Dormir mal, roncar ou ter falta de ar durante a noite e sono excessivo durante o dia não são coisas comuns! Esses sintomas podem, inclusive, serem grandes indicativos da apneia do sono, um distúrbio respiratório que faz com que o indivíduo acorde breve e repetidas vezes durante uma noite de descanso. Mas, será que a apneia do sono tem cura? Nós explicamos melhor neste post!
O que é a apneia do sono?
A apneia do sono é caracterizada como um distúrbio do sono que impede a respiração saudável durante a noite. A doença causa paradas respiratórias momentâneas enquanto a pessoa dorme ou causa uma respiração superficial durante o sono. Isso se deve à obstrução completa ou parcial das vias aéreas, que dificulta uma respiração adequada.
Um dos principais indicativos da apneia do sono é o ronco. Comumente, as pessoas que sofrem com o distúrbio apresentam um ronco alto e com paradas durante toda a noite. Porém, além do ronco, a doença demonstra outros sinais aos quais deve se atentar. Confira abaixo sintomas comuns da apneia:
- Dores de cabeça matinais;
- Garganta e boca seca ao acordar;
- Irritabilidade;
- Sonolência diurna;
- Ronco alto com paradas durante a noite;
- Engasgos noturnos;
- Acordar diversas vezes durante a noite;
- Dificuldade para se concentrar
- Baixa no rendimento dos estudos ou trabalho;
- Desenvolvimento ou agravamento da depressão;
- Impotência sexual.
Leia também:
+ Quais são os tipos de apneia do sono?
A apneia do sono é um distúrbio do sono mais comum entre as pessoas com mais de 50 anos. Porém, a idade não é uma regra! Pessoas mais jovens também podem conviver com o problema. Para o diagnóstico conclusivo da doença, no entanto, é necessária a busca de um médico do sono para a realização da polissonografia, que é o exame voltado para o estudo da saúde durante o sono.
Leia também:
+ Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde?
A apneia do sono tem cura?
Não há nenhuma forma de como curar a apneia do sono naturalmente ou por meio de medicamentos. Contudo, existem exercícios, cirurgias e tratamentos que podem facilitar, e muito, o tratamento de quem sofre com esse distúrbio. No entanto, o tratamento mais conhecido e eficaz para a apneia do sono é o tratamento fisioterapêutico por meio de CPAPs. Conheça melhor o tratamento:
Apneia do sono: tratamento fisioterapêutico
O tratamento fisioterapêutico da apneia do sono se dá por meio da utilização do aparelho CPAP, um dispositivo que impede que as vias aéreas sejam obstruídas ao enviar fluxo de ar positivo e constante.
“Algumas pessoas ainda têm resistência para iniciar um tratamento, mas é importante entender que a apneia do sono traz muitos efeitos negativos para a saúde. O ideal é que o usuário utilize um equipamento CPAP todas as noites e, se possível, até em cochilos durante o dia. Esse tratamento vai eliminar o ronco e melhorar a qualidade de vida, assim como a produtividade e o humor”, explica Clêdisson Souza, fisioterapeuta e especialista da CPAPS.
Conheça a CPAPS!
Continue acompanhando o blog da CPAPS e fique sempre por dentro das melhores dicas para o tratamento da apneia do sono. Conheça também a nossa loja online: nós temos todos os equipamentos necessários para o seu tratamento!
Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
24 comentários