Quem nunca sonhou que estava caindo? Ou se afogando e sufocando? Os pesadelos são sonhos ruins que despertam sensações de medo, angústia, tristeza e raiva e afligem ao menos metade da população mundial esporadicamente. Mas, afinal, por que eles acontecem com mais frequência em que sofre com a apneia do sono? Saiba tudo sobre o assunto neste post do Blog CPAPS!
Como acontecem?
Os pesadelos geralmente acontecem durante a fase mais profunda do sono, a REM, que dura, em média, meia hora e pode se repetir até seis vezes por noite. Isso significa que podemos ter até seis sonhos ou pesadelos por noite. No entanto, não nos lembramos de tudo que sonhamos, apenas quando acordamos logo após os pesadelos acontecerem, o que é bastante comum, pois eles trazem uma carga emocional grande.
Apneia do sono causa pesadelos
A apneia do sono pode ser a culpada de tantos pesadelos. Durante os eventos respiratórios causados pelo distúrbio, o nível de oxigênio fica abaixo do necessário, o cérebro sente essa queda na oxigenação e percebe que pode ser uma ameaça para o organismo.
Nesse momento dos eventos da apneia do sono, o cérebro entende que está sendo sufocado pelo próprio corpo e que, se nada for feito, pode ter um colapso ou ir a óbito. Assim, os pesadelos com afogamento, submersão de areia e a luta para chegar a uma superfície que não se consegue alcançar, a visão que escurece vagarosamente, além do sufocamento, ocorrem inconscientemente para que a pessoa acorde e volte a respirar normalmente.
Ao acordar de pesadelos como esses, decorrentes da apneia, muitos portadores do distúrbio relatam que se levantam já inspirando o ar profundamente e sentindo dificuldade de respirar, e em alguns casos também transpirando excessivamente.
É possível impedir os sonhos ruins?
Para as pessoas que sofrem com a apneia do sono, a melhor forma de impedir que os pesadelos continuem se repetindo é fazer o tratamento do distúrbio. Embora a apneia não tenha cura, é possível tratá-lo para eliminar os eventos respiratórios, ter um sono mais tranquilo, acordar mais disposto, além de cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida.
O CPAP tem sido o aparelho mais usado para tratamento da apneia do sono, devido a sua simplicidade no uso, eficácia e facilidade de adaptação e, por isso, a melhor solução para o tratar o distúrbio.
Além disso, alguns hábitos podem te ajudar a evitar os pesadelos, como diminuir a quantidade de cafeína ingerida e fazer atividades físicas. Além disso, reduza o contato com histórias assustadoras antes de dormir, se você se impressiona facilmente, e evite o exagero nas bebidas alcoólicas e remédios. Caso você tenha passado por um evento traumático recentemente e os pesadelos tenham se tornado frequentes depois disso, é indicado procurar um psicólogo.
Se você tem algum distúrbio do sono e isso está atrapalhando suas noites, visite nosso site CPAPS.com.br. Lá você encontra tudo que precisa para tratar a apneia e, assim, melhorar a qualidade do seu sono e de sua vida!
- 6 dicas para melhorar sua terapia com CPAP em 2025 - 10 de janeiro de 2025
- Anvisa aprova detecção de apneia do sono pelo Apple Watch - 9 de janeiro de 2025
- Psicoterapia é eficaz contra a insônia? - 3 de janeiro de 2025
23 comentários