A Apneia do Sono (AOS) é um fator de risco relevante nas doenças cardiovasculares. Pacientes com Distúrbios do Sono grave tem de duas a quatro vezes mais chances de desenvolver arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial, que os pacientes que não possuem a doença. A Hipertensão arterial também é um fator de risco aos pacientes com AOS, com um aumento de até três vezes mais. A prevalência de Apneia do Sono em pacientes com insuficiência cardíaca é estimada em 40% a 70%. Pacientes com Apneia do Sono não tratada tem 2,5 mais chances de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) do que aqueles pacientes sem AOS.
É de extrema importância que pacientes com problemas cardiovasculares preexistentes façam um estudo do sono para identificação de algum distúrbio noturno. Esse estudo é conduzido em uma clínica do sono através do exame chamado Polissonografia. Nele o médico poderá identificar o tipo e grau da apneia e qual melhor tratamento para o paciente.
Existem diversas opções de tratamento para a Apneia do Sono, tais como, aparelhos ortodônticos e cirurgias, porém o método mais eficaz e recomendado pela Organização Mundial da Saúde é o uso da Terapia do Sono com Pressão Positiva nas Vias Aéreas (CPAP).
O tratamento eficaz da Apneia do Sono não resulta apenas em uma maior qualidade do sono, assim como também tem impacto positivo na redução da pressão arterial, insuficiência cardíaca e arritmias. Além disso, o tratamento reduz os riscos do paciente desenvolver outras doenças, como diabetes.
Na CPAPS você conta com especialistas que irão lhe orientar em qual melhor modelo de CPAP e máscara para o tratamento de seu distúrbio do sono. Conte com a CPAPS para garantir a saúde de seu sono e de seu coração!