6 dicas para quem está se adaptando à máscara CPAP

No início do tratamento para apneia do sono, podem surgir dificuldades para se adaptar ao uso da máscara para CPAP. Assim como existem pessoas que logo na primeira vez que utilizam já conseguem ter uma noite de sono completa, tranquila e reparadora, há também aquelas que levam de 1 a 6 semanas para se acostumarem com a sensação da máscara e da pressão.

O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, chama atenção para o que você precisa ter em mente. “Mesmo que sinta dificuldade no começo, não deve desistir do tratamento com CPAP. Existem algumas medidas simples que podem facilitar esse processo de adaptação. Nós, da CPAPS, separamos 6 dicas que vão te ajudar a dormir confortavelmente com a máscara para CPAP”, conta Partata.

Veja também: Dúvidas frequentes sobre CPAP

1.Use a máscara CPAP acordado

Apesar da recomendação ser usar a máscara de CPAP durante a noite – quando acontecem os episódios da apneia do sono – uma ótima maneira para se habituar mais facilmente é usá-la durante o dia, quando estiver em tempo livre, por exemplo. Isso irá te ajudar a se sentir familiarizado com o aparelho. Inclusive, vale deitar, ver televisão e ler com a máscara no rosto.

2. Faça a higienização da máscara para CPAP

É preciso ter um cuidado especial com a sua máscara de CPAP. Lave-a sempre que terminar de utilizar e faça as manutenções corretas – isso facilitará o ajuste e vedação e, consequentemente, a eficiência do tratamento.

3. Aposte no umidificador

Durante o início do tratamento da apneia do sono com a máscara para CPAP, algumas pessoas sentem ressecamento e congestão nasal, o que gera um certo incômodo. Mas, isso pode ser facilmente solucionado! Basta usar um umidificador que seja compatível com o seu aparelho CPAP.

Aqui, na CPAPS, você encontra uma grande variedade de umidificadores. Para conferir as melhores opções, clique aqui!

4.Deixe o rosto limpo para colocar a máscara

Ao longo do dia, nosso rosto acumula muita oleosidade e isso acaba dificultando a completa vedação e fixação da máscara. Por isso, lave e seque corretamente a região do rosto antes de usá-la. Além disso, é importante lembrar de evitar passar cremes ou loções faciais antes de dormir.

5.Comece respirando devagar e profundamente

 Para se adaptar mais rápido à pressão do CPAP, uma dica valiosa é respirar bem devagar e profundamente nos primeiros minutos de uso. Depois, continue respirando normalmente, como se estivesse sem ele.

6.Aumente gradativamente as horas de uso

 Assim como tudo na vida, a melhor forma para alcançar o objetivo final é começar aos poucos e ir se desafiando com o passar dos dias/semanas. Portanto, se está difícil dormir uma noite completa com a máscara de CPAP, fique calmo, não desista e comece com uma hora, depois aumente para duas, três e, assim, sucessivamente. Quando menos esperar, já estará habituado com o aparelho.

Conheça a CPAPS!

 Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Máscara para CPAP ResMed: conheça 4 opções!

Fixador para máscara de CPAP: como usar e higienizar?

Máscara nasal e ar-condicionado: dicas para ter mais conforto!

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhe esse conteúdo

8 comentários

  1. Gostaria muito de poder dormir com CPAP, faz 3 anos q comprei nunca consegui adaptar com aparelho.

    • Olá Nilse, como vai?

      Encaminhamos uma mensagem em seu e-mail afim de auxiliá-la. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

    • Olá Sonia, como vai? Agradecemos por entrar em contato. O ajuste inadequado da máscara para apneia pode ser um dos fatores relacionados ao ruído, uma vez que o ar oferecido pelo CPAP pode estar vazando pelas bordas da almofada (peça de silicone ou gel). Uma boa dica para conseguir ajustar a máscara para apneia é colocá-la cuidadosamente no rosto, seguindo a sequência de ajuste indicada no manual do fabricante, antes de conectar ao tubo ou de ligar o aparelho CPAP. Caso contrário, é possível que a máscara crie dobras ou torça a almofada, o que impossibilitará a aderência da máscara na pele e sua perfeita vedação. Para que possamos te auxiliar em relação as dicas de ajuste da máscara, entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 2! O nosso atendimento é de segunda à sexta-feira, de 8 às 22 horas, e aos sábados de 8 às 14 horas! Te esperamos!! 😁😄

  2. Estou utilizando o cpap há 2 meses mas, até agora, somente 2 noites eu consigo dormir com ele. As demais, sempre tiro após 3 horas de uso pois causa desconforto. O que devo fazer?

    • Olá Rodrigo, como vai? Podemos te auxiliar da adaptação. Entre em contato conosco, através do 0800 601 9922, e selecione a opção 2, para ser atendimento por nossa equipe do suporte. Nosso time de especialistas está à disposição para te auxiliar na utilização dos produtos! 😊

  3. Utilizo CPAP á mais de 6 meses e não consigo me adaptar ao uso da máscara, acabo tirando-a enquanto durmo e acordo na manhã seguinte cansada e fadigada. O que faço?

    • Olá Cláudia, como vai?

      A adaptação à máscara pode parecer um grande desafio no início do tratamento para ronco. Esse período pode ser mais difícil, mas não é nada que não possa ser resolvido! Cada máscara para apneia tem uma sequência correta de ajustes, seguir essa sequência é ideal para quem está começando o tratamento para ronco e é inseguro ao saber se está usando de forma certa, uma vez que isso pode afetar o conforto e vedação durante o sono. A sequência de ajuste vem descrita no manual de cada máscara, mas também é possível encontrar através de vídeos explicativos no site do fabricante. O ponto chave de um bom ajuste para as máscaras em geral, é começar apoiando a almofada (parte macia de silicone ou gel) no rosto, para então passar a fixação na cabeça. A colocação e o ajuste da máscara, dependem também, em grande parte da sua posição de dormir, pois os músculos faciais mudam de posição quando nos deitamos. Por isso, uma boa dica é fazer pequenos ajustes quando já estiver na posição de dormir! Se o tamanho da máscara estiver inadequado para o seu rosto, realmente não terá ajuste que evite desconfortos e vazamentos. A melhor maneira de conferir se o tamanho está adequado é fazendo a medição utilizando o guia de tamanho ou o gabarito. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-la!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *