Você sabia que fazer uso da função soneca do celular traz riscos à saúde? A opção, por mais que pareça inofensiva por proporcionar mais alguns minutos de sono, não é saudável. Ela pode, inclusive, impactar negativamente o resto do seu dia e atrapalhar a execução das suas atividades rotineiras. Para te ajudar a entender melhor o porquê de isso acontecer, nós, do blog da CPAPS, preparamos um conteúdo especial no post de hoje.
Veja também! Como a luz azul pode prejudicar o sono?
Por que a função soneca traz riscos à saúde?
Quando você adia a hora de levantar, com uso da função soneca, o que realmente faz é tornar o despertar ainda mais difícil. Isso porque, caso venha a dormir novamente, o seu cérebro entrará na primeira fase do sono, que é o pior momento para ser acordado. Nesse sentido, quanto mais difícil for o despertar, maior é a sensação de que dormimos mal.
Uma das principais consequências da função soneca é o efeito chamado de inércia do sono. Trata-se de um estado de sonolência e desorientação, muito comum quando as pessoas são acordadas abruptamente de um sono profundo. Além disso, enquanto dormimos, o organismo reduz a produção de melatonina e aumenta a de cortisol, hormônios fundamentais na regulação do sono. Quando o despertador toca e decidimos dormir mais cinco ou dez minutos, prejudicamos esse processo e a nossa saúde, pois alteramos o nosso relógio biológico.
Como a inércia do sono afeta a produtividade?
De acordo com um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, a inércia do sono pode levar de duas a quatro horas para desaparecer completamente. Atividades como tomar café da manhã, tomar banho e entrar em contato com a claridade parecem não diminuir a sonolência e desorientação. Tudo isso indica que, não importa o que aconteça, nosso cérebro só trabalha no seu próprio tempo.
Sendo assim, há dois complicadores quando dormimos mais cinco ou dez minutos após o despertador tocar: fragmentamos o sono adicional, que acaba por ser de pouca qualidade, e estimulamos o corpo a começar um novo ciclo do sono sem tempo suficiente para o completarmos. O resultado dessa combinação gera lentidão cognitiva motora, além de afetar a capacidade de tomar decisões e a memória.
Como acordar disposto e evitar sonolência diurna
A seguir, você encontra dicas que podem ser adotados para acordar disposto e evitar sonolência diurna.
- Programe seu despertador para um horário em que possa levantar e não use a função soneca;
- Opte por uma alimentação mais saudável e nutritiva;
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Faça higiene do sono.
Conheça a CPAPS
Aqui, no blog da CPAPS, você encontra os melhores conteúdos para cuidar da saúde e manter a qualidade do sono. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:
Alimentos que melhoram a qualidade do sono
Dor de cabeça ao acordar pode indicar apneia do sono. Entenda!
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F.
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023