Você, provavelmente, já ouviu falar que a função do sono é restaurar. Mas, sabia que o principal motivo pelo qual precisamos recuperar as energias é porque, dessa forma, o corpo fica descansado e, consequentemente, nossa imunidade aumenta? Além disso, com o sistema imunológico enfraquecido as chances de contrair doenças infecciosas, como o coronavírus, aumentam (e muito!). Entenda neste post de que forma um sono completo e reparador fortalece a imunidade e evita e/ou ajuda a combater a COVID-19.
Veja também: Danos que uma noite mal dormida podem causar ao cérebro
Dormir pouco enfraquece a imunidade do corpo
Com um dia a dia cada vez mais corrido e atarefado, as pessoas têm dormido pouco e apresentado quadros de baixa imunidade. De acordo com um estudo realizado por especialistas da National Sleep Foundation, adultos entre 18 e 64 anos devem dormir entre 7 e 9 horas. O pouco tempo de sono contribui para a liberação de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse que, em excesso, diminui a reação de defesa do organismo, ou seja, enfraquece o sistema imunológico.
Uma outra pesquisa que também se relaciona ao sono e a imunidade baixa é o estudo feito por profissionais da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A análise aponta um risco de ficar resfriado 4,5 vezes maior em indivíduos que dormem por menos de cinco horas por dia.
Como fortalecer a imunidade para enfrentar o coronavírus?
De acordo com o fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, priorizar a qualidade do sono é fundamental para fortalecer a imunidade e combater o coronavírus. Existem, no entanto, outras medidas capazes de manter o bom desempenho do sistema imunológico.
“Beber bastante água ao longo do dia; praticar exercícios físicos moderados (vale ressaltar que se estiver infectado, as atividades devem ser suspensas) e alimentar-se corretamente (com frutas, verduras e legumes), são atitudes que ajudam a fortalecer ainda mais a imunidade, pois estimulam o bom funcionamento do corpo”, finaliza.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem e manter um sono reparador. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Como o uso de aparelhos eletrônicos pode prejudicar seu sono?
Fases do sono: conheça a importância de cada uma delas
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023
50 comentários