Pandemia aumentou o número de pessoas com distúrbios do sono

A pandemia do novo coronavírus tem tirado o sono de muitos brasileiros. Sentir medo, angústia, estresse e ansiedade passou a ser comum neste período de quarentena. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 41,7% dos entrevistados têm apresentado distúrbios do sono durante a pandemia – como dificuldade para pegar no sono ou dormir mais do que de costume. Para entender melhor a relação entre a pandemia e os distúrbios do sono, continue acompanhando este post. Além disso, você confere também dicas para dormir melhor na quarentena.

 

Veja também! Tenho apneia do sono: corro mais risco com coronavírus?

 

Dificuldade para dormir na quarentena

Alterações na rotina, incertezas e medo, estão entre as principais causas relacionadas a essa onda de insônia trazida pela pandemia do novo coronavírus. O Ministério da Saúde entrevistou mais de 2 mil pessoas no segundo ciclo da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico COVID-19 (Vigitel). O resultado do estudo revelou que 41,7% dos entrevistados apresentaram distúrbios do sono durante esse período.

O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, destaca que esse período de confinamento gera uma ansiedade maior que o normal, o que interfere diretamente na qualidade do sono, levando a noites mal dormidas. “Caso você esteja com dificuldades para dormir na quarentena, é preciso atenção, porque dormir mal, além de afetar o sistema imunológico, deixando-o mais suscetível ao vírus, provoca alterações no humor, dores de cabeça e até mesmo uma vulnerabilidade maior a problemas cardiovasculares”, explica.

 

Como dormir bem na quarentena?

Nós, da CPAPS, separamos 3 dicas que vão fazer toda a diferença para você dormir melhor na quarentena. Confira abaixo:

  1. Estabeleça uma rotina

Mesmo agora em quarentena que passamos o dia todo em casa, é fundamental criar e seguir uma rotina. Defina as horas do dia que serão dedicadas a cada atividade, como trabalho, estudo, refeições, tarefas de casa, entre outras. Além disso, manter o hábito de dormir e acordar sempre no mesmo horário pode contribuir (e muito!) para melhorar o sono na quarentena.

  1. Priorize a sua saúde mental

A prática de exercícios físicos, o contato com amigos e família por meio de chamada de vídeo, dançar, ler, escrever e cozinhar são algumas alternativas capazes de aliviar a ansiedade e o estresse. Escolha atividades que te deem prazer e reserve um momento do seu dia especialmente para elas. Além de ajudarem a manter sua saúde mental em dia, garantem um sono com mais qualidade.

  1. Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir

A luz emitida pelas telas dos aparelhos eletrônicos é extremamente prejudicial ao sono. Isso porque, a exposição a essa luz interfere na produção da melatonina – hormônio responsável por regular o sono. Portanto, ao menos meia hora antes de se deitar, evite o uso dos eletrônicos.

 

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem na quarentena. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Sono e coronavírus: qual a relação?

Limpeza da máscara CPAP para prevenir o coronavírus

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *