No início do tratamento para apneia do sono, podem surgir dificuldades para se adaptar ao uso da máscara para CPAP. Assim como existem pessoas que logo na primeira vez que utilizam já conseguem ter uma noite de sono completa, tranquila e reparadora, há também aquelas que levam de 1 a 6 semanas para se acostumarem com a sensação da máscara e da pressão.
O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, chama atenção para o que você precisa ter em mente. “Mesmo que sinta dificuldade no começo, não deve desistir do tratamento com CPAP. Existem algumas medidas simples que podem facilitar esse processo de adaptação. Nós, da CPAPS, separamos 6 dicas que vão te ajudar a dormir confortavelmente com a máscara para CPAP”, conta Partata.
Veja também: Dúvidas frequentes sobre CPAP
1.Use a máscara CPAP acordado
Apesar da recomendação ser usar a máscara de CPAP durante a noite – quando acontecem os episódios da apneia do sono – uma ótima maneira para se habituar mais facilmente é usá-la durante o dia, quando estiver em tempo livre, por exemplo. Isso irá te ajudar a se sentir familiarizado com o aparelho. Inclusive, vale deitar, ver televisão e ler com a máscara no rosto.
2. Faça a higienização da máscara para CPAP
É preciso ter um cuidado especial com a sua máscara de CPAP. Lave-a sempre que terminar de utilizar e faça as manutenções corretas – isso facilitará o ajuste e vedação e, consequentemente, a eficiência do tratamento.
3. Aposte no umidificador
Durante o início do tratamento da apneia do sono com a máscara para CPAP, algumas pessoas sentem ressecamento e congestão nasal, o que gera um certo incômodo. Mas, isso pode ser facilmente solucionado! Basta usar um umidificador que seja compatível com o seu aparelho CPAP.
Aqui, na CPAPS, você encontra uma grande variedade de umidificadores. Para conferir as melhores opções, clique aqui!
4.Deixe o rosto limpo para colocar a máscara
Ao longo do dia, nosso rosto acumula muita oleosidade e isso acaba dificultando a completa vedação e fixação da máscara. Por isso, lave e seque corretamente a região do rosto antes de usá-la. Além disso, é importante lembrar de evitar passar cremes ou loções faciais antes de dormir.
5.Comece respirando devagar e profundamente
Para se adaptar mais rápido à pressão do CPAP, uma dica valiosa é respirar bem devagar e profundamente nos primeiros minutos de uso. Depois, continue respirando normalmente, como se estivesse sem ele.
6.Aumente gradativamente as horas de uso
Assim como tudo na vida, a melhor forma para alcançar o objetivo final é começar aos poucos e ir se desafiando com o passar dos dias/semanas. Portanto, se está difícil dormir uma noite completa com a máscara de CPAP, fique calmo, não desista e comece com uma hora, depois aumente para duas, três e, assim, sucessivamente. Quando menos esperar, já estará habituado com o aparelho.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Máscara para CPAP ResMed: conheça 4 opções!
Fixador para máscara de CPAP: como usar e higienizar?
Máscara nasal e ar-condicionado: dicas para ter mais conforto!
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- 3 motivos para você trocar máscara, filtro e outros acessórios do CPAP - 22 de janeiro de 2021
- ResComf: como utilizar o ozônio para higienizar CPAP e máscaras - 6 de janeiro de 2021
- Sono e tecnologia: como o seu celular atrapalha o descanso - 30 de dezembro de 2020
2 comentários