Você provavelmente já ouviu falar no sonambulismo. Geralmente, ele está no imaginário popular em desenhos infantis e até mesmo seriados de TV (como é o caso da famosa série da Netflix, “Por trás dos seus olhos”), muito caracterizado pela pessoa que se levanta da cama durante a noite como se estivesse acordado, mas não totalmente.
Nesses casos, é muito comum termos em mente o sonâmbulo que aproveita para atacar a geladeira durante a noite, escondido de todos, e toma atitudes que podem ser engraçadas para quem olha de fora. No entanto, mesmo quando aparentemente inofensivo, o sonambulismo pode apresentar um risco para a pessoa que tem esse distúrbio do sono. Para entender melhor sobre isso, a CPAPS organizou nesse artigo tudo o que você precisa saber!
Entenda o que é sonambulismo
Também conhecido como noctambulismo ou hipnofrenose, o sonambulismo é um distúrbio comportamental do sono NREM. Consiste na capacidade da pessoa desenvolver habilidades motoras, sejam simples ou complexas, enquanto dorme, sem ter plena consciência de que está o realizando.
O sono NREM (sem movimento rápido dos olhos) consiste na fase na qual as atividades cerebrais ocorre em ondas lentas. É diferente da fase REM, quando os movimentos são rápidos e as atividades cerebrais são mais intensas (e, com isso, projetamos sonhos, fixamos memórias e aprendizados). Você pode conferir mais sobre isso nesse conteúdo, onde explicamos tudo a respeito!
O sonambulismo costuma ocorrer no terço inicial da noite. Dessa maneira, o sonâmbulo pode levantar-se, andar, conversar, se alimentar e até mesmo realizar tarefas comuns e continuar “dormindo” (estando de olhos abertos). Em alguns casos, a pessoa pode acabar saindo de casa, totalmente inconsciente. Por esse motivo, o sonambulismo pode apresentar um verdadeiro risco de vida para quem lida com o problema.
Em alguns casos, o sonâmbulo pode apresentar comportamentos violentos, acarretando em acidentes ou situações perigosas tanto para ele, quanto para quem está ao redor. Além disso, em sua maior parte, ele não lembra de nada dos acontecimentos ocorridos durante um episódio de sonambulismo.
Causas do sonambulismo
As causas do sonambulismo ainda são pesquisadas, mas, em geral, podem estar associadas à higiene do sono (ou seja, hábitos e situações ocorridas antes de dormir, que impactam a qualidade do sono) e também algumas predisposições. Os especialistas indicam que os episódios de sonambulismo costumam ocorrer entre uma ou duas horas após a pessoa adormecer.
Segundo o Instituto do Sono, o sonambulismo pode ser bastante comum em crianças em idade pré-escolar, já que, em suma, nesse período ocorre o processo de maturação do cérebro, que pode desencadear esse comportamento.
Já com relação aos adultos, o sonambulismo pode ter algumas causas específicas. São elas:
- Privação do sono;
- Insônia;
- Estresse excessivo;
- Traumas cranianos;
- Febre (que pode acarretar em alucinações);
- Doenças específicas, como a asma;
- Depressão;
- Ansiedade.
Relação do sonambulismo com apneia do sono
Assim como o sonambulismo tem causas relacionadas a fatores fisiológicos e emocionais, um outro distúrbio do sono pode ter uma relação de causalidade com esse problema. A partir disso, a apneia do sono também pode ter influência nos episódios do sonâmbulo.
Relacionado com outras parassonias, a apneia do sono é definida a partir da interrupção da respiração do paciente, com a asfixia (que causa o típico ronco) podendo durar entre 10 e 40 segundos a cada episódio.
Por interromper o sono, a apneia ocasiona também a interrupção da progressão normal da ciclagem do sono. Dessa maneira, médicos indicam que pessoas com apneia podem estar mais propensas a enfrentarem o sonambulismo.
E, assim como a apneia do sono, o sonambulismo também pode ser diagnosticado e detectado a partir de uma polissonografia. Nesse exame, são avaliadas as atividades cerebrais, cardíacas e respiratórias do paciente enquanto ele dorme, com intuito de compreender o padrão do sono. Explicamos tudo sobre esse exame (e como ele pode te ajudar a dormir melhor) nesse artigo aqui!
Sonambulismo tem tratamento
Ao compreender a causa do sonambulismo, é possível realizar um tratamento de maneira tranquila e sem muitos transtornos. Por ser um distúrbio do sono resultante de uma outra variável, é imprescindível que o paciente, quando diagnosticado, busque ajuda médica para solucionar a raiz do problema. Ou seja, caso não seja encontrado nenhum problema físico, deve ser estudado a possibilidade de causas emocionais, como citamos anteriormente.
Em casos de depressão, ansiedade, estresse e afins, o paciente (além de acompanhamento psicológico e psiquiátrico) pode experimentar a realizar técnicas de relaxamento antes de dormir, com o intuito de prevenir os episódios de sonambulismo. O uso de medicina alternativa, como a aromaterapia, pode ser um suporte a mais durante o tratamento, e, ainda, proporcionar bem-estar.
A pessoa que é sonâmbula deve estar atenta também à higiene do sono, que envolve a mudança de hábitos para uma melhor qualidade do repouso e evitar a interrupção do sono. Veja o que é possível fazer:
- Estabelecer horários regrados para dormir e acordar;
- Evitar o uso de eletrônicos antes de dormir, como computadores, smartphones e televisões;
- Fazer refeições leves antes de dormir, ou consumir alimentos que estimulam o sono;
- Manter o quarto apenas para dormir (ou seja, evitar o trabalho no regime home-office no ambiente);
- Esvaziar a bexiga antes de dormir, e evitar ingerir líquidos antes de deitar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou de cigarros;
- Manter a temperatura do quarto agradável, de forma que você não passe frio ou calor.
Conheça a CPAPS
Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para a sua terapia respiratória. Temos todos os produtos que precisa para tratar a apneia e ter boas noites de desconto. Em caso de dúvidas, temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato conosco pelo WhatsApp no (27) 99575-6948.
Leia também:
+ Distúrbios do sono: conheça os 4 principais
+ Como o estresse pode ser causado pela apneia do sono?
+ Cansaço e desânimo durante o dia? Entenda os motivos
Fonte:
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023
Um comentário