5 Benefícios reais que o CPAP traz para a saúde

Dormir com aparelho CPAP é a forma mais simples e eficiente de tratar a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), e traz benefícios para a saúde que são sentidos imediatamente e a longo prazo. Confira o post que preparamos para que você conheça as vantagens de tratar a Apneia do Sono com o aparelho CPAP. Boa leitura!

Leia também – Apneia e ronco: descubra como podem impactar a sua saúde

Aqui estão 5 benefícios reais que o aparelho CPAP traz para a saúde

1. Diga adeus ao ronco!

O ronco, que é o principal sintoma da Apneia Obstrutiva do Sono, é, portanto, o ruído causado pela vibração das paredes das vias respiratórias e pelos tecidos moles da garganta durante a passagem forçada do ar através da traqueia comprimida pela musculatura da garganta.

Além disso, o relaxamento excessivo da língua e dos músculos da garganta resulta em um desabamento de toda essa estrutura sobre a via aérea superior, obstruindo, assim, a passagem do ar. Quando essa obstrução dura mais de 10 segundos, temos o que chamamos de evento respiratório ou Apneia Obstrutiva. Importante destacar que esse evento tende a se repetir dezenas de vezes durante uma hora de sono.

Consequentemente, as pausas respiratórias durante o sono provocam a queda de oxigênio no sangue, o que alerta o cérebro para o problema e desencadeia um impulso de adrenalina, fazendo com que o indivíduo acorde parcialmente (microdespertar) e puxe o ar com força, gerando o som do ronco.

Por fim, o aparelho CPAP, através de um tubo e máscara, envia um fluxo de ar constante para as vias respiratórias, com pressão suficiente para manter a passagem do ar desobstruída durante toda a noite, sem causar desconfortos no usuário.

2. Restaura a saúde física

Mulheres felizes após dormir com o aparelho CPAP

A principal queixa de quem sofre com a Apneia do Sono é a fadiga extrema aliada à sonolência diurna mesmo após uma noite inteira de sono.

Isso acontece porque as paradas respiratórias provocam dezenas ou até centenas de micro despertares durante a noite, o que fragmenta o sono e não permite que a pessoa atinja todos os quatro estágios do sono, necessários para um sono restaurador e saudável. O resultado é um acordar mais exausto, com fortes dores de cabeça pela manhã e muita dificuldade de concentração.

O aparelho CPAP acaba com tudo isso!  Dormir com aparelho CPAP garante uma noite de sono ininterrupto, onde é possível passar por todos os estágios do sono, o que permite a completa recuperação do bom funcionamento do organismo, inclusive do cérebro.

Leia também: Aparelhos para ronco CPAP: como ele funciona e para quem é indicado

Logo nos primeiros dias de uso, o CPAP já proporciona benefícios como:
  • Melhor concentração.
  • Menos dores de cabeça e enxaqueca.
  • Acaba com a insônia e traz sono reparador.
  • Melhora a pele, ao permitir a regeneração celular.
  • Melhora o humor e a qualidade de vida.
  • Mais energia e disposição para as atividades do dia a dia.
  • Aumento da saúde e apetite sexual.
  • Traz benefícios para o sono de quem dorme ao lado, pois elimina o som de ronco.
  • Melhora o aprendizado, pois é na fase profunda do sono que ocorre a consolidação da memória do que se aprendeu durante o dia.

3. Fortalece o sistema imunológico

A fragmentação do sono causada pela apneia, por sua vez, diminui a produção das células de defesa do organismo, o que compromete o sistema imunológico e deixa o corpo mais suscetível a infecções, como gripes e alergias.

Por outro lado, o aparelho CPAP permite que todos os estágios do sono se completem. Assim, ele possibilita a recomposição das funções cardiorrespiratórias, resultando em mais energia e disposição para a prática de atividades físicas.

Leia também: Como a atividade física atua sobre o sono

4. Reduz complicações cardíacas e o risco de AVC

Um dos órgãos que mais sofre com a Apneia do Sono é o coração.

A cada vez que o organismo detecta a queda do nível de oxigênio no sangue, um impulso de adrenalina é disparado ao coração, para fazer com que a pessoa desperte para respirar. Esse quadro se repete tantas vezes em uma noite de sono, que, ao longo dos anos, traz sérios prejuízos para a saúde cardíaca, resultando até mesmo em hipertensão.

Em pouco tempo, o CPAP traz um alívio tão grande para esse órgão, que muitas pessoas deixam de fazer uso contínuo dos medicamentos para hipertensão, pois o organismo volta a ser capaz de controlar a pressão arterial sozinho. Dormir com aparelho CPAP evita também a hipóxia (queda do nível de oxigênio no sangue), o que permite a oxigenação adequada do cérebro e a regeneração dos tecidos, melhorando a memória, a concentração, e diminuindo e muito o risco de infarto e acidente vascular cerebral.

5. Aparelho CPAP previne câncer!

O aparelho CPAP tem um papel muito importante na prevenção de diversos tipos de câncer, especialmente os de mama, nas mulheres, e de próstata, nos homens.

A privação do sono restaurador prejudica a produção do hormônio melatonina, um hormônio que inibe o surgimento ou o desenvolvimento de células cancerígenas.

Além disso, a hipóxia (baixo nível de oxigênio no sangue) pode contribuir para tumores por toda parte do corpo, inclusive no cérebro. Consequentemente causar dores musculares e dificultar o processo de cicatrização.

Ao permitir que todos os estágios do sono sejam alcançados e manter a oxigenação sanguínea sempre em níveis saudáveis, o CPAP garante melhora imediata na saúde e muito mais qualidade de vida para o futuro!

Durma melhor com a CPAPS!

Agora que você já conhece os principais benefícios do aparelho CPAP, que tal descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias? A CPAPS é referência no tratamento da apneia do sono e, além disso, oferece um blog repleto de dicas diárias para melhorar seu bem-estar!

Assim, você terá acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes sobre qualidade do sono e qualidade de vida. Portanto, conheça as principais notícias do nosso blog e mantenha-se atualizado!

Na loja da CPAPS você encontra todos os aparelhos e acessórios para o tratamento da Apneia do Sono e terapia respiratória! Acesse o site e converse com um de nossos consultores!

Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!

Ronco e câncer: entenda a relação

Apneia do sono: hábitos saudáveis ajudam a dormir melhor

Compartilhe esse conteúdo

35 comentários

  1. ESTOU CO DIAGNOSTICO DE APNEIA DO SONO A MÉDICA ME ACONSELHOU A ALUGAR UM CPAP PARA ADAPTAR ANTES DE ADQUIRIR. NO MEU EXAME ELE FALOU QUE EU TENHO UM DESVIO DE SÉPTICO MAS NO MOMENTO NÃO SERÁ POSSÍVEL CIRURGIA MOTIVO PANDEMIA CODIV-19. GOSTARIA DE RECEBER ORIENTAÇÃO SE EU COMPRO OU ALUGO MESMO

    • Olá Gilmar,

      Muitas pessoas optam por alugar o aparelho para testar se vão se adaptar. No entanto, a adaptação pode ocorrer na primeira noite, no primeiro mês, ou ainda pode levar 4 meses ou mais, o que é comum de acontecer dependendo de alguns fatores. Se sua intenção é fazer um mês de teste, então seu comprometimento está baixo e sua chance de fracassar é grande. Já acompanhamos pacientes que dormiram bem logo na primeira noite, e outros que demoraram 7 meses para finalmente adaptar. Cada caso é único. A essa altura, o sr. já deve estar informado dos graves danos à saúde que a apneia causa, como por exemplo, risco AVC e infarto. É por isso que desistir não pode ser uma opção.

      No tratamento da apneia do sono, o que menos influencia na adaptação é o modelo e a marca do aparelho CPAP ou BiPAP. Para aumentar as chances de sucesso, o importante é:
      1. ter o diagnóstico correto;
      2. fazer a titulação para saber qual é a pressão mais adequada (podendo ser feita em casa com CPAP automático);
      3. usar uma máscara confortável que esteja adequada às sua necessidades (a máscara não pode ser alugada) e;
      4. ter o acompanhamento de um especialista para resolver os possíveis problemas.

      Sabendo disso, a reflexão que o sr. deve fazer para responder sua pergunta, é se está disposto a pagar o valor equivalente a algumas parcelas dos equipamentos (CPAP e máscara), sabendo que não estará adquirindo o produto e que precisará dele de qualquer forma para cuidar da sua saúde, ou se prefere fazer o investimento e se comprometer com a adaptação no tempo que for preciso.

      Independentemente da sua escolha, na CPAPS.COM.BR o sr. pode optar tanto pela compra quanto pela locação. Dependendo da sua cidade, também poderá contar com ajuda de um especialista da loja física, mas se esse não for o caso, nossos especialistas na Central de Atendimento estão sempre prontos para te ajudar. Alguns modelos de aparelhos enviam os resultados do tratamento diretamente para o nosso sistema, o que permite um acompanhamento personalizado e eficaz mesmo à distância. Estamos sempre à disposição para tirar suas dúvidas. Se preferir entre em contato no 0800 601 9922.

  2. Eu sou usuário do CPAP e realmente vc não deve pensar em alugar e sim em comprar, pois não tem essa de se acostumar ou não, vc terá que usar.

    Uso a um ano e mtas vezes durante o sono eu ainda tiro a máscara, pois não é algo muito legal de se dormir, mas é necessário para minha saúde.

    Antes eu acordava 3x na noite e depois do CPAP acordo no máximo uma.

  3. O CEPAP não deve ser provisorio; ele funcioa muito bem para quem tem apneia do sono; e hoje tem uns mais reduzidos no tamanho e no modelo de ajeitar no rosto; eu uso e nunca irei abandonar..o sono é outro..

  4. Sou usuária de cepap a 5 dias, me adaptei no momento de escolher a melhor máscara. Antes acordava 2 ou 3x para ir ao banheiro, agora não acordo mais, a máscara não me incomoda, me sinto bem. Também é ótimo pra ansiedade. Preferi comprar, foi bem caro, mas estou satisfeita.

  5. Estou usando há uma semana, preferi comprar pois o gasto com o aluguel sairia mais caro e sem o acompanhamento correto, me adaptei logo no primeiro dia, e está me fazendo muito bem.

  6. O CPAP e uma invençao sem igual. Salva vidas e prolonga aparecimrntos de e aritmias cardiacas e hipertensão arterial, Só me errependo de não per usado antes;

  7. Estou fazendo uso a uns meses e sinceramente não sei como fiquei sem o cpap todos esses anos. Meu sono melhorou, acordo sem dor de cabeça, sem estar irritada, fico sem sono durante o dia. Mudou minha vida.. me adaptei logo no primeiro dia até pq não tinha escolha. Meu exame deu 60 paradas respiratórias em uma hr de sono, com o uso do cpac tive uma parada respiratória em uma semana, isso é milagre. Pra onde eu vou eu levo, até cochilos durante o dia eu uso. Super recomendo

  8. Eu comprei aqui um Cpap Yuwell da Gaslive . Muito bom aparelho . Já uso ele á 4 meses . Com o Kit completo . Entrega rápida da loja . Entregou em 3 dias . Estou em São Paulo , Capital . Satisfeito !!! ****

  9. Uso há mais de 10 anos. Não vivo sem ele. Lógico, que o ideal seria não precisar usá-lo. Mas dou graças por existir este aparelho. Quem tem apneia, não tem saída. A diferença é absurda.

  10. Uso a 1 ano. Durmo a noite toda e acabou aquelas irritações e indisposições que tinha durante o dia. Se viajo levo tbm. Nem consigo mais ficar sem

  11. Eu também penso que não adianta muito experimentar para ver se se adapta. A adaptação pode ser rápida ou lenta e um mês não chega para avaliar. De qualquer forma, tem que usar e tem, o melhor é partir com uma atitude positiva, pensar que é uma necessidade de saúde inadiável e convencer-se que se vai adaptar. Depois vai sentir-se tão bem que nunca mais passará sem ele. Vá sem medo.

  12. O CPAP é bom mesmo , a pessoa vira outra .
    Melhora as dores no rosto e no corpo, consegue dormir noite toda e quem tá do lado sente diferença enorme !
    Pra quem tem apneia é a melhor coisa , tira com a mão !!!!

  13. USO O CPAP HA 3 ANOS. NO INICIO NAO ME ADAPTEI COM A MÁSCARA CUJA TRAQUEIA SAIA DE CIMA DO NARIZ E ME INCOMODAVA MUITO. DEPOIS, ACONSELHADA PELO FISIOTERAPEUTA MUDEI PARA A MÁSCARA CUJA TRAQUEIA SAI DO ALTO DA CABEÇA. ME ADAPTEI RAPIDINHO.

    • Olá Efigenia, como vai? Que notícia boa! Realmente é completamente compreesível que no início do tratamento venha a surgir dificuldades para se adaptar ao uso da máscara. Mesmo que tenha essas dificuldades não deve desistir do tratamento com o CPAP. Existem algumas medidas simples que podem facilitar esse processo de adaptação, e além disso a escolha da máscara deve ser realizada de acordo com cada particularidade e singularidade do paciente, como posição em que costuma dormir, tipo de respiração, tipo de pele, se foi indicada alguma pressão para o tratamento, dentre outras informações. Ficamos felizes que conseguiu obter uma boa apdatação com outro modelo de máscara, isso é muito importante para obter bons resultados em sua terapia respiratória! Aqui na CPAPS você conta com o nosso setor Pós Vendas para cuidar da sua apdatação a terapia e prestar todo o suporte relacionado ao CPAP. Isso tudo ocorre de forma gratuita! Para mais informações, entre em contato através do 0800 601 9922 opção 2!😃😄

  14. Iniciei meu tratamento com Cpap essa noite. Gostaria de saber quanto tempo leva para sentir uma melhoria na fadiga e cansaço durante o dia? Obrigado.

    • Olá Max, como vai?

      Dormir com o CPAP todas as noites por pelo menos 4 horas já é o suficiente para sentir alguma melhora na qualidade de vida, mas o ideal é fazer o tratamento todas as noites. Se estiver difícil dormir uma noite inteira, não desista. Tente aumentar as horas de uso gradualmente. Tente dormir uma hora, depois aumente para duas horas e, depois, três horas e assim sucessivamente! Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922 opção 2 =)

  15. Estou usando o cpap a 6 meses, tenho 82 anos, sofri com problemas de apneia, roncos por longos anos, cheguei no estágio de apneia gravíssima, mais depois que comecei usar o aparelho melhorei demais, ainda sinto um pouco de desconforto mais vale a pena, melhorei demais, quando higienizo meu aparelho durmo uma noite sem ele porque demora secar sinto falta, já fico de 8 a 12 horas com ele, para mim está sendo uma benção. Não aluguei porque achei que seria dinheiro jogado fora
    Leu não tinha opção era usar ou usar, é caro, para mim então que sou aposentada foi dificil, comprei pela Internet saiu mais em conta, estou satisfeita, se tenho dúvidas eles sempre dão assistência. Acho que vou usar para sempre, mais agradeço a Deus por me permitir este tratamento. Ainda acordo várias vezes, mais durmo mais tranquila.

    • Olá Antonia, como vai?

      Agradecemos o seu feedback e que sirva de inspiração para quem esteja iniciando a terapia com o aparelho CPAP. Estamos à disposição!

  16. Estou usando o cepap a um mês, após quase 15 anos dormindo separado de minha esposa, e quando viajamos era um inferno, essa é a palavra correta, e isso acabou, uma pena que não tive essa indicação antes, minha vida mudou 100%, melhor investimento que fiz para minha vida, e isso tudo porque peguei uma otite em uma viagem, e encontrei um ótimo médico, que ao me examinar perguntou se eu roncava… os benefícios além do ronco, que foi imediato, ainda estou começando a sentir, principalmente na disposição para me exercitar.

    • Olá Roberto, como vai?

      Agradecemos pelo seu relato, que sirva de inspiração para os pacientes que estejam iniciando a terapia com o aparelho CPAP. Estamos à disposição!

  17. Realmente o uso do CPAP melhorou muito meu sono, comprei-o e no primeiro dia realmente nao dormi, porém no segundo dia ja havia me acostumado, foi algo instantaneo, ja estou usando 1 semana e meu sono eh outro acordo disposta em trabalhar, antes de usa-lo acordava com sono e preguica, mas com o uso dele acordo bem, melhor. confesso que o sono diurno diminuiu mas ainda sinto um pouquito de sono, porem ja nao era como antes que tinha vtde de dormir muito. o aparelho foi caro porem esta valendo cada centavo, so sinto que deveria ter usado ele qdo era menor de idade.

    • Olá Katia, como vai?

      Agradecemos e ficamos felizes com o seu feedback! Que ele sirva de inspiração para quem esteja iniciando a terapia com o aparelho CPAP =)

  18. Durmo utilizando o CPAP a dois meses, depois de descobrir uma AOS numa polissonografia. Acabaram-se os roncos e também acho que diminuíram os riscos cardíacos, pois sou hipertenso. Embora esteja no começo e adaptação, sinto que a qualidade do sono melhorou e não tive episódios de microdespertar nesse período. Estou conseguindo me adaptar, quanto a posição ideal para dormir e a logística de montar, desmontar, guardar e limpar os acessórios (máscara e tubos). Em breve, farei uma consulta ao cardiologista para verificar a minha pressão arterial durante o sono.

