Médico especialista em atender apneia do sono

Qual médico trata apneia do sono?

Tempo de leitura 3 minutos

Atualmente, existe uma área de atuação médica conhecida como Medicina do Sono. Trata-se de uma especialidade médica que abrange otorrinolaringologia, pneumologia, neurologia e psiquiatria. Uma solução é escolher o especialista de acordo com os sintomas mais persistentes. Dessa forma, esses médicos conseguem realizar um diagnóstico mais preciso e oferecer opções de tratamento para os pacientes que descobrem ter apneia do sono.

+ Quais são os tipos de apneia do sono?

Existe um médico exclusivo para apneia do sono?

O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Barbosa, explica que, geralmente, o primeiro diagnóstico é feito por um clínico geral que encaminha o paciente ao médico do sono, de acordo com os sintomas da apneia do sono apresentados. “Dependendo dos sintomas, o indivíduo pode ser encaminhado a um neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo um dentista. Tudo vai depender dos sintomas apresentados, como dores de cabeça matinais, insônia e o ronco, que é o mais comum”, completa o fisioterapeuta.

Existem 4 tipos de especialistas que podem auxiliar no tratamento da apneia do sono:

1) Pneumologista

Pessoas que sentem ou acordam com muita falta de ar e/ou os batimentos acelerados, é recomendado se consultar com o pneumologista. Então, ele avaliará a oxigenação no seu organismo e o melhor tratamento para o ronco e os sintomas que somam a apneia do sono.

2) Otorrinolaringologista

Quem sofre de alguma crise alérgica, obstrução nasal e acorda com a boca seca, precisa optar pelo otorrino. Isso acontece porque pessoas com esses sintomas podem reclamar de engasgos durante o sono. Portanto, o otorrino avaliará a possível causa do ronco, para que possa tratar com os recursos ideais.

3) Neurologista

Sono agitado, sonolência durante o dia e alterações de humor são problemas que podem estar relacionados a causa do ronco. Quem sofre com esses sintomas também pode ter dificuldade de manter uma leitura, assistir a um filme e até mesmo perda da concentração. Sendo assim, o médico para solucionar a apneia e o ronco é o neurologista.

4) Fisioterapeuta

Profissionais da saúde como fisioterapeutas especializados, também podem ajudar a diagnosticar a causa do ronco, solicitar exames e prescrever o tratamento. “Os médicos e fisioterapeutas são parte fundamental para diagnosticar o distúrbio que afeta a saúde do sono e para tratar o ronco. Os médicos solicitam a polissonografia, um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, cerebral e muscular durante o sono, e o acompanhamento do tratamento pode ser feito com fisioterapeuta, que oferece suporte e identifica se o tratamento está sendo efetivo”, afirma o fisioterapeuta Eduardo Partata, especialista da CPAPS.

Dicas e unidades onde você pode começar o tratamento de apneia do sono

Com indicação do médico que trata apneia do sono, é provável que o especialista solicitará um estudo do sono, mais conhecido como exame de polissonografia. “A polissonografia é um procedimento que detecta fatores importantes para uma boa noite de sono, como a atividade cerebral, o desempenho cardíaco, o relaxamento muscular e a oxigenação do sangue”, explica o fisioterapeuta Eduardo Partata.

Através desse exame, será possível detectar o tipo de distúrbio do sono e o grau que atingiu, para então escolher o melhor tratamento. O exame de polissonografia é um exame totalmente indolor, e em algumas situações, pode ser realizado na própria casa do paciente.

Você também pode encontrar fisioterapeutas, que irão te indicar médicos parceiros para a realização do exame, além de tirar dúvidas a respeito. Confira as unidades de atendimento da CPAPS:

1) Minas Gerais

2) São Paulo

3) Espírito Santo

4) Brasília

5) Goiás

6) Bahia

7) Paraná

8) Rio Grande do Sul

9) Ceará 

LEIA TAMBÉM

+ Entenda os fatores de risco para apneia do sono em crianças

+ O que acontece se eu ficar 24 horas acordado?

