Você sabia que dormir demais pode ser tão prejudicial para a saúde quanto ter poucas horas de sono? Segundo especialistas, para uma noite bem dormida de um adulto, o ideal são de 7 a 8 horas de sono profundo e sem interrupções. Aliás, o excesso de sono pode estar associado a doenças. No post de hoje, você aprenderá a identificar os distúrbios do sono que levam à dormir demais e tirar suas dúvidas sobre as consequências de uma noite com muitas horas de sono. Confira!
Hipersonia: causa, tratamento e sua relação com apneia do sono
Dormir por muitas horas causa doenças?
O sono excessivo pode indicar a presença de algum distúrbio. Doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade e diabetes que estão relacionadas ao estilo de vida da pessoa, comumente é resultado de sedentarismo e má alimentação, junto a noites prolongadas de sono – assim como dormir pouco – são condições que agravam o surgimento de distúrbios do sono.
O sono excessivo também pode indicar que a pessoa sofre de apneia do sono, anemia e outras doenças. É preciso ficar atento aos sinais que indicam a necessidade em dormir demais e consultar o médico a fim de tratar ou prevenir doenças.
Distúrbios do sono estão associados à dormir demais?
A insônia, apneia do sono e o ronco são distúrbios do sono que interferem na sensação de descanso ao dormir. Na maioria dos casos, a apneia do sono é a principal causa do excesso de sono e, consequentemente, de dormir demais. A apneia causa a obstrução total ou parcial da passagem do ar pela garganta, fazendo com que aconteça um esforço respiratório grande. Isso resulta em um sono sem profundidade, fragmentado e sem qualidade.
O fisioteraupeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que os distúrbios do sono precisam ser observados com atenção para que haja um diagnóstico e tratamento correto. “Os distúrbios do sono interrompem e atrapalham o descanso, levando ao sono em excesso devido à necessidade de dormir mais. Para resolver o problema, a pessoa deve fazer uma polissonografia, um exame que monitora o sono, e passar pelo médico para receber a orientação recomendação do tratamento ideal”, disse.
Aqui no blog da CPAPS, você confere 5 dicas para se preparar para o exame de polissonografia.
Conte com a CPAPS!
Conheça a nossa loja online! Nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: em caso de dúvidas, entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
Separamos alguns conteúdos relacionados que podem te interessar:
Mito x verdade: dormir muito pode fazer mal à saúde?
Apneia do sono: como saber se tenho
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
23 comentários