Você já se perguntou por que temos pesadelos e como eles acontecem? Associado a sentimentos negativos, como ansiedade ou medo, este tipo de sonho perturbador faz com que a pessoa, na grande maioria das vezes, desperte no meio da noite sentindo-se mal. Quando os pesadelos acontecem poucas vezes podem estar ligados a estresse ou ansiedade e são considerados como algo normal.
É preciso atenção quando tornam-se frequentes e causam angústia, má qualidade do sono ou medo de ir dormir. Nesses casos, faz-se necessário o acompanhamento médico, pois podem estar relacionados a algum distúrbio. No post de hoje, vamos explicar como acontecem os pesadelos e de que forma estão associados à apneia do sono.
Veja também! Pesadelos: um alerta para quem tem apneia do sono
Como os pesadelos acontecem?
Assim como os sonhos, os pesadelos costumam acontecer durante a fase mais profunda do sono, conhecida como REM (sigla em inglês para movimento rápido dos olhos). Segundo o pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Suffolk, Gary Fireman, os pesadelos são uma forma de processar emoções e experiências que não conseguimos compreender direito enquanto acordados.
O especialista explica que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.
Como a apneia do sono influencia a ter pesadelos?
Durante os eventos da apneia do sono, o nível de oxigênio cai e o cérebro percebe que a queda na oxigenação pode ser uma ameaça para o organismo. Ele entende que está sendo sufocado pelo próprio corpo e que, se nada for feito, pode ter um colapso ou ir a óbito. Por isso, pesadelos com afogamento, sufocamento e a luta para chegar a uma superfície que não se consegue alcançar, ocorrem inconscientemente para que a apneico acorde e volte a respirar normalmente.
Como evitar os pesadelos?
De acordo com o fisioerapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, para quem sofre de apneia do sono, a melhor forma de evitar que os pesadelos continuem é iniciar o tratamento do distúrbio. O aparelho CPAP é considerado padrão-ouro para tratar a apneia do sono. Clique aqui e confira todos os seus benefícios.
“Há, ainda, outros hábitos que ajudam a impedir que os pesadelos aconteçam. São eles: reduzir a quantidade de cafeína ingerida; incluir a prática de exercícios físicos na rotina; evitar ouvir/ler/assistir histórias assustadoras antes de dormir e maneirar no consumo de bebidas alcoólicas e remédios”, finaliza.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Quantas horas é preciso dormir por dia?
Como o sono afeta a beleza e o bem-estar?
Terapias auxiliares para o tratamento da apneia do sono
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- 3 motivos para você trocar máscara, filtro e outros acessórios do CPAP - 22 de janeiro de 2021
- ResComf: como utilizar o ozônio para higienizar CPAP e máscaras - 6 de janeiro de 2021
- Sono e tecnologia: como o seu celular atrapalha o descanso - 30 de dezembro de 2020