Já se pegou questionando se o aparelho CPAP está sendo eficiente? Apesar de se sentir melhor, a preocupação com o sucesso do tratamento e a saúde, pode trazer essa dúvida. Afinal, o tratamento com CPAP tem o objetivo de devolver o bem-estar e a qualidade de vida, através de noites de sono tranquilas e silenciosas.
TRATAMENTO DA APNEIA DO SONO COM CPAP
O tratamento com CPAP consiste na redução da obstrução das vias áreas superiores durante o sono, o que leva a necessidade do tratamento da apneia do sono. Primordialmente, as modalidades de tratamento com CPAP buscam:
1) Aumentar a pressão na faringe acima da pressão obstrutiva;
2) Diminuir a pressão obstrutiva;
3) Aumentar a ativação muscular das vias aéreas superiores, permitindo uma ventilação adequada durante o sono.
Levando em consideração que o objetivo do CPAP é reverter a obstrução e manter a permeabilidade das vias aéreas no sono, é possível entender que a extensão da eficiência proporcionada aos usuários acontece através da redução do estado de sonolência diurna. Este sintoma, além de ser muito debilitante, está presente em quase todos os casos diagnosticados com a apneia do sono.
Além disso, o uso do aparelho CPAP no tratamento da apneia, promove a restauração da continuidade, da quantidade e da distribuição dos estágios do sono: é a garantia de uma oxigenação normal para os tecidos e órgãos.
A regulação do ciclo do sono e outros fatores garantem a estabilização de diversos outros mecanismos de ordem neural, humoral, metabólico, trombótico e inflamatório de produção de doenças, incluindo a hipertensão arterial sistêmica (HAS) que se desenvolve em 30% das pessoas com SAOS.
Os benefícios trazidos pelo uso do CPAP por fim têm uma relação direta com a eliminação das apneias e a diminuição dos despertares noturnos. Para saber a eficiência do CPAP pode-se perceber que através do tratamento acontecem mudanças significativas na rotina:
- Diminuição da sonolência diurna excessiva;
- Melhora das funções neuropsíquicas;
- Melhora do desempenho laboral;
- Aumento da qualidade de vida;
- Redução nas alterações cardiovasculares noturnas (podendo colaborar com a diminuição da HAS diurna);
- Menor risco de sofrer acidentes automobilísticos.
MONITORANDO O TRATAMENTO COM CPAP EM CASA
Muitos dispositivos armazenam informações da qualidade do sono e tratamento da apneia, para que o próprio usuário possa visualizar a evolução do tratamento. O aparelho CPAP mais moderno, como o AirSense 10 AutoSet, possibilita que esse monitoramento seja online, através de um cadastro no site MyAir ResMed, vinculando dados pessoais aos do dispositivo, para receber feedbacks diários da eficiência do CPAP. Além disso, possibilita que o terapeuta acompanhe o tratamento e faça as alterações necessárias para o uso efetivo do CPAP.
Algumas modalidades oferecem um sistema baseado em nuvem para o gerenciamento de usuários com distúrbios respiratórios do sono. Dessa forma os especialistas, clínicos gerais e profissionais de saúde podem colaborar de modo integrado armazenando informações de diagnóstico, prescrição e terapia do paciente em um único local com total segurança.
Esta tecnologia já está integrada nos dispositivos mais atuais, possibilitando que a equipe acompanhe o paciente e altere remotamente as configurações. O sistema também pode ser utilizado com os dispositivos mais antigos através de módulos de comunicação sem fio ou com os cartões SD.
Já outros modelos o acesso remoto ocorre através de um aplicativo, onde o paciente também tem acesso as informações terapêuticas do seu tratamento com o CPAP. Esse aplicativo auxilia na adesão à terapia. O mesmo fornece todos os dados do ajuste da máscara e das horas de uso, mantem conexão com o terapeuta que o acompanha, possui uma definição de objetivos simples para manter o paciente motivado a prosseguir com a terapia e por fim fornece vídeos explicativos sobre a apneia do sono e os fatores relacionados.
RELATÓRIO DE DADOS E GRÁFICOS DO APARELHO CPAP
Os programas de monitoramento e análise de dados do usuário através do computador permite atualizar as configurações terapêuticas do equipamento, assim como baixar, analisar e armazenar estes dados. Para obter observações clínicas é necessário observar minuciosamente os dados terapêuticos do usuário usando gráficos de dados e relatórios detalhados, que permitem avaliar a terapia ao todo, incluindo informações de IAH, fuga e pressão.
Através de gráficos resumidos o programa permite acompanhar as tendências clinicas do usuário, assim como sua adesão ao tratamento a longo prazo. Para aqueles que não possuem sistema de monitoramento a distância o cartão SD é uma alternativa que possui as mesmas ferramentas. O profissional faz o download dos dados e se baseando neles, é possível saber se o uso está sendo como esperado e se o tratamento está sendo eficaz.
CONHEÇA A CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra atendimento online e suporte para saber mais sobre a sua terapia, com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo WhatsApp no (27) 3045-0605.
Separamos alguns conteúdos que podem te interessar:
Acordo pior quando durmo com CPAP. Por quê?
Por quanto tempo vou usar CPAP?
CPAP: Qual o custo-benefício no tratamento da apneia do sono?