    • Olá Carlos, como vai?

      Agradecemos e ficamos felizes com o seu feedback! Que sirva de inspiração para quem esteja iniciando a terapia com o aparelho CPAP. Estamos à disposição!

  19. Estou usando o CPAP há dois meses, porém sinto muito desconforto abdominal devido ao gases, isso é normal?

    • Olá Meire, como vai?

      Quem faz a terapia respiratória com CPAP e costuma respirar pela boca, engole muito do ar enviado pelo aparelho. Isso contribui para a formação de gases e causa a sensação de inchaço e flatulência. Muitos pacientes, inclusive, relatam acordar com o estômago estufado, o que também é bastante desconfortável. A solução mais indicada para estes problemas é controlar mais a respiração bucal e tentar respirar mais pelas narinas, para reduzir a quantidade de ar ingerido e, consequentemente, a sensação de inchaço. Estamos à disposição!

  20. A minha situação estava crítica já há uns 30 anos devido à apneia do sono. No casamento anterior (que durou 23 anos), o ex já reclamava do ronco, mas ele era caminhoneiro, viajava e não tive tantos problemas com isso, o casamento acabou por outros motivos. No casamento atual (de 06 anos) quase houve separação devido ao ronco. O marido não dormia, acordava de mau humor, discutindo, se irritava até com os nossos gatos logo de manhã, xingava, dizia que ia embora, que não aguentava mais “o inferno da vida dele” que era o meu ronco. Realmente ele estava traumatizado e eu magoada ao extremo, é claro! Consultei com o otorrino, ele sugeriu polissonografia para ter um diagnóstico preciso. O resultado foi de 36 eventos de apnéia por hora, ou seja, considerado gravíssimo. Diante disso adquiri o CPAP numa clinica, coordenada por um fisioterapeuta. O preço foi um tanto elevado , visto que na internet tem mais barato, porém tenho monitoramento do uso sem custos, higienização, enfim, me senti mais segura tendo o acompanhamento e as orientações necessárias quanto ao uso, o que compensou pagar um pouco mais. Sobre o ronco? Desde a primeira noite de uso não ronquei mais, agora o marido consegue dormir em paz e melhorou o humor. No início é um pouco estranho devido ao equipamento, traqueia (mangueira de ar) máscara, mas a gente acaba se acostumando. Só sinto muito por não ter adquirido antes, depois de tantas brigas a gente fica magoada e já não é mais a mesma pessoa. Meu conselho a quem sofre de apneia que aprenda a se cuidar e a se amar como estou fazendo e aos casais que sofrem com apneia do sono é que busquem logo o tratamento para evitar todos esses traumas que relatei.

    • Olá Clarice, como vai?

      fico feliz em saber que você encontrou uma solução. A apneia do sono pode realmente impactar a qualidade de vida e os relacionamentos. É ótimo que você tenha consultado um otorrino e realizado a polissonografia para obter um diagnóstico preciso. Adquirir o CPAP foi uma decisão acertada, mesmo que o custo tenha sido um pouco mais elevado. O acompanhamento e as orientações que você recebe certamente valem o investimento.

      Entendo que o início do uso do CPAP possa ser um pouco estranho, mas é encorajador saber que você se acostumou com o equipamento. Seu conselho é valioso: é fundamental que quem sofre de apneia do sono busque tratamento o quanto antes para evitar os traumas e mágoas que você relatou.

      Obrigado por compartilhar sua experiência e por incentivar outras pessoas a cuidarem da saúde e dos relacionamentos.

  21. Gisele Oliveira, me senti grata por conseguir solucionar o meu problema, a qualidade do sono melhorou mesmo, não estou me sentindo sonolenta durante o dia no trabalho. Minha obrigação é compartilhar coisas boas para ajudar outras pessoas que estejam sofrendo com apneia e o tão cruel ronco.

  22. Uso o cpap há vários anos. Já fiz polissonografia duas vezes e, nas duas, o resultado foi apneia obstrutiva grave. A minha dúvida é se, nesse caso, o bipap não seria mais indicado.

    • Olá Norivaldo, como vai? O BiPAP é considerado quando o tratamento com CPAP não é eficaz ou não é bem tolerado. A decisão de usar o BiPAP deve ser feita por um médico especializado em distúrbios do sono ou um pneumologista, que pode avaliar as necessidades individuais do paciente e ajustar o tratamento conforme necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *