Uma boa noite de sono é determinante para amenizar grande parte dos problemas relacionados à saúde. Dormir mal ou pouco causa irritação, dores de cabeça, dores no corpo, dificuldades cognitivas, sonolência e diversas mudanças no metabolismo, que deixam o organismo suscetível a outras doenças, como hipertensão, depressão, diabetes e doenças cardiovasculares. Para melhorar a qualidade do sono é preciso alterar rotinas e desenvolver bons hábitos. Confira neste post 4 dicas que te ajudarão a dormir melhor!
Veja também: Fases do sono: conheça a importância de cada uma delas
1.Tente dormir sempre no mesmo horário
O hábito de dormir tarde e acordar cedo tem se tornado cada vez mais frequente na vida das pessoas. Com um dia a dia repleto de afazeres, definir um horário fixo para descansar tem sido uma grande missão. O fisioterapeuta e especialista CPAPS Eduardo Partata conta que é importante ter em mente, que, apesar de todos os seus compromissos e necessidades, é fundamental alinhá-los a uma rotina de sono, para que consiga dormir sempre no mesmo horário. “A intenção é fazer com que o seu corpo se acostume com uma rotina. Isso facilita (e muito!) a chegada do estágio de sono mais profundo, ou seja, quando você mais relaxa”, completa.
2. Consuma alimentos leves antes de dormir
É preciso ter muito cuidado com os alimentos ingeridos à noite, principalmente próximo ao horário de dormir. Ingerir excesso de gordura durante a noite requer uma resposta eficiente e exige um trabalho maior do sistema digestivo, e é aí que está o perigo, pois nesse momento o organismo deveria diminuir sua atividade, para garantir que o corpo consiga descansar durante o sono. Além disso, bebidas energéticas, que podem te deixar acelerado, como café, refrigerantes e alguns tipos de chás (chá mate, chá verde e chá preto), devem ser evitadas antes de dormir.
3.Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir
Um estudo realizado pelo King’s College, de Londres, reuniu dados de 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países, e detectou efeitos negativos – em diferentes níveis de gravidade – quanto ao uso de aparelhos eletrônicos antes do período de descanso.
“Isso pode ser explicado porque a luz emitida pelas telas de celulares, tablets, televisões e computadores diminui a produção de melatonina – responsável pela regulação hormonal do sono. Este hormônio é liberado durante o anoitecer e induz ao sono. Portanto, usar aparelhos eletrônicos antes de dormir dificulta a dormir. O ideal é parar de mexer nestes dispositivos uma hora antes de dormir”, esclarece o fisioterapeuta.
4.Verifique a validade do seu travesseiro
Você sabia que a validade do travesseiro interfere na hora de dormir e, até mesmo, na qualidade do seu sono? Ele deve garantir a sustentação ideal para o seu pescoço em uma altura compatível com a coluna, no entanto, após alguns anos de uso, pode ficar deformado e será necessário realizar a troca!
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
5 soluções que prometem acabar com o ronco
Travesseiro para Ronco: benefícios no tratamento
Injeção contra ronco já está sendo testada no Brasil
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023
Um comentário