Durante este período de quarentena, muitas pessoas têm se queixado sobre as mudanças na rotina que acabaram desregulando o sono e comprometendo sua qualidade. Neste post, vamos explicar como os efeitos do isolamento social podem influenciar nas suas noites de descanso. Separamos também algumas dicas que vão te ajudar a dormir melhor e garantir que os dias sejam mais produtivos. Confira!
Veja também! Sono e coronavírus: qual a relação?
De que forma a quarentena interfere no sono?
É fato que o isolamento social e a quarentena mudaram completamente a rotina das pessoas. Independente da idade ou da classe social, os indivíduos têm observado o impacto dessa mudança nas emoções – como aumento do estresse e ansiedade – e também no sono.
O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que como recebemos pouca exposição solar por ficar o dia todo dentro de casa, o nosso ritmo circadiano – período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico – é afetado, o que aumenta a dificuldade para pegar no sono durante a noite.
Há situações também em que, por conta da quarentena, a pessoa teve seu tempo de trabalho/estudo reduzido ou, em alguns casos, extinto. Nessas circunstâncias, é comum que as pessoas se sintam mais livres para alterar os horários de dormir e acordar. Mas, isso atrapalha a qualidade do sono, portanto, é fundamental manter a mesma rotina de antes e procurar atividades que deem prazer.
Partata ressalta uma outra causa bastante recorrente neste período. “O medo e a incerteza que cercam a pandemia, podem desencadear quadros de ansiedade, que dificultam a desconexão com o mundo externo na hora de dormir. Dessa maneira, não há descanso mental, o que interfere na qualidade do sono”, conta.
Como dormir melhor na quarentena?
Para garantir uma boa noite de sono, principalmente na quarentena, é fundamental realizar a higiene do sono, ou seja, atividades rotineiras que auxiliam a dormir melhor. Algumas delas são: definir um horário para dormir e acordar (que contemplem ao menos 7 horas por noite) e evitar cochilar durante o dia; manter a temperatura do quarto agradável, as luzes apagadas e sem qualquer barulho; não consumir cafeína tarde da noite e evitar utilizar aparelhos eletrônicos ao menos 30 minutos antes de deitar.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Oxigenoterapia domiciliar pode ajudar no combate ao coronavírus
Como parar o ronco e dormir melhor?
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023