Sente cansaço ao acordar? Você pode sofrer de apneia do sono. Saiba mais!

Sentir cansaço ao acordar ou ter muito sono durante o dia podem ser indícios de um distúrbio, a apneia do sono. Caracterizada por pausas respiratórias durante o sono, essa doença faz com que a pessoa acorde muitas vezes durante a noite, tornando o sono agitado e não reparador. Neste post, você aprenderá a identificar a apneia do sono e qual é o tratamento mais indicado. Continue lendo e confira!

Existe algum medicamento para tratar apneia do sono?

Apneia do sono: quais são os sintomas?

Apesar do ronco ser o principal sintoma da doença, existem alguns outros que merecem atenção:

  • Sonolência excessiva: a dificuldade de se concentrar em atividades diárias, a vontade de dormir enquanto dirige, por exemplo, são fortes indícios da apneia do sono. As pausas respiratórias levam a microdespertares, que evitam o pleno repouso do corpo e da mente, o que causa a sonolência diurna e excessiva.

  • Mau humor: o cortisol é considerado o hormônio do estresse e, portanto, é responsável por causar o mau humor. Quando o sono não é bem aproveitado – como acontece com quem tem apneia do sono – há um aumento da produção deste hormônio. Isso porque a má qualidade do sono afeta diretamente o sistema nervoso.

  • Dor de cabeça ao acordar: devido às pausas na respiração, uma das consequências da apneia do sono é a falta de oxigenação no cérebro. É por isso que acordar com dor de cabeça é um sintoma comum em quem sofre da doença.

  • Impotência sexual: além do sistema nervoso, a apneia do sono afeta também a circulação sanguínea e a produção do óxido de nítrico. Este é um elemento fundamental para a ereção, portanto, pode gerar impotência sexual.

  • Boca seca: geralmente, quem ronca dorme de boca aberta, então é normal que, ao acordar, sinta a boca e garganta secas.

Mas, como saber se eu tenho apneia do sono?

De acordo com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, para ter certeza de que sofre com a apneia do sono, deve ser realizado a polissonografia, mais conhecida como o “exame do sono”. Por meio dela, é possível analisar os estágios do sono do paciente, já que eles sofrem interferência. Além disso, com o exame é possível detectar a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular e a oxigenação do sangue.

“O procedimento da polissonografia é simples, indolor e indicado para todos que apresentem os sinais da apneia do sono. Durante uma noite de sono, são colocados sobre a pele do paciente sensores que analisam os estágios do sono”, conta o especialista.

Aqui no blog da CPAPS, você confere 5 dicas para se preparar para o exame de polissonografia.

Tratamento da apneia do sono

Caso a apneia do sono seja constatada na polissonografia, o profissional indicará o tratamento mais adequado para as necessidades daquele paciente. Um dos tratamentos mais indicados é o uso de um aparelho CPAP, um dispositivo que envia, de maneira contínua, um fluxo de ar para o usuário, que mantêm as vias aéreas superiores abertas.

“Como o CPAP impede que as vias aéreas sejam obstruídas, o aparelho é capaz de eliminar o ronco, melhorar a qualidade do sono, o humor, a produtividade e o vigor durante o dia”, completa Eduardo Partata.

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento da apneia do sono. Caso tenha alguma dúvida, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Separamos alguns conteúdos que podem te interessar:

Apneia do sono: ronco não é o único sintoma

Qual médico trata apneia do sono?

Apneia do sono: como saber se tenho

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhe esse conteúdo

3 comentários

  1. Bom dia!

    Acho que tenho insônia, não sei se tenho apneia. Tenho acordado durante a noite e dormido poucas horas. Acordo com muita dor de cabeça.

    O que devo fazer?

    • Olá Elizabete, como vai?

      As causas da insônia podem ser biológicas, por fatores físicos e também psicológicos. Entre eles, estão o estresse, horários irregulares, medicamentos e até predisposição familiar. Para identificar as causas da insônia, é muito importante buscar uma clínica especializada afim de realizar exames, como a polissonografia, para identificar se possui algum distúrbio do sono. A polissonografia é um exame que monitora o sono, bem como o registro das ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e respiratória, os movimentos oculares e das pernas. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-la!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *