Blog CPAPS

Médico especialista em sono: quando devo procurar?

medico-sono-cpaps

Insônia, cansaço excessivo, sonolência diurna e dificuldade em ter um sono reparador: esses são alguns dos motivos que levam uma pessoa a buscar um médico do sono. Mas, por onde começar? Aliás, qual é o médico especialista em sono e quando devo procurá-lo? Neste post, a CPAPS responde a todas essas dúvidas. Confira!

Leia também: Sono reparador: como está a qualidade do seu descanso?

Qual o médico que cuida do sono e quando procurá-lo?

Existem várias especialidades que podem tratar os distúrbios do sono. Geralmente, o primeiro diagnóstico é feito por um clínico geral que encaminha o paciente para um especialista, de acordo com os sintomas apresentados, que podem ser as dores de cabeça matinais, insônia e até mesmo o ronco. Dependendo desses sintomas, ele pode ser encaminhado a um otorrinolaringologista, neurologista, pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo a um dentista.

O fisioterapeuta Eduardo Partata explica que é imprescindível que o indivíduo procure um médico ao sentir um ou mais desses sintomas. “Os distúrbios do sono, como o ronco e a apneia do sono, atingem homens e mulheres de idades diferentes e tornam as atividades diárias menos produtivas. A falta de um sono reparador pode causar sintomas como esquecimento, irritação, dor de cabeça e favorecer o surgimento de diabetes e hipertensão arterial, além de ser um fator de risco para um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto”, completa.

Teste do sono: faça agora mesmo!

Uma das ferramentas para avaliar a qualidade do sono é a Escala de Sonolência de Epworth, desenvolvida pelo Dr. Murray Johns. Com base nela, a CPAPS disponibilizou um Teste do Sono para que você possa ver se o seu sono está sendo de qualidade ou não. De qualquer forma, lembre que este teste é baseado em sintomas, e não anula a necessidade de buscar um profissional. Clique aqui, faça o teste e descubra como está a qualidade do seu sono!

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento dos distúrbios do sono. Em caso de dúvidas, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

Separamos alguns conteúdos que podem te interessar:

Sente cansaço ao acordar? Você pode sofrer de apneia do sono. Saiba mais!

Como parar o ronco e dormir melhor?

Qual médico trata apneia do sono?

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Médico especialista em sono: quando devo procurar?' 18 Comentários

  1. 8 de fevereiro de 2020 @ 10:12

    Olá bom dia! Me chamo maria Lúcia e o meu problema é que eu durmo á noite inteira mais acordo sempre cansada e com sono , fico o dia inteiro com sono , tenho 40 anos e sofro muito de rinite alérgica e também bronquite asmática.

    • 13 de fevereiro de 2020 @ 09:40

      Olá Maria Lucia, como vai?

      O cansaço e a sonolência diurna são sintomas, que podem estar relacionados à algumas doenças, como por exemplo a apneia do sono. O distúrbio é caracterizado por pausas respiratórias durante o sono, prejudicando o sono e o descanso. Uma característica muito comum de quem sofre com esse distúrbio, é ter um ronco alto e persistente.

      É muito importante entrar em contato com um profissional médico, ou em uma clínica do sono para verificar qual distúrbio do sono a senhora têm e quais são os métodos para o seu tratamento.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  2. 28 de fevereiro de 2020 @ 15:46

    Boa tarde, eu acredito que tenho algum problema relacionado ao sono também. Eu durmo cerca de 05:30 por noite, em média, e pelo meu relógio que monitora o sono, eu tenho uma média de 30 minutos de sono profundo, algumas noites eu nao tenho sono profundo e aos finais de semana que eu acordo um pouco mais tarde eu chego a ter 50 minutos de sono profundo.
    Porém durante o dia eu nao sinto sono, nao fico cansado, tenho disposição pra fazer tudo seja levantando as 05:30 da manhã ou as 08h (como é no fim de semana), devido a minha rotina diária eu não consigo dormir muito cedo e nem acordar tarde, acredito que isso possa me fazer algum mal futuramente… ja teve algum caso assim?

    • 28 de fevereiro de 2020 @ 17:09

      Olá João Paulo, como vai?

      Seria interessante que o senhor entrasse em contato com um profissional médico, ou mesmo visitasse uma clínica do sono, afim de realizar um exame de polissonografia. Este exame é realizado para descobrir se a pessoa possuí algum distúrbio do sono, e o identifica, sabendo qual possui, e em contato com o médico, o senhor pode verificar quais são os tratamentos existentes.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  3. 29 de março de 2020 @ 08:05

    olá, bom dia.

    Meu nome é Maria Vitória, tenho 17 anos e frequentemente ando tendo prolemas com o sono. No início achava que era bobagem e que iria passar, por isso não dei muita atenção, porém já está persistindo há um bom tempo. Acho que começou na infância quando tive meu primeiro caso de paralisia do sono por volta de uns 12 anos, eu acordei no meio da noite e mantinha a consciência de que estava acordada, porém não conseguia me mover, me senti vigiada, vi um vulto e senti ele me tocando, tentei gritar mas a minha voz não saía. Depois de anos aconteceu o mesmo por mais uma duas vezes. Hoje não tenho mais esse problema, porém sinto que ele influenciou para o mau desempenho de sono. Eu consigo pegar no sono muito tranquilamente quando tem alguém no quarto comigo, pois me sinto protegida, porém quando estou sozinha não consigo dormir na escuridão total, preciso de uma certa claridade pra conseguir dormir e ainda assim me sinto desconfortável por estar sozinha no quarto, mas geralmente consigo pegar no sono rápido, o meu prolema mesmo é quando já estou dormindo, estou no meio de um sonho e então eu acordo, muitas vezes por coisas muito pequenas, como por exemplo hoje eu acordei porque senti uma mosca na minha perna. Depois que eu acordo eu tento dormir mas não consigo apesar de ter muito sono. Minha visão embaça e fica desfocada pelo sono, me sinto tonta, sinto como se a realidade estivesse distorcida, porém ainda assim consigo ver, ouvir e perceber as coisas ao meu redor, quando fecho os olhos e tento pegar no sono de novo, sinto como se estivesse constantemente observada bem de perto, as vezes sinto como se tivesse alguém parado em frente a minha cama e toda vez que eu sinto que estou perto de dormir sinto algo me tocando, como se não quisesse que eu dormisse, ouço os móveis estalando ou qualquer barulho pela casa e tenho medo. Acabo me obrigando a ficar acordada por medo, tento ler ou mexer no celular pra ver se pego no sono, mas a sensação persiste. Geralmente acordo de madrugada, por volta de umas 3am, porém só depois que todo mundo já acordou e já está claro que eu me sinto segura em dormir, mas não durmo por muito tempo, durante o dia me sinto sonolenta quase o dia inteiro e sinto que preciso de uns cochilos durante o dia

  4. 2 de abril de 2020 @ 11:40

    Bom dia, eu tomo Rivotril e + 2 antidepressivos há quase 2 décadas sendo que minha dose atual é 4 mg (de Rivotril), o fato é que atualmente estou sofrendo MUITO com insônia, sonhos vívidos, paralisia do sono e sono “picotado”. A sensação que eu tenho é que o Rivotril não está mais fazendo efeito pois 4 Mg é dose pra “derrubar cavalo” e até uns anos atrás eu estava super bem. Fora os sintomas que me me levaram ao psiquiatra inicialmente estarem mais fortes como nunca como TAG e fobia social extrema. É como se eu estivesse tendo alguns sintomas de abstinência porém tomando os remédios corretamente. Tá muito difícil essa situação.

  5. 6 de maio de 2020 @ 14:03

    Boa tarde , eu tomo antidepressivo o nome dele é imense de 100mg.
    O ruim e que tenho sono diurno durmo a manhã inteira se deixar até de tarde . Quando chega a noite dependendo da hora que eu dormi de dia . Eu consigo dormir a noite , demora mais consigo . Se eu fico um dia inteiro acordada fico extremamente de mal humor e quase sempre ocorrem dores de cabeça.
    Não sei o que fazer . Não consigo acordar cedo de dia e a tarde mesmo que dormi a manhã inteira ainda tenho sono . O que faço ?

    • 15 de maio de 2020 @ 17:55

      Olá Aline, como vai?

      É importante que a senhora retorne ao profissional médico que lhe receitou o uso do medicamento, para que seja verificada a sua funcionalidade e eficácia. No link a seguir, a senhora será direcionada à um artigo que postamos bem interessante, com algumas dicas e alguns hábitos que podem ajudá-la a melhorar o seu sono: https://www.cpaps.com.br/blog/4-bons-habitos-que-ajudam-a-melhorar-seu-sono/

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  6. 1 de junho de 2020 @ 10:21

    Olá, tenho dormido pouco, apenas 5 horas por noite e é um sono bem leve. Gostaria de saber qual medico procurar para tratar antes que vire uma insônia crônica. Tenho tomado o Zolpax, mas ele só faz efeito por 4 ou 5 horas.

    • 2 de junho de 2020 @ 18:07

      Olá Hosana, como vai?

      Seria interessante que a senhora buscasse um profissional médico ou mesmo, uma clínica especializada em sono, afim de realizar o exame de polissonografia para constatar qual distúrbio do sono possui e, quais são os melhores tratamentos.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  7. 14 de junho de 2020 @ 16:13

    Não consigo dormir por vários dias,

    • 20 de junho de 2020 @ 12:07

      Olá Ilzo!

      Está é uma realidade de muitos brasileiros, mas não significa que é normal.
      Orientamos que procure um médico especialista do sono para que avalie melhor o seu caso e possa o mais rápido possível começar o tratamento.

      Se precisar de mais informações, fique a vontade para nos contatar.
      Esperamos que tenha boas noites de sono!

  8. 26 de junho de 2020 @ 00:58

    O meu problema é que durmo demais, meu corpo não se contenta com menos de 10 horas de sono, menos que isso é como se eu nem tivesse dormido. Sinto sono durante o dia também e sinto que isso me atrapalha, eu tomo um ansiolitico (sertralina) a uns 2 meses, mas sempre fui assim por nunca ter tido horário pra dormir nem pra acordar e eu trabalhei quase 5 anos no 2° turno e dificilmente dormia antes da 1 da manhã… O remédio eu tomo antes de dormir porque ele me dava mais sono ainda se eu tomasse durante o dia, mas creio que não tenha relação com o remédio, porque eu já era assim antes dele.

    • 17 de julho de 2020 @ 15:20

      Olá Mônica, como vai?

      Criar uma rotina de sono é muito importante. Outra dica legal é fazer a higiene do sono antes de dormir. Procure ir para o quarto 30 minutos antes da hora de dormir. Deixe o quarto escuro e fresco, cole uma música suave, feche as cortinas e não leve aparelhos eletrônicos com você para a cama. Procure relaxar os músculos e a mente antes de deitar. Essa prática trará um sono menos agitado.

      Seria interessante que a senhora buscasse uma clínica, ou mesmo um profissional médico especializado em sono.

      Qualquer dúvida ou necessidade, permanecemos à disposição para ajudar!

  9. 14 de julho de 2020 @ 12:11

    Bom dia. Meu namorado possui algum disturbio do sono, mas não sei exatamente qual. No meio do sono, todos os dias, ele fala comigo, me abraça, beija, como se estivesse completamente acordado, mas não está. Ele faz isso e depois volta ao “normal”, continuando a dormir. No dia seguinte, ele não lembra de absolutamente nada do que fez, é sempre assim. Não sei se isso acontece quando ele dorme com outra pessoa somente, ou se acontece também quando ele está sozinho. É algo que o acompanha ao longo de muitos anos, mas ele nunca procurou nenhum profissional para verificar o que acontece, porém, tenho notado que diariamente ele reclama de ter dormido mal e fica o dia inteiro com sono. Acredito que isso esteja atrapalhando o sono dele, é como se ele não dormisse profundamente. Poderia me informar qual profissional procurar?

    • 17 de julho de 2020 @ 16:47

      Olá Priscila, como vai?

      Seria importante que buscasse uma clínica ou um profissional médico especializado em sono, afim de realizar os exames de polissonografia e titulação, afim de identificar qual distúrbio possui e quais são os métodos de tratamento.

  10. 18 de julho de 2020 @ 05:43

    Minha mãe sempre quando vai dormi ela começa a roncar,a ficar de joelhos no chão,sentar fora da cama,a conversar,já nem sei mais o que fazer.

    • 21 de julho de 2020 @ 10:45

      Olá Joici, como vai?

      Seria interessante que buscassem uma clínica ou mesmo um profissional médico especializado em sono, afim de realizar os exames de polissonografia, para identificar qual distúrbio do sono possui e os métodos de tratamento.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook