ciclo do sono

Ciclo do sono: quando surge a apneia?

Tempo de leitura 2 minutos

Um ciclo do sono completo é composto por cinco estágios. O último – conhecido como sono REM – é caracterizado pela atividade cerebral mais acelerada e de baixa amplitude, por episódios de movimentos oculares rápidos e de relaxamento muscular máximo. A apneia do sono costuma ocorrer entre as fases do sono profundo, o que atrapalha o indivíduo a atingir o REM e, consequentemente, o pleno repouso mental e físico. Vale destacar que uma noite de descanso conta com mais de um ciclo, já que são reiniciados a cada 99 e 110 minutos.

Veja também: Quais são as fases do sono? 

Como é o sono de quem tem apneia? 

A cada ciclo do sono que se completa, há a garantia de um eqilíbrio maior no organismo, revigorando o corpo e a mente. Em razão das paradas respiratórias – causadas pela obstrução parcial das vias aéreas superiores – os pacientes da apneia do sono tendem a acordar inúmeras vezes antes mesmo de atingir o sono REM ou passam pouco tempo nesse estágio, pois despertam com facilidade.

Dessa forma, pessoas com apneia do sono costumam sentir sonolência diurna, dores de cabeça ao acordar, mau humor, cansaço excessivo, dificuldade de concentração e, em casos mais graves, podem chegar até mesmo a ter depressão. Isso porque, como o ciclo do sono não se completa, afeta diretamente o equilíbrio químico e mental.

Conheça o exame do sono 

A polissonografia, também conhecida como “exame do sono” detecta possíveis alterações que podem ocorrer durante uma noite de descanso. Analisa os estágios do sono e verifica a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular e a oxigenação do sangue. São colocados sensores sobre a pele que enviam informações a aparelhos computadorizados e permitem, assim, coletar de dados para a análise do sono em tempo real.

Conheça a CPAPS! 

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

5 dicas para se preparar para o exame de polissonografia

4 bons hábitos que ajudam a melhorar seu sono

3 curiosidades que você precisa saber sobre apneia do sono

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

CPAPS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *