Blog CPAPS

Apneia afeta saúde mental e pode causar depressão

depressao-apneia

Uma boa noite de sono vai além do descanso físico.  Quem sofre com a apneia do sono e não faz o tratamento está comprometendo o seu desenvolvimento intelectual durante o dia, a capacidade de concentração e, principalmente, a sua saúde mental e emocional.

Durante muitos anos os especialistas acreditavam que os transtornos emocionais estavam relacionados a problemas psiquiátricos, aparentemente sem nenhuma causa eminente.

Entretanto, um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, com homens e mulheres entre 35 e 83 anos de idade, descobriu que as pessoas portadoras de apneia do sono estão até três vezes mais propensas a terem depressão.

A sensação de persistente tristeza, a perda de interesse e uma variação de humor diária se tornam quadros comuns no cotidiano de quem tem apneia do sono e não faz o tratamento com CPAP.

Como a apneia do sono provoca depressão

Os episódios de apneia do sono, caracterizados por várias interrupções da respiração enquanto a pessoa dorme, fazem com que a barreira hematoencefálica, uma estrutura que atua na proteção do cérebro, se torne frágil durante os eventos respiratórios da doença.

Essas lesões causadas pela apneia do sono afetam a oxigenação no cérebro, a memória, o raciocínio, os riscos cardiovasculares e inclusive o humor. As pessoas que sofrem do distúrbio não têm um sono reparador e com isso se sentem cansadas constantemente, não conseguem produzir o quanto gostariam nas atividades diárias, o que traz o sentimento de incapacidade.

Quem tem apneia do sono ainda tem uma baixa liberação de cortisol, o hormônio que controla o nível de açúcar no sangue e também reduz o estresse, além da serotonina, que assume o papel importantíssimo na recuperação da memória durante o sono, do apetite, do humor e inclusive do desempenho sexual.

Sintomas da depressão em quem tem apneia do sono

Há uma variedade de sintomas emocionais físicos e comportamentais que se apresentam e são característicos de quem sofre com apneia do sono. As alterações de humor mais frequentes são:  ansiedade, descontentamento, falta de prazer nas atividades e tristeza. E, em diferentes situações, pode apresentar facilmente inquietação e irritabilidade.

A depressão causada pela apneia do sono ainda pode afetar a cognição, causando falta de concentração e lentidão durante as atividades, devido ao cansaço e à fadiga.

Outros fatores da apneia que causam depressão

Na maioria dos casos de pessoas que sofrem com a apneia do sono, elas apresentam ronco alto e persistente, que incomoda e atrapalha quem dorme ao lado. Com isso, em um casamento, por exemplo, o parceiro pode acabar optando por dormir em quarto separado, o que traz o sentimento de culpa ao portador do distúrbio.

Em alguns casos, ainda, as noites de sono perdidas do parceiro por causa do ronco podem levar a discussões e desentendimentos que se somam, muitas vezes, à baixa produtividade no trabalho, ao cansaço e inclusive à baixa autoestima, o que colabora para o início da depressão.

Tratamentos e soluções

A melhor solução para quem sofre com a apneia do sono é procurar um médico especialista e fazer todos os exames necessários para buscar, o quanto antes, o tratamento mais indicado. O tratamento com CPAP elimina o ronco e a apneia, melhorando a qualidade do sono e consequentemente o humor, a produtividade e o vigor durante o dia.

A CPAPS.com.br é a maior loja especialista em produtos para a apneia do sono e terapia respiratória, disponibiliza de uma central de atendimento com especialistas capacitados para ajudar no tratamento da apneia do sono e todo o suporte necessário para adesão a terapia. Conte conosco, ligue já no 4007 2922 ou 0800 601 9922 e saiba mais!

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Apneia afeta saúde mental e pode causar depressão' 4 Comentários

  1. 6 de agosto de 2019 @ 16:16

    Minha mãe sofre com isso, ela acorda várias vazes durante a noite e ronca muito alto, coincidência ou não ela tem transtorno bipolar e tem a maioria dos sintomas descritos neste artigo…

    • 6 de agosto de 2019 @ 16:55

      Boa tarde Edson!
      O sono saudável é de extrema importância tanto para a saúde física quanto mental.
      Procure um médico especialista em sono e peça a prescrição para o exame de polissonografia.
      Esse exame é capaz de determinar o transtorno do sono que está afetando sua mãe e, assim, o médico será capaz de determinar o melhor tratamento para ela.

      • 24 de setembro de 2019 @ 19:56

        Obrigado Deise

        Sim, ela até já foi em especialista, mas não segue as instruções da maneira correta,…complicado.

  2. 24 de setembro de 2019 @ 20:01

    Como a Deise escreveu em resposta ao comentário acima, eu procurei acompanhamento médico, mas pelo SUS é muito complicado, por enquanto estou recorrendo a medicamentos para dormir porque não estava aguentando mais.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook