para você se preparar para o exame de polissonografia.

Conheça a CPAPS!

Com o diagnóstico em mãos, visite nossa loja online! Nós temos as melhores opções para o tratamento dos distúrbios do sono.

Separamos outros conteúdos que podem te interessar:

Ronco é sinal de doença?

Apneia do sono: como saber se tenho

Como parar de roncar?

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Polissonografia: o exame que vai ajudar a melhorar seu sono' 8 Comentários

  1. 31 de outubro de 2019 @ 17:35

    BOA TARDE
    MEU NOME E ROSANA , EU DEPOIS DE UM ASSALDO EM MINHA RESIDENCIA QUE EU FIQUEI DE REFEM ,
    COMECEI A RONCA O QUE EU POSSO FAZER PARA PARA DE RONCAR O QUE EU PODERIA FAZER
    PORQUE EU ENCOMODO QUEM ESTA DO MEU LADO

    • 1 de novembro de 2019 @ 08:26

      Bom dia Nelma. Tudo bem?
      Sentimos muito em saber que a senhora passou por uma experiência tão traumática.
      Caso esteja tomando algum remédio para auxiliar no sono, é possível que o ronco seja devido ao relaxamento muscular excessivo que esse tipo de remédio causa.
      Nesse caso, se a interrupção do medicamento não é possível, o ronco só pode ser controlado com o uso do CPAP.
      Aconselhamos que a senhora procure um médico especialista em sono para que ele analise a causa do seu ronco e o melhor tratamento possível.
      Tenha um ótimo dia!

  2. 26 de fevereiro de 2020 @ 06:48

    Excelente materia muito instrutiva.parabens.

    • 28 de fevereiro de 2020 @ 10:51

      Olá Valdir, como vai?

      Agradecemos pelo seu elogio e feedback!
      Sempre que precisar de qualquer auxílio, conte com a nossa equipe de atendimento. Permanecemos à disposição para ajudá-lo!

      Central de Atendimento: 0800 601 9922

  3. 20 de junho de 2020 @ 19:12

    Boa noite meu nome e Francisco, eu gostaria de saber com o exame polissonografia, o medico vai me indicar o remedio para parar de roncar, pois eu ronco muito a noite,

    • 23 de junho de 2020 @ 16:08

      Olá Francisco!

      Atualmente o meio de tratamento mais utilizado para Apneia do Sono e consequentemente o ronco, é o CPAP, portanto, é provável que caso haja a confirmação da síndrome, o médico venha a prescrevê-lo para uso durante a noite.

      Vou deixar aqui embaixo um artigo que pode tirar muitas dúvidas:
      https://www.cpaps.com.br/blog/o-que-e-cpap-conheca-e-saiba-mais/

  4. 14 de setembro de 2020 @ 11:03

    Oi eu suo tanto a noite, no pescoço. A noite em quanto do dormindo. que olha o travesseiro. So no pescoço o que e isto?

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook