Adaptando-se a Terapia do Sono com CPAP

A terapia do sono com pressão positiva (CPAP) é o padrão ouro para tratamento da apneia obstrutiva do sono. Por isso, é a opção mais recomendada por médicos do mundo inteiro.

É possível dormir com o CPAP e ter noites confortáveis, com melhoras significativas na qualidade de vida em pouco tempo. Mas como em qualquer tratamento, cada pessoa responde de uma maneira diferente. Algumas pessoas conseguem dormir uma noite completa e restauradora logo no primeiro uso, mas a maioria leva de 1 a 6 semanas para acostumar com a sensação da máscara e da pressão.

Confira 10 dicas importantes para uma boa adaptação ao CPAP:

DICA 1. Acerte na escolha do equipamento

A cada nova geração, os equipamentos para a terapia do sono ficam menores, silenciosos e mais leves. Além disso, a evolução tecnológica confere novos recursos e funções para melhorar o conforto e adesão ao tratamento. Ajuste automático de pressão, alívio de pressão durante a respiração, dados de adesão e rampa são algumas funcionalidades que já estão disponíveis.

DICA 2. Acerte na máscara

A máscara é a parte que fica em contato com o rosto do paciente para entregar o fluxo de pressão. Por isso, deve ser confortável e oferecer vedação segura. Há diferentes modelos de máscara classificados em 4 categorias: nasal, almofadas nasais, facial (oronasal) e facial total. Alguns modelos são mais adequados para determinadas características pessoais. Por exemplo, quem respira pela boca ou sofre de congestão nasal deve preferir uma máscara facial, ao invés de uma nasal. Além disso, cada máscara oferece diferentes opções de tamanhos. Escolha uma que fique melhor com as medidas do seu rosto!

DICA 3. Conhecer e saber usar os itens do tratamento

Aprenda a usar as funções do CPAP – trocar filtros, limpar e substituir as peças da máscara, traqueia (tubo) e câmara do umidificador.

O manuseio correto do CPAP e a realização de limpeza da máscara são muito importantes! Se você souber manusear e cuidar dos itens corretamente, poderá obter melhor desempenho no tratamento e saberá identificar problemas com mais facilidade.

DICA 4. Use o CPAP e a máscara acordado

Experimente usar a máscara em outras ocasiões, que não seja para dormir, e use o CPAP em momentos oportunos, como quando estiver assistindo televisão ou lendo. Dessa forma, você tira sua atenção do CPAP e da máscara e vai fazendo seu corpo se adaptar a eles sem perceber.

DICA 5. Lave o rosto antes de colocar a máscara

Antes de colocar a máscara, lave o rosto para remover as toxinas e a oleosidade da pele. Evite usar cremes e loções, especialmente nas regiões do rosto que ficam em contato com a máscara. Fazendo isso, você aprimora a vedação e aumenta a vida útil da máscara.

DICA 6. Ajuste a máscara corretamente

Fique em frente ao espelho e coloque a máscara de acordo com as instruções do fornecedor. A máscara deve ficar firme no rosto, sem apertar demais e, ao mesmo tempo, deve oferecer conforto e vedação. Para saber se não está exagerando você deve conseguir colocar, sem dificuldade, o dedo indicador entre a tira do fixador e seu rosto.

DICA 7. Respire profundamente

Quando estiver usando o CPAP você deve respirar normalmente, como faria se estivesse sem ele. Mas somente nos primeiros momentos de uso, respire bem devagar e profundamente. Assim, você se adapta mais rápido à pressão do CPAP.

DICA 8. Aumente as horas de uso gradativamente

Dormir com o CPAP todas as noites por pelo menos 4 horas já é o suficiente para sentir alguma melhora na qualidade de vida, mas o ideal é fazer o tratamento todas as noites. Se estiver difícil dormir uma noite inteira, não desista. Tente aumentar as horas de uso gradualmente. Tente dormir uma hora, depois aumente para duas horas e, depois, três horas e assim sucessivamente.

DICA 09. Use um umidificador

Algumas pessoas começam a sentir ressecamento e congestão nasal logo no início do tratamento. Isso pode ser um efeito colateral do tratamento que pode ser facilmente resolvido, acoplando um umidificador compatível com seu CPAP.

DICA 10. Nas primeiras dificuldades ou dúvidas não desista!

A maioria dos problemas tem solução e abandonar o tratamento não é a melhor opção. Diante de qualquer dificuldade você sempre deve contar com a ajuda de profissionais da área para obter ajuda correta.

Não existe prazo definido para adaptar-se plenamente à terapia do sono, mas é importante levar o tratamento a sério e assumir esse compromisso para uma vida mais longa, melhor e mais saudável.

Compartilhe esse conteúdo

23 comentários

  1. Preciso de informações sobre valores e aonde adquirir o cpap. Já tenho a guia médica pra poder comprar o aparelho. Obrigada .

    • Olá sra. Samantha! Se desejar, envie a guia médica em nosso e-mail vendas@cpaps.com.br que lhe indicamos as melhores opções de aparelhos e máscaras. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Equipe CPAPS

  2. Preciso de um fisioterapeuta do sono para orientação e acompanhamento. O que as empresas oferecem é muito superficial. Estou em São Paulo

    • Olá Sylvio, boa tarde!

      Nós temos uma loja física em Ribeirão Preto-SP, lá nós fornecemos atendimento de acompanhamento e suporte ao cliente.
      Infelizmente não temos contato de fisioterapeutas especializados em São Paulo, somente de clínicas médicas.

      Se precisar de qualquer esclarecimento estamos à disposição!
      Equipe CPAPS

  3. TENHO APNEIA FIZ MEUS EXAMES E DORMI DUAS NOITE NA CLINICA AI
    O MEDICO RECOMENDOU USAR O CPAP JÁ FAZ DOIS ANOS . TENHO QUE CONSULTAR DE NOVO PARA COMPRAR O CPAP.

    • Olá Alencar! O exame de diagnóstico da apneia do sono tem validade exata de 2 anos.
      Após esse período, é necessário consultar novamente sim, pois a apneia do sono é uma síndrome progressiva, quando não é tratada.

      Qual a data do exame e da receita médica?
      Aguardamos o seu retorno e nos colocamos à sua disposição!
      Equipe CPAPS

      • Meu esposo começou a usar o cpap a uma semana, mas ainda não consegui se acostumar,eu acho que ele está usando errado, dizendo ele que só funciona com a boca aberta, isto procede? Porque qdo ele abre a boca fica soltando ar,e com boca fechada ele diz que o ar não sai. Agradeço se puder me responder.

        • Olá Jonalva!
          É natural ter dificuldade de se acostumar nas primeiras semanas, mas não se preocupe, se tiver persistência e orientação adequada, com certeza conseguirá se acostumar.
          O tratamento com CPAP tem por objetivo manter as vias respiratórias sempre abertas para não ter apneia e nem o ronco.
          Se ele usa uma máscara nasal (cobre apenas o nariz), não poderá abrir a boca, pois o ar que entra pelas narinas escapará, e o tratamento não será eficaz.
          Caso esteja sentindo que está pouco ar entrando, é possível fazer pequenos ajustes de conforto no CPAP, para que ele respire melhor.

          Se precisar de ajuda, Jonalva, pode contar conosco, estamos à sua disposição para prestar mais esclarecimentos!
          Equipe CPAPS

    • Olá Alencar! O exame de diagnóstico da apneia do sono tem validade exata de 2 anos.
      Após esse período é necessário consultar novamente sim, pois a apneia do sono é uma síndrome progressiva, quando não tratada.

      Qual a data do exame e da receita médica?
      Aguardamos o seu retorno e nos colocamos à sua disposição!
      Equipe CPAPS

  4. Na minha opinião o mais difícil é a adaptação ,primeiro o barulho do aparelho,segundo a almofada sai do rosto quando durmo de lado ,ou de barriga pra baixo.

    • Olá Leonardo! Tudo bem?
      A adaptação é, de fato, o período mais desafiador da terapia do sono.
      Até que o seu corpo esteja acostumado a máscara e ao fluxo positivo de ar, o sono pode ficar um pouco agitado.
      Entretanto, existem ajustes e acessórios de conforto que podem ser grandes aliados nesse período.
      O principal é seguir as dicas de ajuste da sua máscara.
      O travesseiro multi-máscaras também é muito importante para quem tem o sono agitado, pois ele acomoda a máscara em qualquer posição que você deitar, não fazendo com que ela saia do lugar.
      O alívio expiratório também pode ajudar muito.
      Segue link do travesseiro: https://www.cpaps.com.br/travesseiro-multi-mascaras-viscoelastico-perfetto
      Ligue para o nosso pós-venda e converse com um especialista: 0800 601 9922
      Estamos à disposição para ajudá-lo a ter noites de sono saudáveis.

