Blog CPAPS

FAQ CPAPS: perguntas mais frequentes sobre COVID-19

FAQ CPAPS - Covid-19

A Covid-19 trouxe, principalmente para quem sofre de apneia do sono, muitas dúvidas. Atentos a isso, nós, da CPAPS, selecionamos as principais perguntas e preparamos este conteúdo para responder as mais frequentes. Veja!

Veja também: Como fica o tratamento da apneia do sono durante a pandemia do coronavírus?

  1. Portadores de apneia do sono estão mais propensos a terem coronavírus?

Ter apneia do sono, não significa que, necessariamente, a pessoa faça parte do grupo de risco da COVID-19 ou que esteja mais propensa a contrair a doença. Segundo o  fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, é preciso se atentar, caso o apneico tenha também algum outro problema respiratório, como rinite ou sinusite.

“Nesses casos, o indivíduo pode apresentar um risco maior de contrair o coronavírus. Isso porque, como o pulmão já está afetado e o sistema imunológico ‘cansado’ de tanto funcionar para controlar os quadros de rinite ou sinusite, o organismo terá dificuldade para trabalhar a ação defensiva se entrar algum vírus ou bactéria”, explica.

Partata ressalta, ainda, que pessoas com apneia do sono – que não realizam o tratamento corretamente – costumam ter a imunidade baixa, já que dormem mal. Com o sistema imunológico enfraquecido, há maiores chances de se infectar pelo vírus, sendo assim, a pessoa está mais propensa a contrair a COVID-19.

  1. Como posso fortalecer minha imunidade para enfrentar o coronavírus?

Para melhorar a imunidade e combater o coronavírus é essencial manter a  qualidade do sono em dia. Portanto, tente dormir sempre no mesmo horário. Segundo a mais recente revisão de pesquisas feita pela Fundação Nacional do Sono, os adultos – na faixa etária entre 18 e 64 anos – precisam dormir de 7 a 9 horas por noite, para que o corpo funcione em equilíbrio.

Partata destaca outras medidas capazes de fortalecer o sistema imunológico. “Beber bastante água durante o dia; ter uma alimentação balanceada (com frutas, verduras e legumes) e praticar atividades físicas moderadas (caso esteja infectado pelo coronavírus, os exercícios devem ser suspensos), são medidas que ajudam (e muito!) a manter a imunidade alta, já que estimulam o bom funcionamento do corpo”, conta.

  1. Se eu estiver com coronavírus, devo parar de usar meu aparelho CPAP?

Não. Deve continuar a usá-lo como de costume. O aparelho CPAP faz parte do seu tratamento para a apneia do sono. Caso seja diagnosticado com coronavírus, em nada vai interferir no tratamento. No entanto, é de suma importância que redobre os cuidados com a higiene de todo o equipamento.

  1. Como limpar corretamente meu CPAP para prevenir o coronavírus?

Para limpar o aparelho CPAP e, assim, prevenir o coronavírus, recomendamos que você utilize o sabonete NOBAC, que proporciona ação antisséptica efetiva.

Caso o equipamento esteja contaminado com coronavírus, basta lavar toda sua superfície com esse sabonete para eliminá-lo. O antisséptico NOBAC quebra a camada lipídica – presente na estrutura do vírus – e deixa o material genético solto. Logo, este não consegue se conectar às células e, portanto, não infecta. Além disso, com a superfície do aparelho CPAP oleosa, o vírus escorrega e desce água corrente abaixo – como acontece ao lavar as mãos.

  1. O vírus pode contaminar o CPAP caso eu esteja com coronavírus?

Como o CPAP recolhe o ar do ambiente, é possível que o vírus contamine o interior do aparelho caso você esteja infectado. Para evitar que isso aconteça, é fundamental utilizar o filtro no equipamento. Este, é responsável por reter impurezas, poeira, bactérias, ácaros e vírus presentes no ar.

  1. Estou com coronavírus. Devo ter algum cuidado especial com o CPAP?

Se contrair o coronavírus, deve providenciar a higienização interna do CPAP assim que concluir o tratamento. Em nosso site, é possível contratar esse serviço. Além de ser realizado por um técnico capacitado, são utilizados produtos específicos para remover sujeira e micro-organismos de todos os componentes internos do CPAP, além de possíveis focos de oxidação da placa.

  1. A oxigenoterapia domiciliar pode ajudar no combate ao coronavírus?

Para realizar a oxigenoterapia domiciliar não é preciso ir ao hospital ou a uma unidade de saúde, já que é feita dentro de casa. O equipamento utilizado neste tratamento – concentrador de oxigênio – pode ser comprado ou alugado pela internet. Dessa forma, conclui-se que a oxigenoterapia domiciliar segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, de ficar em casa neste momento de pandemia e evitar aglomerações.

  1. Ventilador mecânico: posso usar se eu estiver com coronavírus?

Caso esteja com coronavírus, nós, da CPAPS, pedimos que você siga as orientações dos profissionais de saúde que lhe deram o diagnóstico. Somente o seu médico e/ou equipe clínica terá a experiência apropriada para receitar o tipo de tratamento que você precisa.

Conheça a CPAPS! 

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas de saúde. Separamos, abaixo, outros conteúdos que vão te interessar. Confira abaixo:

Rotina de limpeza e manutenção para CPAP e máscara

Por que é importante trocar os filtros do cpap no tempo certo?

CPAP: o que é e como funciona?

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'FAQ CPAPS: perguntas mais frequentes sobre COVID-19' 1 comentário

  1. 29 de maio de 2020 @ 11:43

    Solicito excluir do meu cadastro o telefone 51-34886135 e incluir o número 51-999738588. Obrigado

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook