Sofrer com a insônia é muito ruim, não é mesmo? Afinal, o sono é uma parte muito importante do nosso dia, onde podemos descansar, revitalizar as energias e, claro, recuperar o nosso corpo. Além disso, dormir é indispensável para manter uma boa saúde física e mental, te ajudando a manter uma melhor qualidade de vida e bem-estar – influenciando a sua vida pessoal e profissional.
Embora poucas pessoas saibam, a insônia tem se tornado um problema cada vez mais comum entre as pessoas. Conforme afirmado por um especialista em saúde, a Associação Brasileira do Sono (ABS) divulgou que cerca de 73 milhões de brasileiros são acometidos pela insônia no país. Isso contribui para o aumento de casos de diversas doenças, já que a qualidade do sono influencia na saúde do corpo e da mente de uma pessoa.
Quando convivemos com o problema ou conhecemos alguém que tem insônia, é comum que a primeira coisa que façamos é ficar buscando motivos que causam as noites sem dormir. Numa dessas buscas, nos deparamos com inúmeras causas para o problema que, muitas vezes, podem ser mitos. Por isso, neste conteúdo, trouxemos uma série de mitos e verdades sobre a insônia, assim como contamos quais são as principais causas do problema. Continue a leitura e confira!
Insônia no Brasil: confira alguns dados
Conforme afirmamos anteriormente, a insônia é um problema que atinge diversos brasileiros atualmente. Segundo um estudo realizado pela Royal Philips, por exemplo, por volta de 36% da população do país reclamam de sofrer com problemas de insônia. A pesquisa ainda ressalta que 69% dos entrevistados acreditam que a qualidade de sono influencia na saúde e bem-estar.
Além disso, ainda de acordo com a pesquisa feita pela empresa de tecnologia, seis em cada 10 entrevistados se queixam de sofrer com a sonolência diurna pelo menos duas vezes na semana. Outro ponto importante a se observar sobre o estudo é que 67% dos voluntários acordam ao menos uma ou duas vezes por noite frequentemente, ou seja, o episódio de despertares noturno é recorrente, e não apenas ocasional.
Leia também:
+ Como saber se tenho insônia?
+ Dicas para acabar com a insônia
+ Insônia e transtornos de ansiedade em época de coronavírus
Conforme afirmado pelos pesquisadores, os dados obtidos durante o estudo sugerem que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância do sono para a saúde. Contudo, para os especialistas, infelizmente, a qualidade de sono ideal ainda é algo muito fora do alcance para algumas pessoas.
Vale ressaltar que durante o período que estamos vivendo, em meio à pandemia de Covid-19, muitos brasileiros passaram a se queixar de problemas para dormir e insônia. Alguns dados divulgados pela PebMed afirmam que cerca de 70% da população brasileira está apresentando dificuldades para dormir durante a pandemia. A pesquisa foi realizada com 1600 pessoas, em diferentes estados brasileiros, majoritariamente em São Paulo.
Portanto, segundo todos os dados que trouxemos acima, podemos concluir que a insônia é um problema muito comum entre os brasileiros. Contudo, devido ao número de pessoas afetadas por ela, é comum que existam diversas teorias sobre os motivos que levam às noites sem dormir e como tratar isso. No entanto, nem todos são verdades, como você pode ver a seguir, neste conteúdo!
Confira 10 mitos e verdades sobre a insônia
Por estar se tornando um problema cada vez mais presente na vida das pessoas, especialmente os brasileiros, é comum que as teorias infundadas sobre a insônia acabem aparecendo. Se você perguntar para cada pessoa que conhece quais os motivos que ela afirma causar problemas para dormir, com certeza ela terá no mínimo 10 razões causadoras das noites em claro.
Contudo, devido a isso, é muito comum que ouçamos motivos infundados que causem os problemas para dormir. Por isso, às vezes fica difícil saber o que é ou não verdade sobre a insônia. Pensando em solucionar esse problema, neste conteúdo, nós trouxemos uma lista com 10 informações sobre a insônia e discutimos se elas são verdadeiras ou não. Continue a leitura e confira mais sobre o assunto!
1. O álcool ajuda a dormir melhor
Mito! É comum que muitas pessoas acreditem que o álcool ajuda a relaxar melhor e, consequentemente, promove uma boa noite de sono. Contudo, embora a bebida alcoólica possa ajudar a adormecer mais facilmente, o sono perde muito a qualidade desejada quando a pessoa dorme sob influência de qualquer bebida.
Além de poder te causar uma ressaca horrível no dia seguinte, é provável que você ronque muito, já que o álcool promove um relaxamento muscular, fazendo com que os músculos da garganta e língua relaxem excessivamente, aumentando o ruído durante o sono. Outro ponto importante a se observar é que, de acordo com um estudo publicado pela JMIR Mental Health, o álcool pode prejudicar a qualidade do sono em até 40%.
2. As atividades físicas ajudam a dormir
Verdade! Diversos estudos comprovam que a prática regular de atividades físicas contribui significativamente para a melhora da qualidade do sono de uma pessoa. Aqueles que praticam exercícios demonstram mais facilidade para relaxar, o que proporciona um sono mais profundo e diminui os despertares noturnos.
Além disso, vale lembrar que a não prática de exercícios físicos pode ocasionar o desenvolvimento ou agravamento de diversas doenças e, inclusive, pode dobrar as chances de morte. Dessa forma, uma boa alternativa para melhorar a qualidade do seu sono é iniciar uma rotina de vida mais ativa, frequentando academias ou praticando atividades ao ar livre.
Leia também: Vida de atleta: quais os benefícios para saúde respiratória
3. A insônia só é causada por fatores psicológicos
Mito! Embora os problemas psicológicos influenciem muito e possam causar sérios problemas de insônia, afirmam que eles são os únicos fatores que acometem o problema é um grande erro. Diversos hábitos alimentares, doenças e distúrbios do sono, como a apneia do sono, podem, sim, causar a insônia também.
Contudo, vale lembrar que os fatores psicológicos ocasionam, sim, problemas para pegar no sono ou insônia. No entanto, como afirmamos acima, eles não são os únicos fatores culpados por isso. Dessa forma, é importante se atentar a diversas partes da sua vida, hábitos e cotidiano a fim de descobrir o que está causando sua insônia.
Leia também: A apneia afeta a saúde mental e pode causar a depressão
4. Usar o celular antes de dormir ajuda a pegar no sono
Mito! Embora muitas pessoas estejam acostumadas a ir dormir com o celular na mão e ficar nas redes sociais, lendo ou assistindo vídeos até pegar no sono, o uso de aparelhos eletrônicos pode prejudicar a qualidade de sono e, muitas vezes, causar a insônia. Por isso, é bom evitar o uso do aparelho algumas horas antes de se deitar.
Essa relação entre a tecnologia e o sono se deve principalmente à luz azul, presente em todos os aparelhos eletrônicos, como TVs, smartphones e computadores. Ela é um tipo de luz artificial que o nosso cérebro pode entender como a luz do dia. Dessa forma, nosso corpo entende que é “hora de ficar acordado” e, então, esses aparelhos atrapalham a qualidade do sono e causam insônia.
Leia também: Sono e tecnologia: como o seu celular atrapalha o descanso
5. É possível aprender a dormir melhor
Verdade! É possível melhorar a qualidade do sono e acabar com a insônia praticando uma boa higiene do sono. Para isso, é preciso fazer algumas alterações na rotina do dia a dia, diminuindo o consumo de alimentos e bebidas nocivas ao sono. Além disso, é importante buscar um médico do sono, que entenderá melhor as causas da sua insônia e, assim, ajudará a acabar com o problema.
Leia também: 5 dicas para dormir melhor
6. Existem alimentos que ajudam a dormir
Verdade! Estamos muito acostumados em ouvir que comer antes de dormir faz mal à saúde, causa insônia ou engorda. Contudo, tudo depende do que você come e da quantidade, claro. Segundo especialistas, consumir alimentos antes de se deitar faz com que o corpo permaneça mais alerta, o que contribui para a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina.
Contudo, o segredo está em não exagerar e não consumir alimentos muito pesados antes de ir pra cama. Além disso, existem alguns alimentos que ajudam muito a relaxar e ter uma noite de sono mais agradável, por exemplo. Vale dar preferência a um jantar mais leve e, antes de ir dormir, um chá relaxante para pegar no sono mais facilmente.
Leia também: Alimentação, sono e saúde: entenda a relação
7. A insônia diminui com o tempo
Mito! A insônia não é um problema que se resolve sozinho ou melhora com o tempo. Sua qualidade do sono só voltará ao normal após descobrir e tratar aquilo que está causando os problemas para dormir. Por isso, não fique esperando muito tempo, ao notar problemas com insônia, busque um especialista e identifique logo o causador.
Leia também: A importância do sono para a saúde
8. O corpo se acostuma com a privação de sono
Mito! É comum ouvirmos por aí: “Eu já me acostumei a dormir pouco e a passar noites em claro, só preciso compensar no final de semana.”. Embora muitas pessoas acreditem que nosso corpo se acostume com as horas sem dormir ou que podemos compensar no final de semana, isso está errado e pode gerar muitas consequências para a nossa saúde física e mental.
É muito importante que consigamos dormir uma quantidade saudável de horas todas as noites. Alguns estudos afirmam que apenas após uma noite sem dormir, as pessoas apresentam diversos problemas para realizar as tarefas diárias que envolvem as funções cognitivas ou de vigilância. Portanto, faz-se necessário um sono de boa qualidade.
Leia também: A privação do sono pode prejudicar a visão
9. Café atrapalha o sono
Verdade! Com toda a certeza você já deve ter ouvido algum familiar ou amigo te falando para não tomar café à noite, porque isso vai te tirar o sono. Pois é, quem te falou isso está completamente certo! E não é só o cafezinho que vai te tirar o sono, qualquer bebida com cafeína, como chás-pretos, energéticos e refrigerantes te atrapalhão a dormir.
Estudos comprovam que a cafeína, quando consumida algumas horas antes de dormir, afeta o ritmo circadiano e antagoniza os receptores cerebrais que facilitam o sono. Dessa forma, qualquer alimento ou bebida que contenha cafeína deve ser evitada durante à noite, a fim de garantir uma melhor qualidade de sono.
Leia também: É adepto aos chás e cafés? Descubra se a cafeína tira o sono!
10. Fumar antes de dormir causa insônia
Verdade! Se você conhece ou convive com alguma pessoa que fuma regularmente, com certeza já deve ter ouvido falar: “Fumar um cigarro antes de dormir ajuda a dormir!”. Contudo, isso não é verdade. O consumo do cigarro, principalmente antes de ir dormir, contribui para a insônia e diminui a qualidade do sono durante a noite.
Isso acontece porque a nicotina afeta diretamente a produção de melatonina, o hormônio que é responsável pelo sono. Além disso, o cigarro contribui para a produção de adrenalina, promovendo um estímulo para o corpo. O resultado disso é o problema para a insônia e, em casos onde a pessoa consegue pegar no sono, uma noite com sono superficial e fragmentado.
Leia também: Cigarro antes de dormir: quais os riscos à saúde do sono?
Quer saber mais sobre saúde do sono? Confira nosso blog
Aqui no nosso blog, você tem acesso a uma série de artigos interessantes sobre saúde do sono, qualidade de vida, bem-estar e apneia do sono. Todos os nossos conteúdos são voltados para informação, a fim de te ajudar a melhorar a saúde do seu sono e vida. Caso tenha interesse em saber mais sobre diversos assuntos relacionados aos temas, clique aqui e acesse a home do nosso blog!
- Como as máscaras faciais AirFit ajudam a melhorar seu sono - 6 de dezembro de 2024
- Horário de Verão prejudica o sono? - 5 de dezembro de 2024
- O que é a Apneia Central do Sono? Descubra! - 4 de dezembro de 2024