Blog CPAPS

Como a asma pode prejudicar o sono?

asma-insonia

Apesar de ter origem genética, ou seja, ser uma doença crônica, a asma pode se agravar em razão de maus hábitos e outras doenças associadas, como obesidade, sedentarismo, refluxo gástrico e ansiedade. Mas, você sabia que problemas no sono também podem piorar e até mesmo desenvolver a asma? Além de entender melhor como isso se dá, neste post, vamos explicar também de que forma a asma atrapalha a dormir e contribui para o surgimento de distúrbios do sono. Confira!

Veja também: Rinite alérgica favorece o ronco e a apneia?

Asma e dificuldade para dormir

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 6,5 milhões de brasileiros acima de 18 anos têm asma. Caracterizada como uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, a asma afeta os indivíduos a qualquer hora do dia ou noite e leva a episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse.

Como as manifestações clínicas da asma costumam ocorrer quando a queda do fluxo expiratório é maior, os asmáticos tendem a sentir uma piora dos sintomas enquanto dormem. A crise de asma faz com que a pessoa desperte durante a noite, o que interfere diretamente na qualidade do sono. Essa fragmentação do sono contribui para a sonolência diurna excessiva – que prejudica a realização de atividades diárias, como estudar ou trabalhar.

Insônia pode ser fator de risco para asma

Um artigo publicado no European Respiratory Journal aponta que adultos com insônia crônica apresentam um risco até três vezes maior de desenvolver asma. Prova disso é um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Norwegian University of Science and Technology) com cerca de 18 mil pessoas, entre 20 e 65 anos de idade, na Noruega.

Segundo a pesquisa, os indivíduos que relataram ter insônia pelo menos uma vez por semana tinham 94% de chances de desenvolver asma. Um dos autores do estudo, Bem Brumpton, ressalta que as alterações no organismo podem prejudicar, mais gravemente, as vias aéreas, isso porque os efeitos nocivos da insônia vão se acumulando com o passar do tempo.

Como tratar a asma e dormir melhor?

O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, comenta que o acompanhamento médico correto e constante é fundamental para os asmáticos. “Apesar da asma não ter cura, com o tratamento adequado é possível sentir melhora da doença, como a drástica redução das crises de asma e da dificuldade para dormir, garantindo maior bem-estar”, completa.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

4 bons hábitos que ajudam a melhorar seu sono

Sono e coronavírus: qual a relação?

Médico especialista em sono: quando devo procurar?

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook