pressao-aparelho-cpap

Como saber qual pressão devo utilizar no aparelho CPAP?

Tempo de leitura 2 minutos

Comprar um aparelho CPAP sem a indicação médica ou utilizar uma pressão diferente da que lhe foi recomendada pode ocasionar em sérios problemas, como tontura e dores no corpo. Neste post, nós, da CPAPS, respondemos as principais dúvidas acerca da pressão ideal do CPAP e aproveitamos para esclarecer como funciona para adquirir esse equipamento. Acompanhe!

Veja também: 5 benefícios reais que o CPAP traz para a saúde

Como saber qual a pressão do CPAP ideal para o meu tratamento?

O primeiro e o mais importante passo para descobrir a pressão que você deve utilizar no aparelho CPAP é procurar um médico do sono e realizar a polissonografia. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que esse exame monitora o sono por meio de sensores colocados sobre a pele.

“Qualquer anormalidade é registrada pelo aparelho de polissonografia. Com todas as especificações detalhadas no laudo, o médico conseguirá indicar o modelo de CPAP ideal para as características daquele indivíduo, conforme identificado no resultado do exame”, esclarece.

O especialista completa ainda que, sendo assim, não existe uma pressão ideal para o CPAP, isso varia de acordo com as necessidades de cada paciente. De uma forma geral, a pressão relaciona-se com a resistência das vias aéreas, portanto, vai depender da anatomia da faringe e do estilo de vida do indivíduo, por exemplo.

Preciso de prescrição médica para comprar o aparelho CPAP?

Para comprar o equipamento CPAP não é necessário apresentar receita médica. Mas, é primordial o acompanhamento de um médico para que, além de identificar a gravidade da apneia do sono, verifique se há algum tipo de contraindicação.

“O uso do CPAP sem prescrição médica, pode desencadear alguns efeitos colaterais, como tontura e dores de cabeça ou no corpo. Isso pode acontecer pela utilização inadequada da pressão no aparelho CPAP ou até mesmo se o indivíduo não tiver a necessidade de fazer a terapia respiratória”, finaliza Partata.

Conheça a CPAPS! 

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores informações sobre o uso do CPAP no tratamento da apneia do sono. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

5 soluções que prometem acabar com o ronco

Travesseiro para Ronco: benefícios no tratamento

Injeção contra ronco já está sendo testada no Brasil

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

CPAPS

17 comentários

  1. Estou usando a uns 2,5 anos um Air sense da resned, com uma máscara nasal contudo, recentemente o ruído de funcionamento do aparelho tornou-se incomodativo pois, fui alertado por uma antiga namorada que dormiu comigo , ou seja , não estava percebendo o barulho e/ou já tinha acostumado com ele. Gostaria de uma solução para tal problema de ruído,obrigado.
    • Olá Ebert, tudo bem? Para que possamos te auxiliar da melhor forma, entre em contato com o nosso time de especialistas em nosso Canal de Atendimento no 0800 601 9922 opção 2 ou nos encaminhe um vídeo deste ruído para o e-mail sac@cpaps.com.br! Permanecemos à disposição!!
  2. Meu médico receitou 4 de pressão e 40 de fluxo. E o aparelho veio com essa configuração. Porém acordei e estava com 7 de pressão e 70 de fluxo. O aparelho pode desregular sozinho
    • Olá Ednéia, tudo bem? Agradecemos pelo contato! Para que possamos te auxiliar da melhor forma e checar como o seu equipamento está configurado, entre em contato com o nosso time de especialistas do Suporte Pós Vendas no 0800 601 9922 opção 2! Te esperamos e até breve!❤
  3. Depois de uma noite com cpap, tenho crises de hiperventilação no outro dia, será que o meu pode estar com muita pressão? Pressão min 5.6 e max 9
    • Olá Marlon, como vai? A quantidade de pressão para evitar ronco e apneia pode mudar diariamente. Se o CPAP estiver mal regulado ou desatualizado pode acabar sendo ineficaz. Seria de suma importância analisarmos as configurações do seu aparelho CPAP e o relatório clínico para verificamos o comportamento de sua terapia. Entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922! 😘
    • Olá Marlon, como vai? A quantidade de pressão para evitar ronco e apneia pode mudar diariamente. Se o CPAP estiver mal regulado ou desatualizado pode acabar sendo ineficaz. Seria de suma importância analisarmos as configurações do seu aparelho CPAP e o relatório clínico para verificamos o comportamento de sua terapia. Entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922! 😘
  4. uso cipap a 2 anos e sempre acabava a agua em duas noites e agora ja sao 4 dias e ainda tem agua ok pode ser . alguem sabe me orientar sore as reculagen do aparelho e ja me sentia melhor mais agora deu ate uma diferecia no uso do aparelho
    • Olá Lindolfo, como vai? A câmara de água deve ter a troca d’água todos os dias, mesmo que tenha sobrado alguma quantidade. Assim que acordar, retire o reservatório do umidificador e remova por completo o líquido que não foi utilizado durante a noite. Referente a regulagem, o senhor pode nos contatar pela central 0800 601 9922 com o aparelho em mãos, um de nossos especialistas poderá auxiliá-lo. Estamos à disposição!
  5. Olá pessoal tenho um CPAP Airsense 10 da Resmed uso a aproximadamente há 2 anos e controlo seu funcionamento pelo aplicativo Myair. O número de apnéias tem sido de 1 a 5 por noite. Na última semana este número tem variado de 12 a 15. O que pode ter acontecido para sofrer esta variação?
    • Olá Marcos, como vai? Ajustar as configurações de pressão do seu aparelho CPAP pode variar dependendo do modelo que você está usando. Dessa forma, o ideal é entrar em contato com o fornecedor do seu dispositivo para solicitar assistência e as orientações sobre como ajustar a pressão do seu CPAP conforme o modelo que você possui. Lembrando que é importante discutir qualquer alteração nas configurações do seu CPAP com o seu médico ou fisioterapeuta especializado em sono. Eles poderão fornecer orientações personalizadas com base nas suas necessidades individuais e garantir que você esteja recebendo a terapia adequada para o tratamento da apneia do sono. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-lo!
    • Olá Luiz, como vai? A pressão de 18 no CPAP deve ser configurada conforme as orientações do seu médico ou especialista em sono. Normalmente, o médico especifica se essa pressão deve ser a mínima, a máxima ou uma pressão fixa. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, dessa forma, será possível avaliar qual é a indicação. Estamos à disposição!
    • Olá Antônio, como vai? A quantidade de pressão para evitar ronco e apneia pode mudar diariamente. O CPAP de pressão fixa se estiver mal regulado ou desatualizado pode acabar sendo ineficaz. Por esse motivo é interessante refazer os exames anualmente. No dispositivo automático não é necessário, pois ele ajusta o fluxo de ar automaticamente para atender as necessidades do paciente, independente das mudanças no estilo de vida ou estágios da apneia. Apesar do equipamento ser automático, é interessante sempre acompanhar a terapia de perto com um fisioterapeuta ou médico especializado. Para mais informações, entre em contato com nossa central de atendimentos, pelo telefone 0800 601 9922.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *