Entenda como a atividade física atua sobre o sono | CPAPS

Dicas para acabar com a insônia

Tempo de leitura 2 minutos

Você não consegue pegar no sono ou acorda várias vezes ao longo da noite? Você pode estar com insônia. Esses são os principais sintomas de um mal que afeta, em média, 40% da população do Brasil. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, 2 milhões de pessoas são diagnosticadas, por ano, com esse problema. As causas são várias, desde problemas físicos ou hormonais e até o uso de medicamentos podem causar dificuldades para dormir.

Outro fator que atinge diretamente o nosso sono é a preocupação. E, quando estamos preocupados, com medo ou não conseguimos nos libertar de uma preocupação, o sono é imediatamente afetado. Além disso, os nossos hábitos como a ingestão de bebidas com cafeína ou álcool, a falta de horários fixos para dormir e o uso de smartphones e computadores antes da hora do descanso também podem levar a casos de insônia.

Como é o tratamento para insônia?

O tratamento para a insônia pode se iniciar com a tomada de hábitos por parte do paciente. Por exemplo, dormir no mesmo horário em um lugar calmo e escuro, com uma temperatura confortável e evitar alimentos e bebidas que retardam o sono já podem amenizar o problema. Mas, caso isso não seja suficiente, é possível fazer o tratamento com a Terapia Comportamental Cognitiva (TCC), feita em grupos e em sessões. 

Confira outras dicas para dormir melhor e evitar a insônia:

  • Evite ler ou ver TV na cama
  • Faça refeições leves 2h ou 3h antes de dormir
  • Evite cochilos ao longo do dia
  • Faça exercícios físicos
  • Tome um banho morno antes de dormir

Remédio para dormir funciona?

Se as mudanças de hábitos e comportamentos não surtirem efeito, o tratamento farmacológico busca tratar a dificuldade de dormir com medicamentos. Eles podem ser tranquilizantes e antidepressivos, ou até mesmo serem feitos de ingredientes naturais, como florais. Tudo isso acompanhado por um médico para recomendar e avaliar os efeitos que o uso do remédio causará para a saúde do paciente.

LEIA TAMBÉM

+ Cochilar é bom… Mas será que faz bem?

+ Como a qualidade do sono afeta diretamente a sua imunidade

+ Como evitar a sonolência durante o dia

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *