Você sente sono excessivo durante o dia? Costuma ter dificuldade para se concentrar durante atividades mais passivas, como palestras e reuniões, ou ter muito sono após o almoço? Saiba que a principal causa da sonolência diurna é a privação do sono, que pode causar diversos problemas, inclusive no trabalho. No post de hoje, você vai descobrir o que causa a sonolência e como resolver este problema. Entenda!
Causas da sonolência diurna
Sentir sono excessivo durante o dia pode estar ligado a muitas causas, geralmente relacionadas à privação do sono. Quem possui apneia do sono, por exemplo, acorda várias vezes durante a noite devido à falta de ar, o que prejudica – e muito – a qualidade do sono. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Barbosa, explica que, em muitos dos casos, a pessoa nem sabe que tem o distúrbio.
“Pessoas que sofrem com apneia do sono tendem a ter sonolência diurna excessiva devido a privação do sono causadas pelas pausas respiratórias enquanto dorme. No entanto, muitas pessoas nem sabem que sofrem com essa doença. Ao perceber os sintomas, como ronco e a sonolência diurna, o ideal é buscar um médico do sono e realizar uma polissonografia, um exame que monitora o sono”, completa Eduardo.
Além da apneia do sono, o uso de medicações e doenças como narcolepsia, depressão e hipotireoidismo podem causar sonolência.
Como evitar a sonolência diurna?
Alguns hábitos podem ajudar a evitar a sonolência e melhorar o rendimento durante o dia. São eles:
-
Gaste mais energia: os exercícios físicos elevam o calor corporal e ajudam evitar a sonolência diurna. Além disso, a queima de gordura e a consequente perda de peso melhoram a respiração, contribuindo para o tratamento da apneia do sono, que é uma das principais causas da sonolência durante o dia.
-
Organize-se para o dia seguinte: a preocupação com a rotina pode prejudicar o sono, causando insônia e, consequentemente, sonolência diurna no dia seguinte. Portanto, antes de se deitar, planeje a lista de afazeres do próximo dia, deixando a cabeça livre desses pensamentos ao se deitar.
-
Faça a higiene do sono: algumas práticas, conhecidas como “higiene do sono”, ajudam a evitar a privação do sono. Busque dormir sempre no mesmo horário e deixe o ambiente propício para uma boa noite de sono: desligue todas as luzes, inclusive a do celular e da televisão, e não fique exposto a barulhos externos.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra muitas outras dicas para dormir melhor! Fique sempre de olho em nossos conteúdos e conheça também a nossa loja online, que conta com as melhores opções para o tratamento da apneia do sono. Caso tenha dúvidas, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Separamos outros conteúdos que podem te interessar:
Apneia do sono: como saber se tenho
É adepto aos chás e cafés? Descubra se a cafeína tira o sono!
Fonte: Eduardo Barbosa – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Quais são os tipos de apneia do sono? - 5 de janeiro de 2021
- Como dormir melhor no verão: confira 7 dicas! - 30 de dezembro de 2020
- Dicas para acabar com a insônia - 23 de novembro de 2020
6 comentários