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

27 comentários

  1. Boa noite,estou me comunicando a respeito do sintomas que estou sentindo acordo sem fôlego desesperado pode ser apneia preciso de ajuda
    • Olá Ademir, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Para identificar se possui Apneia do Sono é preciso buscar uma clínica ou profissional médico especializado em sono afim de realizar o exame de Polissonografia. Este é um exame não invasivo que mede todos os estágios do sono do paciente.
    • Olá Manoel, como vai? O ronco durante o sono é um comportamento comum em muitas pessoas, caso ocorra com frequência pode indicar um sinal de alerta para problemas de saúde, como a apneia do sono. O tratamento ideal para eliminar o ronco durante o sono dependerá da causa diagnosticada pelo médico. Dependendo dos sintomas, o profissional de saúde solicitará um estudo do sono, conhecido como polissonagrafia, onde será possível detectar o tipo de distúrbio do sono e o grau que atingiu, para então escolher o melhor tratamento. Você também pode encontrar fisioterapeutas, que irão te indicar médicos parceiros para a realização do exame, além de tirar dúvidas a respeito. 😁
  2. Bom dia, não sei qual médico procurar, meu esposo ronca, e ultimamente ele para de roncar e começa a tremer se bater, aí eu acordo ele, ele responde e dorme de novo e começa tudo outra vez, outro dia pergunto se lembra do sonho ou que eu o acordei e ele fala que não
    • Olá Neide, como vai? É interessante investigar o que pode estar causando esta situação para poder tratar da melhor forma, um Otorrino ou uma clínica do sono podem lhe auxiliar. Você também pode buscar informações com fisioterapeutas, pneumologista e também com neurologista. Hoje é possível tratar o ronco, oferecendo mais disposição e qualidade de vida. Permanecemos à disposição!🥰
  3. Tenho muito problema para dormir, como a parada de respirar que leva a uma aceleração nos batimentos cardíacos que por sua vez me desperta, tenho que me concentrar muito para dormir mas nem sempre adianta, oque devo fazer?
    • Olá Bruno, tudo bem? A Arritmia cardíaca e falta de ar são reclamações comuns de quem sofre com a apneia do sono. O distúrbio do sono faz com que o coração se esforce mais no momento em que bombeia o sangue para o resto do corpo. A explicação disso está no fato de que a apneia do sono provoca paradas respiratórias, fazendo com que a pressão arterial e a frequência cardíaca aumentem, além dos vasos ficarem mais estreitos por conta da baixa oxigenação no sangue. Conforme os episódios da apneia vão ficando mais frequentes, mais é exigido do coração nos batimentos cardíacos. Para identificar qual distúrbio do sono possui, é muito importante buscar uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia, este exame não é invasivo e mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono, através de sensores. Permanecemos á disposição!
  4. Meu esposo não está conseguindo dormir nem a noite e nem o dia. A noite fica com a respiração pesada e ofegante respira depois parece que para, depois começa respirar de novo. Ele não consegue concentrar no sono,é dormindo e acordndo. Durante o dia é com sonolência mais não consegue dormir. O que devo fazer ? Pra que médico levar?
    • Olá Edna, tudo bem? Quando você tem apneia do sono, é normal ter um sono picado (mesmo que você não perceba os despertares noturnos) e não reparador. Com isso surgem sintomas como dor de cabeça ao acordar, sonolência diurna, problemas de memória e queda na produtividade, por exemplo. Você precisa avaliar como está acordando. Se ainda tem dificuldades em passar o dia bem, o mais aconselhado é se consultar com um médico especializado em medicina do sono para realizar uma polissonografia. Para maiores informações, permanecemos à disposição no 0800 601 9922!
  5. ESTOU COM PROBLEMAS SERIO A NOITE PRA DORMIR, MINHA ESPOSA DIZ QUE PARO DE RESPIRAR POR UNS 20 SEGUNDO E VOLTO A RONCAR NOVAMENTE, ELA ACHA QUE ISSO POSSO TER UMA PARADA CARDIORESPIRATORIA E CHEGARA A OBITO DORMINDO
    • Olá Diego, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. A apneia obstrutiva do sono é caracteriza pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias. Nesse caso, o paciente para de respirar dezenas ou até mesmo centenas de vezes durante uma única noite de sono - essa pausas chegam a durar entre 10 segundos ou mais. A ausência da respiração faz com que a oxigenação do sangue caia e o cérebro emita alertas capazes de despertar a pessoa por alguns segundos para que consiga voltar a respirar. O primeiro sintoma que vem à mente quando falamos apneia do sono é o ronco. A polissonagrafia, é conhecida também como o exame do sono, e é realizada por meio de sensores colocados sobre a pele durante uma noite de sono. A partir dos resultados observados, o médico obtém o diagnóstico e poderá indicar o melhor tratamento. Permanecemos à disposição!
  6. Boa tarde! Meu namorado diz que estou roncando cada vez mais alto... Acordo cansada e tenho muito sono durante o dia. Ultimamente tenho comido muito doces e tudo me irrita...
    • Olá SUeli, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. O ronco presente pode estar relacionado a diversos fatores. O primeiro sintoma que vem à mente quando falamos da apneia do sono é o ronco. Quando uma pessoa sofre com a apneia do sono, sua qualidade de vida é interferida bruscamente. É comum sentir dificuldade de dormir e acordar se sentindo indisposto durante o dia, por exemplo. Como resultado, o desempenho no trabalho e nas atividades cotidianas, diminui significativamente. Seria muito interessante que buscasse uma clínica ou profissional especializado em sono, a fim de realizar o exame do sono, a polissonagrafia é realizada por meio de sensores colocados sobre a pele durante uma noite de sono e é indicada para qualquer pessoa que apresente sintomas da apneia do sono. Apartir dos resultados observados, o médico obtém o diagnóstico e poderá indicar o melhor tratamento. 😄
  7. Tenho rinite crônica e obstrução nasal. Estou sofrendo muito com apneia. Minha dúvida é se caso eu precisar do cpap como vou usar, se meu nariz entope muito ao me deitar para dormir? Talvez meu caso nessecite de cirurgia primeiro. Meu Deus me ajuda. Que coisa ruim não poder dormir direito.
    • Olá Roberto, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. A máscara facial é mais indicada para pessoas com congestão nasal frequente, seja devido a problemas como rinite, sinusite ou outros problemas respiratórios como o desvio de septo e pólipos nasais. Caso o ar encontre dificuldade em percorrer o nariz, ele entrará pela boca, uma vez que a estrutura deste modelo abrange o nariz e a boca. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 1!
  8. Boa tarde eu tenho muita dificuldade de acordar e isso tá afetando minha rotina até discuti com meu esposo porque não é fácil querer acordar na hora certa e não consegui se deixar eu durmo até meio dia será apneia ?
    • Olá Luciana, como vai? Obrigado por entrar em contato. Quando você tem apneia do sono, é normal ter um sono picado (mesmo que você não perceba os despertares noturnos) e não reparador. Com isso, surgem alguns sintomas como dor de cabeça ao acordar, sonolência diurna, problemas de memória e queda na produtividade. É preciso avaliar como está acordando, se ainda tem dificuldade em passar o dia bem é aconselhado se consultar com um médico especializado para realizar uma polissonagrafia. Através desse exame, será possível detectar o tipo de distúrbio do sono e o grau que atingiu, para então escolher o melhor tratamento.
    • Olá Talita, como vai? Geralmente, o primeiro diagnóstico é feito por um clínico geral que encaminha o paciente ao médico do sono, conforme os sintomas da apneia do sono apresentados. Dependendo dos sintomas, o indivíduo pode ser encaminhado a um neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista ou fisioterapeuta. Tudo vai depender dos sintomas apresentados, como dores de cabeça matinais, insônia e o ronco, que é o mais comum. Estamos à disposição!
  9. Bom dia . Fiz exame de apneia Uberlândia meu cardiologista falou q estou com apneia e preciso dormi de aparelho queria saber qual especialista né problema devo procurar se ele é o certo nesse caso ou outro tipo neurologista do sono?
    • Olá Renata, como vai? Geralmente, o primeiro diagnóstico é feito por um clínico geral que encaminha o paciente ao médico do sono, conforme os sintomas da apneia do sono apresentados. Dependendo dos sintomas, o indivíduo pode ser encaminhado a um neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo um dentista. Estamos à disposição!
  10. Boa noite, preciso de uma ajuda. Meu filho de três anos ronca muito faz algum tempo, e ultimamente tem demorado para dormir a noite, e dorme muito durante o dia. Observei que enquanto dorme ele não respira pelo nariz, apenas pela boca. Durante o tempo que está acordado pede muita água. Enquanto dorme ele tem muita dificuldade de respirar, seu pulmão fica se movendo muito devagar e com muita força. Estou desesperada, porque ele se engasga o tempo todo enquanto dorme, e eu já não aguento mais ficar tão preocupada e não sei qual especialista buscar. Podem me ajudar, por favor?
    • Olá Andressa, como vai? O mais comum é que a causa do ronco esteja ligada à congestão das vias aéreas da criança que ronca. Contudo, podem haver outros causadores para o problema, como problema dentário, aumento das amígdalas e da adenoide, e má formação dos músculos e do rosto. Por isso, o ideal é consultar um pediatra e, caso necessário, algum especialista do sono. Estamos à disposição!
  11. Acabei de receber o diagnóstico de sindrome da apneia obstrutiva grave . Fiz a polissonografia e o resultado acabou de sair. Qual o médico eu devo procurar para iniciar o tratamento?
    • Olá Dirlene, como vai? O primeiro diagnóstico é feito por um clínico geral que encaminha o paciente ao médico do sono, conforme os sintomas da apneia do sono apresentados. Dependendo dos sintomas, o indivíduo pode ser encaminhado a um neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo um dentista. Tudo vai depender dos sintomas apresentados, como dores de cabeça matinais, insônia e o ronco, que é o mais comum. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *