Seu sono é prejudicado pelo uso do celular e computador

Fica muito na frente das telas do smartphone e computador? Saiba que isso pode ser prejudicial ao seu sono. Saiba mais sobre o assunto!

Antes de dormir, você costuma mexer no celular para dar uma última checada nas redes sociais? Saiba que esse hábito da vida moderna é extremamente prejudicial ao sono. Isso porque, dessa forma não conseguimos nos desligar dos compromissos nem quando vamos dormir, o que acaba comprometendo o tempo correto de descanso que o corpo exige.

Nos dias de hoje, parece impossível realizar as atividades do dia a dia sem utilizar um computador, tablet ou smartphone. Quando utilizados com consciência, eles oferecem praticidade às nossas atividades cotidianas. Mas, quando são utilizados em excesso, podem trazer danos, principalmente, ao nosso precioso sono. Leia este post e descubra de que forma os dispositivos eletrônicos interferem no seu sono. Confira também dicas para que consiga dormir bem!

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono

A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir. Isso afeta diretamente nosso relógio biológico e a percepção do cérebro do que é noite ou dia, prejudicando na qualidade do sono, uma vez que você não recebe todo o descanso que precisa.

Quando o contato com os eletrônicos acontece com a luz do quarto apagada, os danos ao sono são ainda maiores, pois, neste caso, a pupila fica dilatada, e os olhos ainda mais expostos à incidência da claridade proveniente das telas.

Um outro ponto importante que justifica o prejuízo gerado pelos dispositivos eletrônicos na qualidade do sono é quanto aos conteúdos visualizados, pois eles estimulam o psicológico e fazem com que interesses diversos surjam e o sono fique de lado. Assim, as pessoas sentem dificuldade de se “desligar” e conseguir dormir.

Leia também:

+ Sono e tecnologia: como o seu celular atrapalha o descanso

+ Mito x verdade: suplemento de melatonina cura a insônia

+ Trabalho durante a noite e dormir durante o dia prejudica a saúde

O prejuízo ao sono é comprovado cientificamente

Segundo um estudo da Universidade de Harvard, o hormônio da melatonina é produzido pelo corpo quando estamos em um ambiente escuro e nos causa a sonolência. Quando utilizamos algum aparelho eletrônico à noite, o nosso corpo se engana com a luz e, assim, passamos mais tempo acordados. Como o nosso corpo é diretamente influenciado pela luz e por influências externas, durma em um quarto escuro, silencioso e calmo. Assim é mais fácil adormecer e ter um sono tranquilo.

Confira 6 dicas para ter um sono mais saudável

  1. Escuridão total: assim como citamos acima, apagar todas as lâmpadas do quarto – inclusive as luzinhas de todos os equipamentos do ambiente – é fundamental para um sono tranquilo;
  2. Silêncio absoluto: evite dormir ouvindo música ou assistindo televisão;
  3. Chá antes de dormir: chás de maracujá, camomila e erva cidreira são excelentes para relaxar o corpo e a mente antes de dormir;
  4. Óleos no quarto: borrife no travesseiro óleos essenciais (lavanda e camomila, por exemplo), pois estimulam o sono;
  5. Exercícios de respiração: inspire o ar pelo nariz e solte pela boca três vezes seguidas;
  6. Fique longe dos aparelhos eletrônicos: como já explicamos, o uso de eletrônicos faz com que a mente trabalhe, ao invés de se preparar para descansar. Evite o uso pelo menos 30 minutos antes de deitar-se.

Conte com a CPAPS

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Além de falarmos tudo sobre saúde, a qualidade do sono é um tema recorrente em nossos artigos, onde abordamos temas como alimentação, hábitos saudáveis, apneia do sono e diversos outros. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

+ Sonolência depois do almoço? Como evitar?

+ Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde?

+ 5 dicas para acabar com o sono no trabalho

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Universidade de Harvard

Compartilhe esse conteúdo

8 comentários

  1. O coisas eletrônicas podem causar

    Danos
    Tbm as pessoas podem ficar sem sono
    E também até deixar as pessoas no hospital acredita

    Comente aqui em baixo o que vc acha 😊

  2. Eu já passei dias sem dormir por causa do computador eu virava a noite acordada e no dia seguinte ia trabalhar sentindo-me muito malhj em dia me permito ficar no celular até no máximo meia noite como não trabalho mais tem dias que durmo a tarde do PC eu me livrei hj só tenho o celular para me fazer mal o que me limita bastante visto que tem coisas que sabia fazer no PC e não sei fazer no celular

  3. E quanto a luz branca emitidas por lâmpadas fluorescente ou LEDs, prejudicam a visão e o sono? A luz amarelada das lâmpadas incandescentes, são prejudiciais?

    • Olá Francisco, como vai? A exposição à luz branca, principalmente antes de dormir, é ruim para o seu sono – que fica mais leve, podendo provocar insônia. Prefira a utilização de lâmpadas de temperatura de cor mais amarelada (3.500K ou inferior) nas áreas de sua casa a serem utilizadas também após o anoitecer!

  4. Li tudo isso fiquei impressionada por que agora prefiro brinca do que ficar celular nunca mais nun ca mais

    • Olá Laura, como vai?

      Dentro os distúrbios do sono causados pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos, o mais conhecido é a insônia, que pode ser desencadeada pela emissão de luz azul que parte desses aparelhos. A luz azul é o tipo de iluminação emitida pelos aparelhos tecnológicos, como TVs, smartphones, notebooks e tablets. Dessa forma, ela funciona como um tipo de luz artificial. No entanto, o nosso organismo não compreende que não se trata da luz do dia. O ciclo circadiano é o que nos faz diferenciar o dia da noite. Assim, conseguimos saber o momento de estarmos alertas e o momento para descansarmos. Por isso, a utilização de equipamentos eletrônicos, emissores desse tipo de luz artificial, atrapalha o ciclo. O resultado é uma pessoa alerta, sentindo-se mais agitada, quando deveria estar entrando em relaxamento antes de dormir. Isso ocorre porque, com a luz, o corpo produz menos melatonina. Esse é um dos hormônios do sono mais importantes, responsável por permitir que o corpo se prepare para o repouso (logo, que dá a sensação de sono). Estamos à disposição!

      • Olá, Joana Lúcia! Esperamos que você esteja bem. A sensação de perder o equilíbrio enquanto dorme pode estar relacionada à paralisia do sono, onde a pessoa não consegue se mover ou falar ao acordar, ou adormecer. Isso acontece porque o cérebro está acordado, mas o corpo continua na fase de paralisia do sono REM. Também pode ser causado por problemas no sistema de equilíbrio do ouvido interno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *