Você sabia que uma boa noite de sono vai além do descanso físico? Quem sofre com a apneia do sono e não faz o tratamento corretamente compromete o seu desenvolvimento intelectual durante o dia, a capacidade de concentração e, principalmente, a sua saúde mental e emocional. Além disso, não dormir da forma correta à noite pode influenciar nos sintomas e até mesmo causar a depressão.
Durante muitos anos, os especialistas acreditavam que os transtornos emocionais estavam relacionados apenas a problemas psiquiátricos, aparentemente sem nenhuma causa iminente. Contudo, um estudo realizado pelos Pesquisadores da Universidade Western Australia, que analisou 400 pacientes e constatou que 293 eram apneicos, afirmou que cerca de 73% dos pacientes acometidos com apneia também apresentavam sintomas de depressão.
A sensação de persistente tristeza, perda de interesse e variação de humor diária se tornam quadros comuns no cotidiano de quem tem apneia do sono e não faz o tratamento com CPAP. Neste conteúdo, descrevemos melhor a relação entre o sono saudável e a saúde mental, assim como explicamos como o tratamento da apneia é indispensável para se manter emocionalmente saudável. Continue a leitura e confira agora mesmo!
Depressão x sono saudável: entenda a relação
Segundo uma pesquisa publicada no jornal científico Jama Psychiatry, o mecanismo neurológico é responsável pela relação entre um sono de baixa qualidade e o aumento no risco de desenvolvimento da depressão. Os pesquisadores realizaram a análise em 9.735 pessoas que convivem com a depressão.
Portanto, conforme afirmado pelos especialistas, há um aumento na atividade cerebral em regiões específicas do órgão em pacientes que relataram padrões de sono interrompidos. Pelo analisado na pesquisa, há a hipótese de essa atividade cerebral está relacionada a emoções negativas – visto que os problemas para dormir e a depressão geralmente caminham juntos.
Contudo, a relação entre sono e depressão não para por aí, já que a depressão também pode apresentar um sono de baixa qualidade como um dos sintomas. Conforme afirmado pelo Ministério da Saúde, o distúrbio depressivo pode ocasionar múltiplos despertares, sensação de sono superficial, despertar precoce e, em alguns casos, episódios de insônia.
Leia também:
+ Como o psicólogo pode ajudar na saúde do sono?
+ Dormir muito pode fazer mal à saúde?
+ O que comer antes de dormir para ajudar a evitar insônia?
Entenda como a apneia do sono provoca depressão
Os episódios de apneia obstrutiva do sono, caracterizados por interrupções da respiração enquanto a pessoa dorme, fazem que o apneico não tenha um fluxo de ar satisfatório durante a noite e não dorme tão bem quanto deveria. Além disso, fazem com que a barreira hematoencefálica, uma estrutura que atua na proteção do cérebro, se torne frágil durante os eventos respiratórios da doença.
Essas lesões causadas pela apneia do sono afetam a oxigenação no cérebro, a memória, o raciocínio, os riscos cardiovasculares e inclusive o humor. As pessoas que sofrem do distúrbio não têm um sono reparador e com isso se sentem cansadas constantemente, não conseguem produzir o quanto gostariam nas atividades diárias, o que traz o sentimento de incapacidade.
Quem tem apneia do sono ainda tem uma baixa liberação de cortisol, o hormônio que controla o nível de açúcar no sangue e também reduz o estresse, além da serotonina, que assume o papel importantíssimo na recuperação da memória durante o sono, do apetite, do humor e inclusive do desempenho sexual.
Além disso, na maioria dos casos de pessoas que sofrem com a apneia do sono, elas apresentam ronco alto e persistente, que incomoda e atrapalha quem dorme ao lado. Com isso, em um casamento, por exemplo, o parceiro pode acabar optando por dormir em quarto separado, o que traz o sentimento de culpa em quem sofre com o distúrbio.
Em alguns casos, ainda, as noites de sono perdidas do companheiro(a) devido ao ronco podem levar a algumas discussões e desentendimentos entre o casal que se somam. Outro ponto a se observar é que, muitas vezes, a baixa produtividade no trabalho, o cansaço e inclusive a baixa autoestima colaboram para o início da depressão.
Sintomas da depressão em apneicos
Há uma variedade de sintomas emocionais físicos e comportamentais que se apresentam em pessoas acometidas por depressão, e são característicos de quem sofre com apneia do sono. As alterações de humor mais frequentes são:
- Ansiedade;
- Descontentamento;
- Falta de prazer nas atividades;
- E tristeza.
No entanto, em diferentes situações, apneicos acometidos pela depressão podem apresentar facilmente inquietação e irritabilidade. A depressão causada pela apneia do sono ainda pode afetar a cognição, causando falta de concentração e lentidão durante as atividades, devido ao cansaço e à fadiga.
Tratar os dois distúrbios é indispensável
A melhor solução para quem sofre com a apneia do sono ou depressão é procurar um médico especialista e fazer todos os exames necessários para buscar, o quanto antes, o tratamento mais indicado. A seguir, contamos para você quais os tratamentos para a apneia e depressão. Continue a leitura e confira agora mesmo!
Tratamento para a depressão
No caso da depressão, o primeiro passo é diagnosticar o problema. Para isso, você precisa se consultar com seu médico de confiança, que te encaminhará para um psicólogo e um psiquiatra. A partir da confirmação do distúrbio, o tratamento se dá por meio da terapia e, de acordo com o caso e necessidade, utilização de medicamentos antidepressivos.
Tratamento para a apneia do sono
A terapia respiratória é a mais indicada para o tratamento da apneia do sono. O tratamento do distúrbio se dá por meio da utilização do aparelho CPAP, que ajuda a eliminar o ronco e a apneia, melhorando a qualidade do sono e consequentemente o humor, a produtividade e o vigor durante o dia.
A CPAPS é a maior loja especialista em produtos para a apneia do sono e terapia respiratória, disponibiliza de uma central de atendimento com especialistas capacitados para ajudar no tratamento da apneia do sono e todo o suporte necessário para adesão à terapia. Conte conosco e encontre os produtos para o seu tratamento em nosso site clicando aqui!
- Qual a importância da hidratação para o sono? - 20 de janeiro de 2025
- Guia de Verão: dicas para aproveitar a estação com mais saúde em 2025 - 16 de janeiro de 2025
- Qual é o exame para descobrir a apneia do sono? - 14 de janeiro de 2025
16 comentários