Comprar um aparelho CPAP sem a indicação médica ou utilizar uma pressão diferente da que lhe foi recomendada pode ocasionar em sérios problemas, como tontura e dores no corpo. Neste post, nós, da CPAPS, respondemos as principais dúvidas acerca da pressão ideal do CPAP e aproveitamos para esclarecer como funciona para adquirir esse equipamento. Acompanhe!
Veja também: 5 benefícios reais que o CPAP traz para a saúde
Como saber qual a pressão do CPAP ideal para o meu tratamento?
O primeiro e o mais importante passo para descobrir a pressão que você deve utilizar no aparelho CPAP é procurar um médico do sono e realizar a polissonografia. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que esse exame monitora o sono por meio de sensores colocados sobre a pele.
“Qualquer anormalidade é registrada pelo aparelho de polissonografia. Com todas as especificações detalhadas no laudo, o médico conseguirá indicar o modelo de CPAP ideal para as características daquele indivíduo, conforme identificado no resultado do exame”, esclarece.
O especialista completa ainda que, sendo assim, não existe uma pressão ideal para o CPAP, isso varia de acordo com as necessidades de cada paciente. De uma forma geral, a pressão relaciona-se com a resistência das vias aéreas, portanto, vai depender da anatomia da faringe e do estilo de vida do indivíduo, por exemplo.
Preciso de prescrição médica para comprar o aparelho CPAP?
Para comprar o equipamento CPAP não é necessário apresentar receita médica. Mas, é primordial o acompanhamento de um médico para que, além de identificar a gravidade da apneia do sono, verifique se há algum tipo de contraindicação.
“O uso do CPAP sem prescrição médica, pode desencadear alguns efeitos colaterais, como tontura e dores de cabeça ou no corpo. Isso pode acontecer pela utilização inadequada da pressão no aparelho CPAP ou até mesmo se o indivíduo não tiver a necessidade de fazer a terapia respiratória”, finaliza Partata.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores informações sobre o uso do CPAP no tratamento da apneia do sono. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
5 soluções que prometem acabar com o ronco
Travesseiro para Ronco: benefícios no tratamento
Injeção contra ronco já está sendo testada no Brasil
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023
17 comentários