Blog CPAPS

Sonolência diurna: quais são as causas?

sonolencia-diurna-cpaps
  • CPAPS
  • 11 de julho de 2019

Você sente sono excessivo durante o dia? Costuma ter dificuldade para se concentrar durante atividades mais passivas, como palestras e reuniões, ou ter muito sono após o almoço? Saiba que a principal causa da sonolência diurna é a privação do sono, que pode causar diversos problemas, inclusive no trabalho. No post de hoje, você vai descobrir o que causa a sonolência e como resolver este problema. Entenda!

Causas da sonolência diurna

Sentir sono excessivo durante o dia pode estar ligado a muitas causas, geralmente relacionadas à privação do sono. Quem possui apneia do sono, por exemplo, acorda várias vezes durante a noite devido à falta de ar, o que prejudica – e muito – a qualidade do sono. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Barbosa, explica que, em muitos dos casos, a pessoa nem sabe que tem o distúrbio.

“Pessoas que sofrem com apneia do sono tendem a ter sonolência diurna excessiva devido a privação do sono causadas pelas pausas respiratórias enquanto dorme. No entanto, muitas pessoas nem sabem que sofrem com essa doença. Ao perceber os sintomas, como ronco e a sonolência diurna, o ideal é buscar um médico do sono e realizar uma polissonografia, um exame que monitora o sono”, completa Eduardo.

Além da apneia do sono, o uso de medicações e doenças como narcolepsia, depressão e hipotireoidismo podem causar sonolência.

Como evitar a sonolência diurna?

Alguns hábitos podem ajudar a evitar a sonolência e melhorar o rendimento durante o dia. São eles:

  1. Gaste mais energia: os exercícios físicos elevam o calor corporal e ajudam evitar a sonolência diurna. Além disso, a queima de gordura e a consequente perda de peso melhoram a respiração, contribuindo para o tratamento da apneia do sono, que é uma das principais causas da sonolência durante o dia.

  1. Organize-se para o dia seguinte: a preocupação com a rotina pode prejudicar o sono, causando insônia e, consequentemente, sonolência diurna no dia seguinte. Portanto, antes de se deitar, planeje a lista de afazeres do próximo dia, deixando a cabeça livre desses pensamentos ao se deitar.

  1. Faça a higiene do sono: algumas práticas, conhecidas como “higiene do sono”, ajudam a evitar a privação do sono. Busque dormir sempre no mesmo horário e deixe o ambiente propício para uma boa noite de sono: desligue todas as luzes, inclusive a do celular e da televisão, e não fique exposto a barulhos externos.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra muitas outras dicas para dormir melhor! Fique sempre de olho em nossos conteúdos e conheça também a nossa loja online, que conta com as melhores opções para o tratamento da apneia do sono. Caso tenha dúvidas, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Separamos outros conteúdos que podem te interessar:

Apneia do sono: como saber se tenho

É adepto aos chás e cafés? Descubra se a cafeína tira o sono!

Como acordar disposto?

Fonte: Eduardo Barbosa – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Sonolência diurna: quais são as causas?' 4 Comentários

  1. 1 de julho de 2020 @ 20:10

    No final da tarde se sento para assistir TV, não consigo. Simplesmente apago. Quando acordo estou mole e querendo dormir de novo. Parece um desmaio. Já não aguento mais. Tomo clonasepara. Para dormir pois a noite só consigo dormir 6hs. Me esclareçam o que fazer. Me sinto muito mal.

    • 17 de julho de 2020 @ 15:47

      Olá Lucia Aparecida, como vai?

      Seria importante verificar com o profissional médico, que prescreveu a medicação, afim de certificasse que a quantidade miligramas da medicação está sendo a necessária para seu tratamento, tendo em vista o que vem sentido. Seria interessante ainda, que a senhora visitasse uma clínica especializada em sono, afim de realizar os exames de polissonografia e titulação, afim de identificar qual distúrbio do sono possui e, a melhor forma para o tratamento.

  2. 22 de julho de 2020 @ 20:57

    Claritromicina,
    Márcia Silva

    Bebi claritromicina de 500mg de 8 and 8 horas e, tive alguns simtomas ligeiros de alergia. Para de tomar, passaram 8 horas e continuo com sintomas ligeiros. É preciso ir para o hospital?
    Por favor, ajuda.

    Obrigada

    • 24 de julho de 2020 @ 16:54

      Olá Márcia, como vai?

      Seria importante retornar ao profissional médico que prescreveu a medicação, informando sobre o efeito.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook