O Dia da Nutrição é comemorado hoje, 31 de março, e é uma data muito importante para nos lembrar da importância que uma boa alimentação tem em nossas vidas, inclusive para o sono. Então, reunimos algumas informações que vão te ajudar a entender como a nutrição, o que comemos e quando comemos atuam sobre nosso sono. Confira!
Obesidade e apneia
O quanto você dorme e a qualidade do seu sono estão diretamente relacionados à obesidade e à apneia do sono. Enquanto você está dormindo, o corpo libera hormônios importantes, que atuam na disposição e na queima de gordura. Dessa forma, quem não dorme o suficiente tem pouca disposição para realizar exercícios e, assim, mais chances de ganhar peso, o que pode piorar o quadro de apneia do sono.
O tratamento para obesidade começa com a reeducação alimentar e também com exercícios físicos, que promovem o gasto energético, melhoram o condicionamento físico e ainda podem aumentar a qualidade do seu sono.
Comer antes de dormir faz mal?
Estamos acostumados a ouvir que comer antes de dormir faz mal ou que engorda, mas será que é verdade? De acordo com especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em estado de alerta, produzindo hormônios do estresse, como a adrenalina.
E será que engorda? O que acontece é que comer muito tarde pode inibir a degradação da gordura no organismo, que acontece durante a noite, e, assim, essa gordura acaba ficando acumulada.
Outro problema de comer perto da hora de dormir é o refluxo, que faz com que o conteúdo estomacal retroceda do estômago até o esôfago, o que pode causar acidez gástrica, náusea e indigestão. Então, se você estiver com aquela fominha antes de dormir, coma algo leve, beba um chá ou tome um iogurte.
Alimentação e sono
Já falamos aqui no blog sobre como o que comemos pode afetar nosso sono. Se você tem problemas para dormir, por exemplo, o chá de camomila pode ser uma ótima opção para te ajudar, porque reduz a ansiedade e o nível de cortisol, o hormônio do estresse. Em contrapartida, a cafeína estimula o sistema nervoso central e ajuda a te manter acordado.
Para manter sua saúde e seu sono em dia, mantenha uma dieta equilibrada com alimentos diversos que auxiliem seu organismo a funcionar da melhor forma. Se tiver necessidade ou objetivos específicos, consulte um nutricionista!
- Trabalhar na cama: uma prática confortável ou prejudicial? - 4 de novembro de 2024
- Recuperar o sono no fim de semana reduz doenças cardíacas - 1 de novembro de 2024
- Saiba como a amamentação melhora a respiração dos bebês - 30 de outubro de 2024