insonia-ansiedade

Insônia e transtornos de ansiedade em época de coronavírus

Tempo de leitura 2 minutos

É inegável que a pandemia tem gerado muitas incertezas. Grande parte das pessoas tem sentido dificuldade para se adaptar a essa nova realidade. O fato de não poder sair de casa para espairecer a cabeça, somado ao medo do futuro e toda essa dúvida quanto ao presente podem desencadear ansiedade. Isso afeta diretamente o sono, já que os pensamentos ficam acelerados e dificilmente a pessoa conseguirá relaxar e dormir tranquila. Continue acompanhando este post para entender melhor qual a relação entre coronavírus, ansiedade e sono.

Veja também! Sono na quarentena: saiba como dormir melhor

Sono e ansiedade na quarentena: entenda a relação

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realizou uma pesquisa sobre os problemas de saúde mental na pandemia. Os resultados apontam que os casos de ansiedade e estresse em brasileiros aumentaram 80%. O que justifica o Brasil liderar a lista de países que mais tem sofrido com ansiedade por causa da pandemia da Covid-19 (entre 16 países analisados pelo Instituto Ipsos).

Ainda de acordo com o Ipsos, a dificuldade para dormir tem sido um dos grandes problemas enfrentados pela população durante este período de quarentena. Os estudos revelam que 26% dos brasileiros têm sofrido com a insônia. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que isso está associado à dificuldade de adaptação, que aumenta os níveis de estresse e contribui para o desenvolvimento da ansiedade, afetando diretamente o sono.

Como controlar a ansiedade para dormir melhor?

Para trabalhar a ansiedade, o melhor a se fazer é praticar exercícios de respiração. Partata relata que pessoas que sofrem de ansiedade costumam respirar de forma inadequada, e isso pode inclusive ocasionar em falta de ar e taquicardia.

“Uma dica importante e fácil de aplicar durante uma crise de ansiedade e até mesmo para ajudar a dormir, é focar na respiração. Inspire o ar pelo nariz contando devagar até quatro, depois segure-o nos pulmões por mais quatro segundos e, depois, expire lentamente pela boca também por quatro segundos. Repita esses exercícios, no mínimo, 3 vezes”, aconselha.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

FAQ CPAPS: perguntas mais frequentes sobre Covid-19

Limpeza da máscara CPAP para prevenir o coronavírus

Coronavírus e CPAP: tire suas dúvidas

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

CPAPS

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *