Por quanto tempo devo utilizar o CPAP? Quando devo parar de usar? Essas são algumas das dúvidas mais frequentes entre os usuários do aparelho CPAP que mantêm o tratamento da apneia do sono já há algum tempo. Neste post, nós da CPAPS, vamos responder essas questões. Continue lendo e confira.
Veja também: Como saber qual pressão devo utilizar no aparelho CPAP?
CPAP: o que é e para que serve?
Ideal para o tratamento da apneia do sono, o CPAP permite a oxigenação do organismo durante toda a noite. Este aparelho envia um fluxo de ar constante para as vias respiratórias do usuário, impedindo que esta se feche ou fique parcialmente obstruída durante os episódios de apneia ou hipopneia. Dessa forma, o CPAP evita uma série de sintomas e efeitos colaterais destes distúrbios, proporcionando muito mais saúde e qualidade de vida para o apneico.
Quando parar de usar o CPAP?
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que a apneia do sono não tem cura. O seu tratamento deve ser realizado para evitar o progresso e as complicações que este distúrbio pode causar na saúde do paciente. Assim como acontece com outras doenças, como a diabetes e hipertensão, a apneia do sono pode ser solucionada a partir do uso correto e constante do CPAP.
Mas, afinal, é possível interromper o uso do aparelho CPAP depois de algum tempo? O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que o tratamento da apneia do sono com CPAP só poderá ser suspenso se o paciente realizar alguma cirurgia para correção da anormalidade anatômica que causa o distúrbio, desde que este tenha sido diagnosticado como o motivo da causa de sua apneia, como a ortognática. “Por meio da retirada de pólipos nasais, adenoide ou correção do desvio de septo, a cirurgia poderá solucionar o problema das obstruções e do ronco. Caso seja verificada a eficácia da cirurgia com a melhora da apneia, é possível que o uso do equipamento seja interrompido”, explica.
Partata destaca ainda que de três a seis meses após a cirurgia, é primordial repetir a polissonografia para verificar se a cirurgia foi, de fato, efetiva, ou seja, se a apneia foi solucionada. “Refazer este exame é fundamental, pois somente parar de roncar não significa que o paciente estará livre da apneia. Somente o exame comprova se a cirurgia foi eficaz a ponto de suspender o uso do CPAP”, completa
Conheça a CPAPS
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
CPAP fixo ou automático: entenda a diferença!
Produtos que ajudam no tratamento com CPAP. Conheça!
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
Minha mãe usa ,no inicio ele marcava 8.0 mas agora está marcando 13.2. Porque alterou ? É normal?
Olá Elizabete, como vai?
A pressão necessária para suprir a apneia e o ronco pode ser alterada diariamente, por essa razão é necessário repetir os exames anualmente. Seria importante realizar a emissão do relatório do sono e apresentar ao médico ou profissional que realiza o acompanhamento da terapia.
Fui ao médico para ver problemas do sono, pois dormia e acordava varias vezes a noite com a boca seca, dormia na faixa de 4 horas por noite ele pediu o exame de polissonografia onde constatou apneia obstrutiva severa do sono, estou usando CEPAP, porém, para conseguir dormir tenho que usar remedio(zolpiden) se não tomar não durmo, me adptei bem ao uso do CEPAP, tenho o monitoramento do fabricante ta td ok, o que pode ser?
Olá Aldemir, como vai?
Seria muito importante verificar se o seu aparelho CPAP está configurado conforme a solicitação do profissional. Entre em contato conosco com o seu aparelho CPAP e a prescrição médica em mãos.
Central de Atendimentos: 0800 601 9922
No caso de oxigenoterapia com uso de cpap de quanto em quanto tempo podemos fazer a terapia mo paciente?
Olá Thairine, como vai? Obrigado por entrar em contato. É interessante verificar com o profissional de saúde que está acompanhando o paciente, pois costuma variar de acordo com a patologia, a quantidade de vezes que será administrada a terapia e o quadro clínico do paciente. Permanecemos à disposição!
Boa tarde , uso o CPAP a dois anos e coloquei marca passo a dois meses, neste caso existe alguma contraindicação para o uso do CPAP?
Olá Manoel, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Não possui uma contraindicação do uso do CPAP para pacientes que possuem marca passo, no entanto, é preciso somente ver máscaras que não contenha imãs. É sempre importante que tenha acompanhamento médico para sua terapia. Para maiores informações, permanecemos à disposição!
Boa noite!
Como diminuir a quantidade de 3 para 2 litros de oxigênio no aparelho?
Olá Maria, como vai? Agradecemos pelo contato. Para auxiliarmos em relação a configuração no equipamento, entre em contato com os nossos especialistas no 0800 601 9922 opção 02. Pelo telefone, um de nossos especialistas irá identificar o modelo de equipamento que você possui e orientará a realizar este ajuste. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!
Quero comprar um cpap , como saber qualquer e o melhor aparelho para mim
Olá Irisvan, tudo bem? Agradecemos por entrar em contato. A compra do aparelho CPAP precisa ser feita respeitando a recomendação médica, e é importante conhecer e considerar algumas particularidades de cada novo usuário, além de analisar viabilidade e qualidade da marca. Pelo 0800 601 9922, você conta com a ajuda de uma equipe especializada e capacitada para te orientar a fazer a melhor escolha. Entre em contato com o nosso time e estamos à disposição para te atender! Qualquer dúvida, permanecemos à disposição! 😁😄
O uso do cpap com medicação para dormir não pode ter resultados indesejados ao ocorrer apneia e o paciente não conseguir respirar?
Vou ter que fazer uma endoscopia. A sedação não pode causar problemas pela ocorrencia da apneia? Deveria usar cpap ou o medico que irá realizar o exame definirá as necessidades?
Olá Alvaro, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. Em relação ao procedimento que o senhor irá realizar, seria muito interessante verificar essa questão com o profissional que irá executar o procedimento. Permanecemos à disposição!
Gostaria de saber se é recomendável utilizar o CPAP durante esses períodos de chuva com muita descarga elétrica?
Olá Karina, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. Para quem faz tratamento da apneia do sono ou terapia respiratória, esse receio é ainda maior. Por necessitar de um CPAP para dormir acaba-se dependendo da eletricidade para isso. Portanto, é imprescindível ter em mãos aparatos que ajudem nessas horas e promova a continuidade dos tratamentos, sem nenhum transtorno. O nobreak é um equipamento que auxilia na regulação da voltagem da energia enviada para eletrônicos conectados a ele. Sendo assim, mesmo que haja falta de luz, por exemplo, seu equipamento poderá continuar funcionando por determinado período de tempo – que é suficiente até restabelecer o fornecimento da energia. Ah, toda máscara para apneia tem válvula de exalação, com pequenos furos que possibilitam dispersar o ar expirado, e é responsável por fazer a renovação do ar, principalmente em casos de queda de energia. O que pode gerar um pequeno ruído, parecido com respiração profunda. Esse tipo de ruído é natural da máscara e não tem como extinguir, por também ser um acessório de segurança na terapia. Para maiores informações, permanecemos à disposição no 0800 601 9922 opção 1! 😁
Nesses períodos de chuvas, Com muitos trovões, eu tenho dormido sem Com medo de receber descarga elétrica. É um risco, ou o aparelho tem alguma forma que desarma pot segurança após receber a descarga ?
Olá, Deborah! Esperamos que você esteja bem. Para maior segurança, é aconselhável desconectar aparelhos sensíveis durante tempestades ou usar protetores de surto.
Faço uso do CPAP, tenho apneia grave, e faz algum tempo que quase não durmo e o pouco que consigo acordo toda hora mesmo tomando remédio não resolve, com isso fico com mal estar o dia todo, estou preocupada e não sei o que fazer.
Olá, Lourdes! Entendemos sua preocupação, e é fundamental investigar a causa dessa dificuldade para dormir, mesmo com o uso do CPAP. Alguns fatores podem estar interferindo na qualidade do seu sono, como ajuste inadequado da pressão do equipamento, vazamentos na máscara, uso de medicamentos que afetam o sono ou a presença de outros distúrbios, como insônia. Além disso, hábitos noturnos, como exposição à luz azul antes de dormir e consumo de cafeína à noite, também podem prejudicar o descanso. O ideal é verificar os dados do seu relatório do sono para analisar possíveis falhas na terapia, consultar um especialista do sono para reavaliar o tratamento e, se necessário, realizar um novo exame de polissonografia. Caso precise de ajuda na configuração do CPAP ou na escolha da máscara, nossa equipe está à disposição pelo telefone 0800 601 9922.