Blog CPAPS

Como a apneia do sono acontece

como-a-apneia-do-sono-acontece-blog-cpaps.com.br
  • Deise Müller
  • 9 de janeiro de 2020

Se você foi diagnosticado com Apneia do Sono ou suspeita que sofre desse distúrbio, mas quer entender como ele acontece e o que pode ter desencadeado, continue lendo esse post e saiba mais!

APNEIA DO SONO: TIPOS E GRAUS DE INTENSIDADE.

tipos-de-apneia-do-sono

A Apneia do Sono é um distúrbio que causa paradas respiratórias durante o sono e pode ter consequências gravíssimas para o organismo, a curto e longo prazo.

Existem três tipos de Apneia do sono:

  • Apneia Obstrutiva: Caracterizada pela obstrução total ou parcial do ar nas vias respiratórias. Normalmente tratada com o aparelho CPAP.
  • Apneia Central: Caracterizada pela ausência de movimentos dos músculos respiratórios por uma falha de comunicação entre o cérebro e o sistema respiratório. Normalmente tratada com o BiPAP.
  • Apneia Mista: Uma mistura de apneia central e obstrutiva, normalmente tendo como principal a obstrutiva. O tratamento com o aparelho CPAP pode ser suficiente, mas é preciso acompanhamento médico da evolução da terapia.

Apneia significa “parada respiratória”, e a Apneia do Sono do tipo obstrutiva (AOS) ocorre quando os tecidos da faringe e a língua relaxam muito, caindo sobre a traqueia e limitando ou obstruindo a passagem do ar.

apneia-obstrutiva-do-sono-cpaps.com.br

Esse quadro pode se repetir dezenas ou até mesmo centenas de vezes durante uma noite de sono, com duração de 10 segundos ou mais.

Como consequência da ausência de respiração, a oxigenação do sangue cai e o cérebro emite alertas que fazem a pessoa acordar por alguns segundos para voltar a respirar. Esses despertares, embora breves e muitas vezes nem mesmo percebidos pelo apneico, fragmentam o sono e impedem que a pessoa atinja a todos os níveis de um sono saudável, trazendo grandes prejuízos para o organismo e sonolência diurna extrema.

Quando a obstrução da via respiratória é apenas parcial, limitando o fluxo de ar em 50% ou mais, temos o que se chama de Hipopneia. Já quando a obstrução é total, chamamos o quadro de Apneia Obstrutiva. Tanto a Apneia quanto a Hipopneia são índices usados para classificar o tipo e intensidade da Apneia do Sono.

Durante a realização do exame de Polissonografia com Titulação de CPAP, são contabilizados todos os eventos respiratórios de Apneia e Hipopneia e divididos pela quantidade de horas dormidas. Assim, obtêm-se o IAH (Índice de Apneia e Hipopneia).

A Apneia do Sono é classificada nos seguintes níveis:

*Apneia do Sono Leve: Com mais de 05 e menos de 15 eventos por hora.

*Apneia do Sono Moderada: Com mais de 15 e menos de 30 eventos por hora.

*Apneia do Sono Grave: Com mais de 30 eventos por hora.

COMO TRATAR A APNEIA DO SONO

tratamento-para-apneia-do-sono-com-cpap

O tratamento considerado Padrão Ouro para a Apneia do Sono é feito com o aparelho CPAP.

O aparelho CPAP é um gerado de fluxo de ar que envia uma pressão positiva e constante que infla a via respiratória do paciente e impede a sua obstrução.

Entretanto, antes de escolher o aparelho e máscara para o tratamento da apneia do sono, é preciso considerar a pressão de ar necessária para resolver todos os eventos respiratórios.

Essa é outra informação obtida com o exame de titulação de CPAP, que é realizado com um aparelho CPAP ou BIPAP automáticos, executando diversos testes com pressões variadas a fim de determinar qual é a pressão de tratamento ideal para o paciente.

O aparelho CPAP entrega fluxos de pressão que variam entre 03 e 20 cmH2O. Já o BiPAP pode entregar até 30 cmH2O de pressão e permite configurar uma pressão inspiratória e outra expiratória, garantindo maior conforto para o paciente que necessite de uma pressão superior a 20 cmH2O, pacientes que não se adaptaram ao aparelho CPAP, ou até mesmo aqueles que possuem alguma complicação respiratória e necessitem de um intervalo de pressão maior entre a inspiração (IPAP) e a expiração (EPAP), como pacientes com DPOC ou doenças neurodegenerativas.

Pacientes com Apneia do sono grave que precisem de pressões de tratamento superiores a 13 cmH2O devem sempre optar por máscaras que possuam suporte de testa, pois esse acessório distribui a pressão pelo rosto e mantém a vedação da máscara durante toda a noite de sono.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender sobre os tipos e graus de intensidade da Apneia do Sono e do tratamento com o aparelho CPAP e BIPAP. Na loja da CPAPS você encontra todos os aparelhos e acessórios para o tratamento da Apneia do Sono e terapia respiratória! Acesse o site e converse com um de nossos consultores!

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook