Você sabia que a prática de exercícios físicos, além de garantir um melhor condicionamento físico, também auxilia na melhora da sua saúde respiratória. Ter uma “vida de atleta”, praticando exercícios regularmente ajuda, ainda, na prevenção à obesidade e no cuidado do coração, assim como na melhora de doenças como a bronquite, rinite e asma.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope no ano de 2015, cerca de 44% dos brasileiros sofrem com os mais diversos sintomas de problemas respiratórios, sendo os mais comuns a bronquite e a asma. Pelo afirmado na pesquisa, a maior parte dos entrevistados afirmaram que esses problemas afetam muito a vida de uma forma negativa – dificultando o sono, trabalho e prática de atividades físicas.
Além disso, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 20% de brasileiros são acometidos efetivamente por doenças respiratórias, que é a quarta maior causa de internações no Brasil. Essas doenças dificultam as atividades mais diversas, como a prática de exercícios, por exemplo.
As doenças respiratórias comuns no país são diversas, como por exemplo a apneia do sono, que se manifesta durante a noite e se caracteriza por interrupções respiratórias que se dão por meio da obstrução das vias aéreas. Contudo, várias outras acometem os brasileiros. Confira uma lista das doenças respiratórias mais comuns no Brasil:
- Asma;
- Rinite crônica;
- Tuberculose;
- Sinusite crônica;
- Doenças pulmonares obstrutivas (DPOC).
Contudo, optar por uma vida mais saudável e ativa, adicionando mais exercícios físicos ao seu cotidiano tende a ajudar muito no tratamento de diversas patologias respiratórias. Neste post, trouxemos informações incríveis relacionadas a como a vida de atleta pode fazer a diferença na sua saúde e quais os exercícios indicados para quem sofre com doenças respiratórias. Confira!
Problemas respiratórios x Atividades físicas
É comum que diversas pessoas que apresentam problemas respiratórios acreditem que o esforço físico vá dificultar a respiração. Contudo, funciona ao contrário, já que eles ajudam a melhorar a saúde. No entanto, manter um estilo de vida sedentário é que, na verdade, atua no agravamento de doenças respiratórias crônicas.
Leia também:
+ Descubra como a nebulização ajuda em doenças respiratórias
+ 5 doenças pulmonares que causam o ronco (e por quê)
+ O que pode causar o cansaço excessivo?
Segundo especialistas, o fortalecimento muscular é indispensável para um melhor fluxo de oxigênio pelas vias aéreas. Contudo, no começo da prática de exercícios, o paciente pode apresentar problemas diversos e maior cansaço – o que se deve à falta de hábito de prática de exercícios, que melhora de acordo com o tempo.
Todavia, ao decidir se matricular em uma academia, box de crossfit ou aula de natação, é preciso tomar alguns cuidados: antes de tudo, é indicado que o paciente busque um especialista que vai o ajudar a selecionar quais são os exercícios mais indicados para o seu caso específico e, também, a intensidade máxima a qual ele pode se submeter.
No caso de pessoas que sofrem com falta de ar, por exemplo, o ideal é que se evite áreas muito isoladas – como a prática de trilhas – já que, caso haja algum problema, demoraria até o socorro chegar. Outro ponto de atenção é o exercício ao ar livre em dia com clima seco, que pode interferir na dificuldade respiratória.
Mas então, quais são os exercícios ideais para quem sofre com problemas respiratórios? Bom, existem inúmeras atividades físicas que podem – e devem – ser praticadas por pacientes acometidos por problemas respiratórios crônicos. Neste post, listamos alguns para você. Continue a leitura e confira agora mesmo como você pode atingir o lugar mais alto do pódio da saúde!
Quais exercícios ideais para quem sofre com doenças respiratórias?
Como você já viu, existem diversos benefícios das atividades físicas e elas podem, sim, ajudar no tratamento de diversas doenças respiratórias. Abaixo, trouxemos uma lista com dicas de diversas atividades que você pode inserir na sua rotina que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável e mais saúde respiratória. Confira:
- Natação;
- Dança;
- Caminhada;
- Bicicleta;
- Pular corda;
- Academia;
- Crossfit – com permissão do médico.
Leia também: Oxímetro de pulso de dedo portátil: importante aliado na prática de esportes
Saiba tudo sobre saúde respiratória
O que achou das dicas de exercícios e informações que trouxemos para você hoje? Esperamos que tenha gostado e que, a partir de agora, adicione mais atividades físicas ao seu dia a dia. E, para saber mais sobre saúde respiratória, qualidade de vida e sono saudável, continue lendo os artigos do nosso blog clicando aqui!
- Qual a importância da hidratação para o sono? - 20 de janeiro de 2025
- Guia de Verão: dicas para aproveitar a estação com mais saúde em 2025 - 16 de janeiro de 2025
- Qual é o exame para descobrir a apneia do sono? - 14 de janeiro de 2025