    • Boa tarde Fernanda! Tudo bem?
      Existem modelos de aparelhos mais acessíveis. Ligue para nossa central de atendimento e converse com um consultor: 0800 601 9922

  5. Bom dia eu Carlos gostaria de saber mais sobre esses aparelhos, porquê preciso comprar um .
    Qual o valor desse seu aparelho eu já consultei uns outro aparelho.

    • Olá Carlos Alberto, como vai?

      O CPAP é o tratamento mais comum para a apneia do sono (AOS). Seu funcionamento consiste no uso da pressão positiva e contínua nas vias respiratórias. Dessa forma, ele se assemelha a um compressor de ar, que fornece fluxo de ar ao paciente por meio de um sistema de máscara.

      A melhora da qualidade do sono, do desempenho no trabalho, do humor e maior disposição estão entre os benefícios do uso do CPAP. É importante que ao comprar o aparelho, o paciente seja bem orientado.

      Acesse o link a seguir para verificar nossos produtos e ofertas: https://www.cpaps.com.br/

  6. Boa noite, a minha maior dificuldade no uso do CPAP é na expiração, parece que preciso fazer muita força para expirar, estou iniciando na primeira semana de uso , é normal?

    • Olá Adriano, como vai?

      Nesse primeiro momento é muito comum sentir esse desconforto, pois é um processo de adaptação. No entanto, O alívio de pressão expiratória é uma tecnologia que permite identificar o momento da respiração do paciente. Com isso, é possível reduzir a pressão de ar do CPAP, tornando o ciclo respiratório natural e confortável.

  7. Olá, meu marido está usando o CPAP há oito meses e continua com as mesmas queixas de não conseguir dormir bem, com despertares contínuos, acorda com enxaqueca, com as pernas fracas. Ele fica muito preocupado com a enxaqueca e de não dormir que está com ansiedade e tomando ansioliticos e muito desanimado achando que pode morrer com parada cardiovascular por está inseguro e o CPAP não estar ajudando em nada.
    Ele já falou com o médico sobre a situação, mas nada adianta, ele está pior do que antes quando não usava o aparelho.

    • Olá Vitoria, tudo bem? Poxa, pelo e-mail não conseguimos localizar cadastro da senhora em nosso sistema.😕 A quantidade de pressão para evitar ronco e apneia pode mudar diariamente. Se o CPAP estiver mal regulado ou desatualizado pode acabar sendo ineficaz. Seria de suma importância analisarmos as configurações do aparelho CPAP e o relatório clínico para verificamos o comportamento da terapia do seu marido. Para maiores informações, entre em contato com um de nossos especialistas no 0800 601 9922! Te esperamos! 😊

  8. Bom dia! Para usar uma máscara nasal eu posso inspirar pelo nariz e expirar pela boca, ou deverei fazer esses dois movimentos somente pelo nariz? Obrigado

    • Olá Fernando, tudo bem? Agradecemos pelo contato. A máscara nasal entrega o fluxo de ar pela nariz. Esse modelo de máscara é indicada para pessoas que tem o tipo de respiração, apenas nasal. Ou seja, não sentem congestão nasal e conseguem respirar naturalmente pelo nariz, sem precisar abrir a boca. Já as máscaras faciais entregam o ar pelo nariz e boca. Além disso, a máscara facial é mais indicada para pessoas com congestão nasal frequente, seja devido a problemas como rinite, sinusite ou outros problemas respiratórios como o desvio de septo e pólipos nasais. Caso o ar encontre dificuldade em percorrer o nariz, ele entrará pela boca, uma vez que a estrutura deste modelo abrange o nariz e a boca. Permanecemos à disposição!

  9. Bom dia.
    Não consegui enviar e-mail para obter informações sobre o travesseiro. Gostaria de conhecer os modelos e o preço.
    Paulo Machado

    • Olá Paulo, como vai? Agradecemos por entrar em contato! Escolher a posição correta para dormir facilita a respiraçãoe ajuda a melhorar a qualidade do sono. Os travesseiros devem ser escolhidos de forma correta para que o seu pescoço se posicione bem e ajude também na utilização do CPAP. É possível conferir os nossos modelos no link a seguir: cpaps.com.br/acessorios/conforto-higiene/travesseiros-capas. Caso permanece qualquer dúvida, estamos à disposição no 0800 601 9922 opção 1! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *